domingo, 17 de dezembro de 2017

SÉRIE DO CAPITÃO MARVEL GANHA BOX EM DVD



                Os amantes das séries clássicas e de super-heróis terão boas novidades no início de 2018. A Vinyx Multimídia, uma nova distribuidora no mercado de vídeo, tem conseguido lançar alguns produtos que há muito tempo muitos fãs sonhavam. São séries e filmes que, apesar de não serem espetaculares, tem sua legião de fãs, e eram sistematicamente ignorados pelas demais distribuidoras. Algumas produções até chegaram a ser lançadas em vídeo, e estão ganhando novos lançamentos pela Vinyx, que tem caprichado nas luvas, e disponibilizando, em alguns casos, até os CDs de músicas do filme em si, numa atitude elogiável, em um momento onde as distribuidoras maiores reduzem seus lançamentos no mercado, concentrando-se nos títulos mais visados, de modo a otimizar seus lucros.
                Por isso mesmo, é de se parabenizar os recentes lançamentos feitos pela Vinyx, que só no que tange ao universo de heróis de quadrinhos, trouxe para o mercado nacional de vídeo em DVD filmes como Justiceiro, Capitão América, O Sombra, Flash Gordon, e até Modesty Blaise, produzidos em uma época onde fazer um filme de heróis de quadrinhos não era a febre do momento como nos dias atuais. É claro que os resultados também eram variados, e em alguns casos, as histórias sofriam muitas adaptações para conseguirem se adaptar ao orçamento disponível, bem como aos efeitos digitais, bem incipientes se comparados aos disponíveis atualmente. E para os fãs dos super-heróis, eis que o mais novo lançamento da distribuidora, com previsão para chegar às lojas em janeiro do próximo ano, é ninguém menos do que o seriado do cultuado Capitão Marvel.
                CAPITÃO MARVEL – A SÉRIE COMPLETA traz todos os 28 episódios produzidos pela Filmation entre os anos de 1974 e 1976, divididos em 5 discos, acomodados em um belo estojo digistack. Além da bela apresentação da caixa, outro ponto a se destacar é a presença da dublagem original da série em português, feita pela finada Herbert Richers. Alguns episódios, contudo, estão sem dublagem, tendo somente o áudio original em inglês, e neste caso, ainda há opções de legendas em português. Entre os atrativos da série, estão os episódios em que aparece a Poderosa Ísis, outra heroína que também teve um seriado produzido na mesma época pela Filmation, que aproveitou para divulgar a personagem no seriado do Capitão Marvel, repetindo a operação fazendo o Capitão aparecer também em alguns episódios da série de Ísis, como forma de tentar alavancar a audiência das duas produções. O seriado da Poderosa Ísis já foi lançado há anos atrás no mercado de vídeo nacional pela Focus Filmes, mas atualmente encontra-se fora de catálogo.
                Baseado no personagem criado em 1940 por C.C. Beck e Bill Parker para a editora Fawcett Comics. O jovem adolescente Billy Batson é escolhido pelo mago Shazam para receber os poderes dos deuses, e usá-los na luta contra o mal. Assim, o jovem rapaz, ao pronunciar o nome do mago (que na verdade é uma sigla que reúne os nomes de Salomão – sabedoria; Hércules – força; Atlas – vigor; Zeus – poder; Aquiles – coragem; e Mercúrio – velocidade), transforma-se, com o surgimento de um raio mágico, no Capitão Marvel, o mortal mais poderoso do mundo, dotado de poderes espantosos com o qual enfrenta as mais variadas ameaças. Sua irmã gêmea, Mary Batson, também recebeu poderes e ao pronunciar a mesma palavra, transformava-se em Mary Marvel, versão feminina do Capitão Marvel. Os heróis tornaram-se um trio quando o amigo deles, Freddy Freeman, também recebeu poderes, e ao dizer o nome “Capitão Marvel”, transformava-se em Capitão Marvel Júnior. Juntos, eles formavam a Família Marvel, e suas aventuras nos quadrinhos fizeram imenso sucesso. Tanto que incomodou a DC Comics, que moveu um processo contra a Fawcett, acusando o Capitão de ser um plágio do Super-Homem. O desgaste do processo levou os heróis a terem suas séries de aventuras canceladas pela Fawcett nos anos 1950, e curiosamente, foi a própria DC Comics que os trouxe de volta, após adquirir seus direitos, nos anos 1970, época em que a série da Filmation foi produzida.
                O seriado do herói, contudo, foi bem simples, com várias mudanças em relação aos quadrinhos. O mago Shazam não aparecia na série, e seu nome era apenas usado como frase de transformação de Billy no Capitão Marvel. Billy era interpretado pelo ator Michael Gray, e o Capitão Marvel era feito por Jackson Bostwick, posteriormente substituído por John Davey. O outro personagem fixo do seriado era Mentor, uma espécie de tutor de Billy, muito similar ao tio Dudley dos quadrinhos, mas cujo nome nunca apareceu no seriado. Billy e Mentor viajavam pelos Estados Unidos, ajudando as pessoas que encontravam pelo caminho, e quando surgia algum perigo ou momento que exigisse, Billy dizia a palavra mágica e transformava-se no Capitão Marvel para salvar o dia. Não havia menção aos demais personagens dos quadrinhos, e nem mesmo algum supervilão na série. Quando muito, o Capitão enfrentava alguns bandidos comuns, resolvendo problemas de cunho moral das pessoas. Em todo episódio, Billy recebia uma mensagem dos deuses sobre dilemas e escolhas da vida, através do Eternifone, um dispositivo no painel do furgão em que viajavam pelo país afora. Nos quadrinhos lançados à época pela DC Comics, eles adaptaram esse momento, fazendo Billy e tio Dudley viajar pelas cidades dos Estados Unidos fazendo reportagens para a rádio Whiz onde Billy trabalhava, inclusive viajando em um furgão idêntico, e com o Eternifone presente.
                O seriado é dividido em três “temporadas”, com duração bem irregular. A primeira “temporada” foi lançada em 1974, e contou com os primeiros 15 episódios. Em 1975, foram lançados mais 7 episódios, compondo a segunda “temporada”, finalizados em 1976 com a terceira e última “temporada”, com mais 6 episódios, encerrando a série, devido à queda na audiência, o que também ocorreu com o seriado da Poderosa Ísis. Como são poucos episódios, o box a ser lançado pela Vinyx é bem prático por trazer todo o seriado completo, em uma única caixa. Até o presente momento, a distribuidora ainda não havia anunciado o preço da caixa, que ainda não entrou em pré-venda nos sites das livrarias on-line, o que não deve demorar a ocorrer. Mas, levando-se em conta que a empresa acaba divulgando seus títulos com certa antecedência, é bom esperar até que o produto esteja finalmente disponível para efetuar sua aquisição.
                E a Vinyx garante que este não será o único lançamento na área de séries baseadas em personagens de quadrinhos. Portanto, boas surpresas irão pintar em 2018 no mercado de vídeo nacional. É aguardar para ver! E tudo indica que a distribuidora irá surpreeender muita gente com alguns lançamentos, podem apostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário