domingo, 17 de dezembro de 2017

IDW ESTRÉIA “NOVA” SNAKE-EYES NA SÉRIE G.I. JOE



                Desde que assumiu os direitos de publicação dos quadrinhos da série G.I. Joe (Comandos em Ação no Brasil), a IDW Publishing já lançou várias aventuras do grupo de elite das forças armadas dos Estados Unidos, e umade suas iniciativas foi retomar a série original dos Joes, iniciada nos anos 1980 pela Marvel Comics, primeira editora a publicar os quadrinhos dos personagens. Para tanto, a IDW trouxe ninguém menos do que Larry Hama, roteirista que criou a imensa maioria das aventuras da série publicada pela Marvel, para dar continuidade às novas aventuras do grupo. Isso ocorreu em 2010, e o título está em publicação até hoje, o que mostra quão acertada foi a decisão da IDW de continuar as aventuras de onde elas tinham parado na Marvel, quase 20 anos antes.
                Ocorre que em 2012, eles tomaram uma decisão radical nas aventuras do título: eles mataram ninguém menos do que Snake-Eyes, o mais popular dos personagens, em um confronto onde o G.I. Joe dá sua vida para acabar com um Serpentor ressuscitado. Isso ocorreu na edição nº 213 da série. E agora, na edição 245 da série, ainda sob a tutela de Larry Hama, eis que é apresentada aos leitores uma “nova” Snake-Eyes. Sim, uma garota agora usará o título do lendário G.I. Joe nas novas aventuras da equipe de elite militar norte-americana.
                O enredo não parece familiar? Afinal, há alguns anos atrás, a Marvel não “matou” o Wolverine, um de seus mais populares personagens? E em seu lugar entrou Laura, que nada mais é do que uma clone feminina de Logan, tendo todas as suas habilidades mutantes, e tendo ganho até garras de adamantium. Ela foi criada para ser uma arma assassina, mas com a interferência e a juda de Logan, escapou deste destino, e com a morte dele, assumiu o manto e o nome de Wolverine, e tem sido assim até o presente momento no Universo da Marvel. O caso da nova Snake-Eyes também tem suas particularidades.
                A identidade da nova G.I. Joe é Dawn Moreno, uma jovem mexicana-americana, mostrada pela primeira vez na edição 226 do título G.I. Joe: A Real American Hero. Vivendo numa cidade dominada pelo Cobra, a jovem desde cedo demonstrou notáveis habilidades físicas e motoras, o que chamou a atenção do Comandante Cobra, que resolveu integrá-la à sua equipe de guarda-costas e dar-lhe treinamento de combate específico para tanto. Ela acabou treinada pela Baronesa e Zarana, aprendendo muito bem as técnicas que lhe foram ensinadas. Mas a jovem também começou a se questionar se aquilo tudo era certo. Preocupada com a possível rebeldia da jovem, ela foi submetida a uma máquina de leitura da mente que, entre outras particularidades, também era usada para fazer lavagem cerebral em seus usuários, de forma a livrarem-se de pensamentos “inconvenientes”, sob os auspícios de seu cientista, o Doutor Mindbender. Curiosamente, esta cidade, em ocasião passada, havia sido “visitada” por agentes dos G.I. Joes, incluindo Snake-Eyes, que foi submetido à máquina,no intuito de lhe fazer lavagem cerebral, além de roubar todas as suas informações sobre os Joes. O grupo escapou, mas aproveitaram para deixarem armazenado no banco de dados uma “cópia” da mente de Snake-Eyes, com o intuito de no futuro serem capazes de decifrar todas as informações ali armazenadas, e descobrir segredos dos G.I. Joes.
                Ao ser inserida na máquina, por um erro, esta “cópia” da mente de Snake-Eyes acabou transferida para a mente de Dawn Moreno, que adquiriu todos os conhecimentos, e por tabela, as habilidades de combate do G.I. Joe. De posse destes novos conhecimentos, Dawn conseguiu fugir, mas sua vida nunca mais seria a mesma. Tendo os conhecimentos e memórias de outra pessoa em sua mente, ela entrou em conflito consigo mesma, sentindo as necessidades de vingança pelo que fizeram com ela, mas sem o autocontrole que Snake-Eyes havia desenvolvido para lidar com sua raiva e frustração. Ela só foi encontrar algum alívio quando Thomas Arashikage, o Storm-Shadow, amigo de Snake-Eyes, a encontrou, e lhe ofereceu treinamento atráves da prática ninja de seu clã, para ensiná-la a lidar com os pensamentos que tinha em sua cabeça, e não lhe pertenciam. E agora, ela está pronta para assumir o nome e o manto de Snake-Eyes, o que não quer dizer que seus problemas tenham acabado. Eles podem muito bem estar apenas começando...
                Com sua apresentação “formal” como nova Snake-Eyes na edição 245 da série, com roteiro de Larry Hama, e arte do desenhista Netho Diaz, a edição 246 inicia a saga "Dawn of the Arashikage", mostrando os desafios da jovem para se ajustar a sua nova vida. Ela é uma jovem assombrada pelas visões de lutas de um passado sombrio que realmente não pertence a ela, e seus novos camaradas ninja de longa data do Clã Arashikage juntaram-se para ajudar Dawn a superar o pesadelo de vigília que se tornou a sua vida de agora em diante.
"Como eu recentemente disse aos nossos leitores, Dawn Moreno é uma personagem fascinante que me fornece uma nova tela para pintar", disse Larry Hama. "Com as memórias de Snake-Eyes originais implantadas em sua mente, a jovem Dawn me dá uma maneira totalmente nova de olhar para as qualidades de personagem (tanto dela como as de Snake-Eyes) que não está presa pela continuidade acumulada com um novo personagem, que pode expressar coisas que sempre foram deixadas de serem ditas". O roteirista explica que será possível mostrar tanto as aventuras da nova Snake-Eyes, como as do Snake-Eyes original, já que toda a mente do G.I. Joe está na cabeça de Dawn, que em diversos momentos, irá ter visões dos pensamentos do finado Joe, revisitando seu passado, até então completamente nebuloso para todos os leitores da série, oferecendo a possibilidade de criar histórias e aventuras que ocorreram com o personagem em qualquer momento de sua vida, antes, ou depois de se tornar um G.I. Joe. Ao mesmo tempo, destrinchar os desafios de Dawn para tentar separar seus pensamentos dos de Snake-Eyes, e tentar seguir com sua vida da maneira mais normal possível, algo bem complicado quando você não consegue mais distinguir quais são seus próprios pensamentos e idéias. E o roteirista pretende explorar estas duas possibilidades amplamente, o que dá pano para a manga no desenvolvimento de vários plots.
                No Brasil, infelizmente os quadrinhos da série G.I. Joe nunca conseguiram se popularizar, tendo sido publicados primeiramente pela Editora Globo, e depois pela Editora Abril, trazendo parte do material produzido pela Marvel Comics antes do cancelamento do título. Todo o material produzido pela IDW é inédito em nosso país, apesar da fama dos personagens por aqui, decorrente das animações produzidas ao longo do tempo, exibidas na TV nacional. Portanto, as esperanças das aventuras desta “nova” Snake-Eyes serem lançadas por aqui também não extremamente reduzidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário