terça-feira, 14 de novembro de 2017

QUADRINHOS DE “DE VOLTA AO FUTURO” CHEGAM AO BRASIL



                A trilogia “De Volta Para o Futuro”, iniciada em 1985, e finalizada em 1989, tornou-se cult no mundo inteiro, tendo conquistado fãs em todos os países onde os filmes foram exibidos, incluído o Brasil. As aventuras de Marty McFly e seu amigo, o inventor meio maluco Dr. Emmet Brown através do tempo, utilizando um DeLorean transformado pelo cientista em uma máquina do tempo, tornaram-se célebres não apenas na comunidade dos cinéfilos, mas também entre os nerds. Cheia de referências à cultura pop, com muitas sacadas interessantes, e uma coesão de roteiro onde nada está ali à toa, a trilogia ganhou seu merecido lugar entre as obras mais icônicas do cinema. Tanto que, há anos atrás, quando muitos filmes de sucesso de antigamente ganharam continuações ou remakes, muitos fãs obviamente ficaram preocupados que De Volta Para o Futuro ganhasse ou uma continuação, ou um remake, e acabasse destruindo a mítica que a cinessérie original criara em torno de si.
                Felizmente, De Volta Para o Futuro ganhou sim novas aventuras, mas nos quadrinhos, onde um grupo de artistas bem escolhidos conseguiu não apenas criar novas aventuras, mas complementar o que todos já haviam assistido nos filmes, adicionando novos e interessantes detalhes às aventuras do Dr. Brown e Marty, fosse em que época estivessem. A empreitada foi desenvolvida pela IDW Entertainment, que lançou uma minissérie em 4 partes em novembro de 2015, comemorando os 30 anos do lançamento do primeiro filme da cinessérie, e os fãs ficaram muito satisfeitos com o que puderam ler nas páginas das edições lançadas. "Santo Deus!", como diria o Doutor Brown: cada edição da minissérie trazia duas histórias, em épocas diferentes. Na primeira edição, foi mostrado como Marty e o Doutor Brown se conheceram, na cidade de Hill Valley, em 1982, 3 anos antes de Emmet finalizar sua máquina do tempo no modelo DeLorean. Ao mesmo tempo, a edição também trazia em sua segunda história a participação do Doutor Brown no Projeto Manhattan, no distante ano de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Na segunda edição, mais detalhes eram revelados sobre como a família de Marty conheceu o Doc Brown, e o destino infeliz que sua mansão sofreu. Entre outros detalhes contados, o que acontece quando um invento deveria funcionar, e ele não funciona como deveria? E como o Dr. Brown resolveu alguns problemas de financiamento para seu projeto de viagens temporais? Tudo isso e mais um pouco foi mostrado e revelado nestes quadrinhos, cujas histórias foram escritas por Gale, nada menos do que o roteirista que escreveu a trilogia de filmes ao lado de Robert Zemeckis, e que coordenou todo o projeto da minissérie, ao lado dos roteiristas John Barber e Erick Burnham, da editora IDW. "Chamamos isso de 'histórias não contadas e linhas de tempo alternativas', porque durante muitos anos os fãs perguntaram sobre coisas que aconteceram antes dos eventos da trilogia, entre os eventos dela, e nas linhas de tempo alternativas", afirma Gale, completando a seguir: "Nesta minissérie, iremos responder a algumas destas perguntas, enfocando os personagens que tanto amamos.".
A arte da minissérie ficou a cargo dos desenhistas Brent Schoonover e Dan Schoening, que se revezaram nas edições da minissérie. "Eu posso dizer honestamente que o entusiasmo em torno da inclusão de "De Volta Para o Futuro" em nossa vasta biblioteca de quadrinhos licenciados é absolutamente palpável aqui nos escritórios da IDW e entre os talentosos criadores que recrutamos para nos ajudar a trazer estas novas visões Bob Gale com vida e emoção suficientes para energizar um ou até dois fluxo-capacitores, isso é certo!", afirmou o editor da IDW Publishing, Tom Waltz, por ocasião do lançamento da minissérie nos Estados Unidos, há dois anos atrás.
"À medida que progredimos na história, usamos personagens dos filmes ou os seus familiares sempre que fizessem sentido, bem como incluir ‘easter eggs’ com referências da trilogia. Na edição nº 2, respondemos à questão de como a casa de Doc foi incendiada.", explicou Bob Gale, que afirmou que lidar com personagens que são muito conhecidos pelo público é sempre uma experiência intimidadora. "Mesmo que eu seja o co-criador de todos os personagens de ‘De Volta Para o Futuro’, eu ainda tenho que mantê-los fiéis à forma como eles foram concebidos. Mas certamente esse universo é muito mais fácil para mim, porque eu conheço a essência destes personagens e seu mundo muito melhor do que eu conheço a continuidade das aventuras do Batman, Homem-Aranha e Demolidor, que já tem décadas.", concluiu.
                E os fãs brasileiros, depois de dois anos de espera, poderão finalmente apreciar estas aventuras, com o lançamento, por parte da Editora Novo Século, através do seu selo Geektopia. A edição, com venda direcionada para gibiterias e livrarias, tem 144 páginas, no formato 17 x 26 cm, capa de cartolina, com orelhas apresentando uma material bem particular, ao preço de R$ 39,90. Além das histórias da minissérie, a edição conta com um prefácio preparado pela turma do blog BTTF (www.blogbacktothefuture.com), e do próprio Bob Gale, a respeito da concepção da minissérie. O lançamento oficial da edição nacional seria feito no dia 12 de novembro, na filial do Shopping Pátio Paulista da Livraria Saraiva, em um pequeno evento durante a tarde, das 15 às 17 horas, promovido pela Editora Novo Século junto aos fãs, e contando com o pessoal do blog BTTF, para um agradável bate papo sobre os quadrinhos e a trilogia de cinema, com direito a exposições, palestras, sorteios e até cosplay dos personagens. A data, aliás, não é por acaso: o dia 12 de novembro é a data onde, no filme original, Marty e o Dr. Brown de 1955 fazem seus esforços para capturar o raio que atinge a torre do relógio de Hill Valley e usar sua energia para ativar o capacitor de fluxo do DeLorean e permitir que Marty retorne ao seu futuro, em 1985.
                Um excelente lançamento da Novo Século, que vem trazendo materiais muito interessantes através do seu selo Geektopia. Portanto, prepare suas coordenadas temporais, acione o seu capacitor de fluxo, e vá conferir as novas aventuras do Dr. Brown e Marty McFly pelo mundo e tempo afora, e cuidado para não cruzar consigo mesmo, e avacalhar a linha do tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário