terça-feira, 14 de novembro de 2017

PANINI LANÇA EDIÇÃO ESPECIAL ESTRELADA PELO CORINGA



                Alguns vilões dos quadrinhos se tornam tão icônicos que acabam ganhando brilho próprio, tamanha a fama que angariam. Alguns, até pela postura dúbia, acabam ganhando títulos próprios, e até a praticar alguns atos de heroísmo, voluntários ou não. Obviamente, tal descrição não se encaixa no Coringa, o mais perigoso e mortal inimigo da galeria de um dos mais famosos heróis dos quadrinhos, o Batman. O que não quer dizer que o Palhaço do Crime não possua sua legião de fãs. Por isso, não foi surpresa quando, nos anos 1970, a DC Comics resolveu lançar um título mensal estrelado pelo vilão, vivendo as mais loucas aventuras em seus planos maldosos. E estas aventuras agora poderão ser conferidas pelos leitores brasileiros, na maisnova edição da série Lendas do Universo DC, lançada pela Panini Comics, que jáestá nas bancas e gibiterias nacionais.
                LENDAS DO UNIVERSO DC: CORINGA, compila todas as 9 edições do título mensal estrelado pelo Palhaço do Crime de Gotham City, publicadas entre maio de 1975 e outubro de 1976, quando a revista acabou cancelada, diante das baixas vendas. Em formato americano, com capa em cartolina, ao preço de R$ 25,90, a edição traz histórias concebidas por Denny O’Neil, Elliot S. Maggin e Martin Pasko. Os desenhos ficaram a cargo de Irv Novick, com participação de nomes como José Luis Garcia-Lopéz, Dick Giordano, Ernie Chen, Vince Colleta, Tex Blasdell, e Frank McLaughlin.
                Obviamente, a insanidade do Coringa foi amenizada neste título regular, a fim de não causar confusões com o infame “Comics Code”, que regulava o teor das histórias em quadrinhos. Por isso, o insano criminoso não cometeu nenhum assassinato nas aventuras, apesar de ter dado muito trabalho às forças da lei. Um destaque da série é a completa ausência do Batman, sendo apenas mencionado aqui e ali, o que não significa que o Palhaço do Crime ficou dando sopa a torto e a direito nas histórias. Em algumas delas, foram recrutados outros heróis para encarar os planos loucos do Coringa, como o Rastejante, e o Arqueiro Verde. Em outros momentos, o gênio louco do Coringa simplesmente foi tão insano que acabou arrumando confusões cm outros vilões do Universo DC, como o Duas-Caras, a Mulher-Gato, o Espantalho, e até mesmo Lex Luthor, passando pela gangue Royal Flush, arrumando as maiores confusões, tanto com eles quanto com a polícia, ao tentarem roubar os mesmos objetos, ao mesmo tempo, no melhor estilo cada um por si.
                Mas, afinal, quem pode esperar alguma sanidade do Coringa? Apesar de tudo, é interessante ver o notório criminoso que tanta dor de cabeça causou ao Batman estrelar suas próprias “aventuras”, escapando do Asilo Arkhan, sendo dado como morto, e ainda batendo cabeça com outros criminosos só para provar que eles até poderiam ser bons no que faziam, mas que só existiria mesmo UM GÊNIO DO CRIME, que claramente, era ele, e estando decidido a provar isso, o que acabou involuntariamente fazendo com que fosse parar atrás das grades.
                Trata-se de um material que, se não é nenhuma maravilha da arte sequencial, por outro lado supera amplamente muitas histórias que são publicadas atualmente no universo dos comics de super-heróis, com o mérito de o Coringa finalmente sair por cima, pelo menos, roubando a cena como protagonista destas histórias. Um ponto a favor da Panini na republicação deste material, que já tinha sido lançado aqui no Brasil pela saudosa Ebal nos anos 1970, quando a editora publicou a maior parte destas aventuras em um título próprio do personagem, no primeiro semestre de 1977, que durou apenas 4 edições. Pelo visto, nem mesmo a fama do Palhaço do Crime foi o suficiente para que a editora publicasse todas as suas aventuras, cujo título já havia sido cancelado nos Estados Unidos quando foram lançadas por aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário