segunda-feira, 14 de maio de 2018

NOVOS CROSS-OVERS DC/HANNA-BARBERA SAINDO ESTE MÊS


                Preparem-se, fãs dos personagens da Hanna-Barbera! Depois da bem-sucedida publicação de alguns títulos reinventando e/ou apresentando encontros do clássico estúdio de animação por parte da DC Comics em 2016, a editora partiu para algo ainda mais inusitado e interessante: cross-overs entre aqueles personagens, e os heróis e personagens do Universo DC. Assim, tivemos o encontro do Lanterna Verde com o Space Ghost, e o Gladiador Dourado foi parar nos tempos dos Flintstones. Adam Strange encontrou o pessoal da série Future Quest, e o Esquadrão Suicida teve um encontro pralá de inesperado com a turma do Banana Splits. E, agora neste mês de maio, a DC Comics repete a empreitada, e traz quatro novos cross-overs, reunindo mais uma vez os personagens da DC Comics com a turma da Hanna-Barbera.
                Serão todas edições one-shots, com cerca de 48 páginas, ao preço de US$4,99, com pelo menos dois deles trazendo uma história principal e uma secundária, sempre completas, de modo a poderem ser lidas de forma independente uma da outra, sem precisar de leituras prévias de outras histórias. "Misturar personagens da DC e da Hanna-Barbera juntos para essas histórias é sempre divertido, porque os resultados tendem a ser imprevisíveis", disse o co-editor da DC Comics, Dan DiDio, em um comunicado. “Mesmo antes de você saber do que se trata a história, apenas ouvir os nomes que serão lançados instantaneamente traz um sorriso ao seu rosto e coloca sua imaginação em ação, tentando descobrir que tipo de história poderia vir desses encontros. Felizmente, temos a linha perfeita de criadores que podem dar vida a essas histórias.”, completa.
                Nestes novos encontros, Aquaman, o rei dos mares,irá cruzar com ninguém menos do que Tutubarão e sua turma, a banda musical Os Netunos, através dos talentos de Dan Abnett, Paul Pelletier e Andrew Hennessey. Veremos também um encontro de ninguém menos que o Capitão Caverna junto mago Shazam e o Espectro, com os esforços criativos de Jeff Parker e Scott Kolins. O herói Raio Negro terá o mais inesperado encontro de sua vida, quando unirá forças com Hong Kong Fu, através do esforço combinado de Bryan Hill, Denys Cowan e ninguém menos do que Bill Sienkiewicz. E ainda contando mais uma vez com o time criativo Jeff Parker e Scott Kolins trazendo o demonologista Jason Blood conhecendo o Fantasminha Legal. O Flash, o homem mais rápido da Terra, irá medir forças, ou melhor, velocidades, com o Speed Buggy, pelos talentos de Scott Lobdell, Brett Booth e Norm Rapmund. E, fechando o pacote, teremos os Super Filhos batendo de frente com ninguém menos que o Falcão Azul e Dinamite, o Bionicão, numa trama concebida por Peter J. Tomasi, Fernando Pasarin e Oclair Albert.
                Para Dan Didio, apesar da desconfiança inicial dos leitores com relação ao projeto, foi muito divertido conceber os cross-overs. Depois da primeira rodada de crossovers, muitos perguntaram sobre a possibilidade de verem outros personagens que não haviam sido usados naquelas edições. “Eu estava realmente focado nos personagens Hanna-Barbera dos anos 60”, confessa o co-editor, que segue: “Personagens como Tutubarão, Bionicão, ou Hong Kong Fu não eram meu ponto ideal. Por causa disso, não dei a eles a devida atenção. Então, quando comecei a olhar melhor para esses personagens, vi que havia muito potencial aqui também. Eu gosto onde temos a chance de olhar para os personagens de uma maneira diferente, e apresentá-los em uma história que não vimos antes”.
                Didio afirma que tem sido uma grande vantagem a Warner ser a proprietária da Hanna-Barbera, assim como também da DC Comics, o que facilitou o processo de utilização dos personagens da empresa fundada por William Hanna e Joseph Barbera. Mesmo assim, ele afirma que tudo precisou ser negociado dentro da Warner, e que nada foi feito arbitrariamente. Indagado sobre a lógica destes cross-overs, Didio mencionou que fazer Aquaman e Tutubarão se encontrarem parecia algo bem lógico. Sobre o Flash, seu encontro com o Speed Buggy tem tudo a ver com velocidade, enquanto fazer os Super Filhos se encontrarem com o Bionicão parte da premissa de que garotos gostam de cachorros, e isso parecia uma boa idéia. Por outro lado, fazer um herói afro-americano se encontrar com um cachorro mestre de artes marciais em um ambiente dos anos 1970 acabou sendo a preferida do co-editor nesta leva de novos cross-overs: “estou surpreso que ninguém nunca tenha tentado isso antes”, diz Didio, rindo, sobre a originalidade do encontro.
                Didio ainda revelou que, entre os artistas das equipes criativas, Bryan Hill literalmente implorou para escrever o encontro de Raio Negro e Hong Kong Fu, por ser um grande fã deste personagem. Dan Abnett já era o escritor regular do Aquaman, e portanto, para escrever o cross-over foi um pulo, o mesmo valendo para Pete Tomassi no encontro do Bionicão com os Super Filhos. E Scott Lobdell teria apresentado uma excelente premissa para a história envolvendo o Flash e o Speed Buggy. Dan ainda revela que muitas idéias ainda são consideradas para futuros encontros dos personagens DC com os da Hanna Barbera, mas obviamente não dá pistas destes possíveis novos encontros, preferindo por enquanto colher a repercussão desta nova leva de cross-overs, o qual espera faça tanto sucesso quanto a primeira, lançada no ano passado, e que chamou bastante atenção dos leitores. Confiram as sinopses de cada um destes cross-overs:

# AQUAMAN/JABBERJAW SPECIAL # 1: Nesta história escrita pelo roteirista da série do Aquaman, Dan Abnett, com arte de Paul Pelletier e Andrew Hennessey, uma cidade é sitiada por uma série de ataques de tubarão, e as autoridades pedem ajuda do Aquaman para resolver o problema! O que é incomum neste caso é que o tubarão em questão não está tentando matar pessoas ou agredi-las - ele só quer conversar com elas. Tudo o que Tutubarão quer é voltar a Aqualand, a futura utopia submarina de onde ele veio. Mas aquela cidade pacífica onde o homem e a vida marinha consciente viviam em harmonia foi transformada em um pesadelo distópico criado pelo novo Mestre do Oceano! Agora o Rei da Atlântida e seu amigável tubarão aliado devem se unir para consertar as coisas. Esta edição também inclui uma aventura bônus de Jeff Parker e Scott Kolins, que conta a história do primeiro encontro entre o Capitão Caverna, o Espectro e o mago Shazam.

# BLACK LIGHTNING/HONG KONG PHOOEY SPECIAL # 1: De volta do Vietnã, o mestre de kung-fu Hong Kong Fu criou sua própria agência de detetives no centro da cidade. Enquanto isso, Jefferson Pierce, o herói conhecido como Rio Negro, descobriu uma trama de três assassinos para coletar os componentes de um texto sagrado revelando os mais obscuros segredos da magia das artes marciais, e eles eliminarão qualquer um que os possua - incluindo o cão que detém o último capítulo do livro, Hong Kong Fu. Bryan Hill, Denys Cowan e Bill Sienkiewicz se unem para entregar uma história para fã nenhum destes personagens botar defeito. Os leitores ainda terão uma aventura extra, onde Jeff Parker e Scott Kolins juntam-se mais uma vez numa história mostrando o encontro de Jason Blood com a entidade fantasmagórica conhecida como Fantasminha Legal.

# THE FLASH/SPEED BUGGY SPECIAL # 1: Escrita por Scott Lobdell, e concebida pela arte cnjunta de Brett Booth e Norm Rapmund, está edição se prepara para mostrar uma história em alta velocidade com a borracha queimando fundo no asfalto Quando Wally West, o herói velocista conehcido como Flash tenta derrubar o vilão Kilg% re, ele fica surpreso ao descobrir que ele tem um aliado desconhecido que pode se mover o mais rápido que puder. Dr. Pernell, um brilhante cientista dos Laboratórios STAR, encontrou uma maneira de alimentar seu buggy usando a Força de Aceleração. Quando o Flash concorda em ajudar a testar os limites do veículo em uma corrida, algo inesperado envia-os para fora da Força de Aceleração e para o desconhecido. Eles aterrissam em um futuro pós-apocalíptico, mas o Dr. Pernell está desaparecido, deixando um Speed Buggy agora senciente para ajudar o homem mais rápido do mundo com a tarefa de consertar o fluxo de tempo e parar a tripla ameaça de Savitar, um Speed Buggy Demônio e… o Speed Buggy reverso?

# SUPER SONS/DYNOMUTT SPECIAL # 1: Não é divertido para Jon Kent estar visitando Big City com seus pais para o funeral de um velho amigo, então seu melhor amigo Damian Wayne decide acompanhá-lo e dar-lhe informações privilegiadas sobre a cidade. Mas quando eles vão se encontrar com o amigo local de Robin, Dinamite, o Bionicão, eles o encontram ferido e precisando de ajuda. E o seu companheiro humano super-herói, o Falcão Azul, aparentemente se tornou perverso. Qual é a razão dessa traição entre companheiros leais, e que papel o malvado Red Vulture poderia desempenhar nesse cenário? Peter J. Tomasi, escritor dasérie dos Super Sons favorito dos fãs, se une a Fernando Pasarin e Oclair Albert para contar esta história apresentando o primeiro encontro do cão maravilha com os filhos do Homem de Aço e do Cavaleiro das Trevas.

                Aqui no Brasil, a Panini, atual editora de títulos da DC em nosso país, já publicou três séries completas do material produzido recentemente pela DC com a Hanna-Barbera: Future Quest, reunindo os heróis de aventura; os Flintstones; e Scoody-Doo Apocalypse. E sairá em breve a série da Corrida Maluca, o que dá esperanças de que todas estas edições de cross-overs deverão ser lançadas por aqui em momento oportuno. O ponto positivo é que a editora italiana tem lançado sempre edições encadernadas, o que tem facilitado para os leitores nacionais a aquisição destes materiais, que tem sido muito interessantes. E como a DC tomou gosto pela iniciativa, lançando novas edições, a empreitada tem dado mais do que certo. Que possa vir então muitos outros cross-overs entre os personagens do Universo DC com o universo da Hanna-Barbera, além das novas histórias que têm sido publicadas regularmente com os personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário