sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

BUCK ROGERS GANHA LANÇAMENTO COMPLETO EM DVD



                Os fãs de séries clássicas terão um início de 2018 bem concorrido, com alguns lançamentos bem interessantes chegando ao mercado de vídeo nacional, através da Vinyx Multimídia, que está se esmerando em conseguir lançar e/ou relançar alguns materiais bem raros e cultuados pelos amantes de antigas produções da TV e do cinema. E em janeiro e fevereiro do próximo ano, quem irá comemorar serão os fãs de um dos mais icônicos personagens da ficção científica: Buck Rogers.
                Criado em 1928 como personagem de novelas pulps, Buck Rogers foi um dos primeiros heróis de ficção científica a explorar conceitos de aventuras no espaço e viagens interplanetárias. Chamado inicialmente de Anthony Rogers, seu nome seria mudado posteriormente para Buck Rogers, iniciando uma série de tiras de quadrinhos em jornais na primeira metade dos anos 1930 que alcançou relativo sucesso, a ponto do personagem também ter estrelado aventuras em quadrinhos em publicações da época. O sucesso do personagem, aliás, motivou Alex Raymond a criar um personagem similar, que também vivia suas aventuras no espaço: Flash Gordon, que se tornaria sua maior criação, e um rival de peso para Buck Rogers e suas aventuras no longínquio Século XXV. Ao fim da década, o personagem ganharia sua primeira série, exibida nos cinemas da época.
                Em 1979, o personagem voltaria a ganhar um seriado paraTV, produzido pela Universal, com o título de BUCK ROGERS NO SÉCULO XXV. Estrelada por Gil Gerard no papel-título, a série mostrava como o astronauta de uma sonda experimental lançada no ano de 1987 se perdia no espaço, ocasionando um incidente que o manteve congelado por mais de 500 anos, até sua nave retornar ao sistema solar, e dar de cara com a  nave-mãe Dracônia, do Império Draconiano, que visava conquistar a Terra. Revivido para ser usado como um peão pela princesa Ardala, Buck retorna à Terra, apenas para descobrir que o mundo que conhecera não existia mais. Incriminado por sua associação involuntária com os draconianos, Buck prova sua inocência ajudando a destruir Dracônia, e salva a Terra de uma invasão imininente. Inocentado, Buck é convidado pelo Diretoria de Defesa da Terra, comandando pelo Doutor Elias Heuer (Tim O’Connor), a colaborar com eles em missões especiais que envolvam seus talentos incomuns para o futuro no século XXV. Tendo como parceria de aventuras a coronel Wilma Deering (Erin Gray), Buck inicia sua nova vida no futuro, ajudando a Terra a enfrentar os mais variados perigos.
                Conduzida por Glen A. Larson, a primeira temporada de Buck Rogers no Século XXV contou com 24 episódios, dos quais os dois primeiros compõem o episódio-piloto da série (“O Despertar”), exibido primeiro nos cinemas, aproveitando a onda de ficção científica detonada com o primeiro filme de Guerra nas Estrelas, seguido posteriormente pelas incursões cinematogáficas de Jornada nas Estrelas, e Galáctica – Astronave de Combate, esta também transformada em seriado para TV. A Universal se aproveitou das tecnologias de efeitos especiais desenvolvida para rodar Galactica para produzir a nova série de Buck Rogers, que teve um sucesso razoável, e ganhou uma segunda temporada, em 1980. A primeira temporada da série contou com várias participações especiais em suas aventuras, com destaque para o episódio duplo “O Planeta da Garota Escrava”, que contou com nomes com Jack Palance, interpretando o vilão Kaleel, Roddy McDowall, com destaque para a presença de Buster Crabe interpretando o Brigadeiro Gordon, que se junta à força de defesa terrestre para auxiliá-la na defesa dos invasores iminentes. Ocorre uma homenagem dupla com a presença de Crabe, uma vez que seu personagem na aventura é uma referência ao ator ter interpretado ninguém menos do que Flash Gordon nos velhos seriados de cinema dos anos 1940, mas também pelo fato dele também ter sido o Buck Rogers da série de cinema de 1939, promovendo-se então um encontro do “antigo” Buck Rogers com o “novo” Buck Rogers, quando em meio ao combate, ambos conversam entre si, e Buck pergunta ao Brigadeiro Gordon onde ele havia aprendido a pilotar tão bem, pelo que o Brigadeiro responde que ele “fazia” aquilo muito antes dele nascer, e que eram de “épocas diferentes”.
                Na temática da série, Buck se aproveitava de seu charme para seduzir as mulheres do inimigo, ou potenciais aliadas, tendo sempre ao seu lado seu companheiro-robô Twiki, interpretado por Felix Silla, e cuja voz na versão original era feita por ninguém menos que Mel Blanc, que havia sido a voz do coelho Pernalonga. Entre os inimigos enfrentados, a princesa Ardala (Pamela Hensley), que armava novas tentativas de conquistar a Terra, era a mais frequente, para não mencionar que ela tinha uma queda pelo capitão Rogers, a quem queria ter como marido. Para a segunda temporada da série, mudaram muita coisa, com Buck agora a integrar as forças de uma nave de pesquisa intergaláctica, deixando a Terra para trás. Com novos personagens e uma nova abordagem, a segunda temporada contou com apenas 13 episódios, que com a audiência despencando, devido à qualidade inferior das histórias em relação à primeira temporada, acabou cancelada. No Brasil, as duas temporadas foram exibidas inicialmente pela TV Globo ainda na primeira metade dos anos 1980, sendo posteriormente reprisada pela TV Record, e nos anos 1990 pela TV Manchete. Na década passada, o canal pago TCM reprisou as duas temporadas de Buck Rogers, que agora em 2018 poderão ser revistas na íntegra no lançamento da Vinyx Multimídia.
                BUCK ROGERS NO SÉCULO XXV – A PRIMEIRA TEMPORADA COMPLETA será lançado em janeiro, em uma caixa com três estojos plásticos, com 9 discos, contendo toda a primeira temporada, com opções de áudio em inglês e apresentando a dublagem em português original da Herbert Richers, além de opção de legendas em inglês e português. Não foram divulgados extras no box. BUCK ROGERS NO SÉCULO XXV – A SEGUNDA TEMPORADA COMPLETA, pelo cronograma, será lançado pela distribuidora em fevereiro, e terá 5 discos em dois estojos plásticos na caixa, trazendo todos os 13 episódios da segunda temporada com iguais opções em inglês e português tanto em áudio quanto em legendas. Assim como o primeiro box, este segundo, que fecha a série, também não terá extras.
                Até o fechamento desta matéria, a distribuidora não havia divulgado os valores de venda dos dois boxes, que até o presente momento, ainda não constavam em pré-venda nas lojas virtuais, mas é apenas uma questão de tempo até que ambos os produtos estejam disponíveis para compra, para felicidade dos fãs do personagem que gostaram da série, apesar de sua época, e do modo como ela envelheceu após mais de 35 anos de sua produção. Buck Rogers voltou a ganhar novas aventuras em quadrinhos em tempos mais recentes, mas em se tratando de cinema ou TV, este seriado da Universal ainda é a produção mais recente do clássico personagem, e merece ser apreciado por seus fãs, e quem sabe, ser descoberto por outros amantes de seriados antigos, e/ ou fãs de ficção científica. O seriado nunca foi unanimidade, e nem é uma obra-prima do gênero, mas quem sabe ainda possa divertir quem se interessar em assisti-lo, agora com este lançamento em DVD, que era há muito esperado pelos fãs de séries clássicas em nosso país, que continuam esperando a oportunidade dereverem inúmeras outras séries, entre as quais algumas que a Vinyx está surpreendendo em trazer para o mercado nacional de vídeo, para felicidade destes grupos de fãs.

2 comentários:

  1. Interessantíssima reportagem trazendo detalhes importantes e desconhecidos por muitos dos fãs da série. Espero que o lançamento seja um sucesso (vou comprar) e estimule esta e outras distribuidoras a lançar mais pérolas como esta em nosso mercado.
    Discordo apenas do final da matéria, Buck Rogers no Século 25 é sim considerada uma das grandes obras do gênero, principalmente na 1a temporada e vale ser vista e revista. Uma excelente diversão.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Quando, finalmente, chegarão às lojas os Boxes dvds da série clássica Buck Rogers no Século 25? Nós colecionadores das séries clássicas estamos no aguardo com expectativa! Que venha logo com a dublagem clássica original da Herbert Richers!

    ResponderExcluir