domingo, 10 de setembro de 2017

TRANSFORMERS E VISIONÁRIOS: NOVO CROSS-OVER DA HASBRO



                A IDW Publishing e a Hasbro tem engendradoo esforços contínuos para ligarem seus personagens em um único universo, de modo a explorar isso futuramente nas telas dos cinemas, a exemplo do que a Marvel tem conseguido realizar na última década com seus filmes baseados em seus super-heróis. E depois da minissérie First Strike, lançada há pouco tempo, eles nem mesmo esperaram a poeira assentar, e já estão anunciando o próximo cross-over, que reunirá os Transformers, e uma das licenças mais obscuras da Hasbro, os Visionários. Alguém aí lembra destes caras?
                Visionários: Cavaleiros da Luz Mágica, seu nome em português, foi uma linha de brinquedos lançada na segunda metade dos anos 1980. Se os demais personagens sob a batuta da Hasbro, como Transformers, G.I. Joe & Cia. tinham mais a ver com tecnologia, esta outra série ia pelo caminho da magia. O palco era um planeta alienígena chamado Prysmos, onde habitava uma sociedade humana altamente avançada. Contudo, ao se alinharem, os dois sóis do sistema estelar produziram um tipo de pulso energético que dizimou completamente quase todas as formas de energia utilizadas pela tecnologia deste mundo, trazendo o caos à sociedade, que praticamente regrediu eras em seu desenvolvimento. A única força restante no planeta passou a ser a magia, e na luta pela dominar estes poderes, duas legiões de combatentes submeteram-se a provações para ganharem a capacidade de controlar estas forças, em uma disputa promovida por Merklynn, mestre da magia. Um dos grupos é liderado por Leoric, que tenta reerguer a sociedade Prysmos. O outro grupo, com Darkstorm à frente, quer fazer uso da magia para dominar o restante do planeta e impôr sua lei. Na provação, ambos os grupos adquirem poderes, e iniciam a luta entre as forças da luz e das trevas pelo domínio do planeta. Cada integrante empunhava um estandarte com o símbolo de um animal, e invocando os poderes mágicos que ganhara, podia usar as habilidades inerentes ao animal em questão, além de algumas outras habilidades de combate com magia. O mote da aventura na série era que “quem controlava a magia, controlava os destinos”, e portanto, nesta nova era, quem fosse dominante na magia comandaria os destinos do que restou da humanidade em Prysmos.
                Para promoção destes brinquedos, foi produzido um desenho animado em 1987 que contou com somente 13 episódios, além de uma série de quadrinhos que teve apenas 6 edições lançadas pela Marvel Comics, através de seu selo Star Comics. Apesar da idéia ser interessante, as histórias nunca mostraram um aproveitamento decente da premissa apresentada, pelo que tanto a animação quanto os quadrinhos não fizeram o sucesso esperado. A série animada chegou a ser exibida na programação infantil da TV Globo em 1988, dentro do programa Xou da Xuxa, tendo todos os seus 13 episódios exibidos e reprisados algumas vezes, antes de ser tirado do ar. Depois disso, a série só voltou ao mercado através de uma fita VHS lançada pelo selo Teen Action na segunda metade dos anos 1990. Os brinquedos nunca chegaram a ser vendidos no Brasil, uma vez que mesmo nos Estados Unidos, eles fizeram pouco sucesso, pelo que a Hasbro descontinuou o linha, que tinha até bonecos de novos personagens já projetados para uma eventual segunda temporada da série animada, que com o seu cancelamento, nunca chegaram a ser produzidos. E Visionários tornou-se apenas um registro no catálogo de propriedades da Hasbro, entre tantas outras, com o agravante de ter sido praticamente esquecida por quem teve a oportunidade de asssitir à série e ver seus brinquedos.
                Agora, a Hasbro pretende reviver essa sua propriedade, aproveitando a temática de magia presente na série, e logo de cara, jogando seus personagens, completamente revisados e atualizados, contra um grupo de personagens que é a expressão máxima da tecnologia alienígena, os Transfomers. Ainda não foram divulgados detalhes da história, cuja minissérie foi anunciada para a segunda quinzena de dezembro nos Estados Unidos, e que ficará aos cuidados de Magdalene Visaggio nos roteiros, e de Fico Ossio na arte. E eles deram suas impressões iniciais a respeito desta nova empreitada da IDW em reunir nos quadrinhos uma das mais icônicas franquias da cultura pop com um grupo de personagens muito pouco conhecido.
                “Como alguém que cresceu vendo as séries de shows animados da Hasbro, estou muito animada para ajudar a reviver Visionários para o público atual. Estamos trabalhando arduamente para fazê-los atuais o suficiente para os novos leitores, mas mantendo-os suficientemente fiéis ao material original para os antigos fãs. Teremos todos os mesmos feiticeiros, vilões malditos e heróis mostrados originalmente, mas com um novo e impressionante toque atual.”, declarou Magdalene, que está escrevendo a história que reunirá os personagens nesta aventura conjunta.
                Fico Ossio, que está encarregado de desenhar a história, recebeu liberdade para redesenhar os Visionários e procurar atualizá-los para os tempos atuais, mas mantendo a essência do visual original dos personagens, e também está gostando do desafio de ilustrar este novo encontro: “Estou muito animado para trabalhar em Visionários e juntar-me a Maggie e à editora Sarah Gaydos nesta empreitada! Estou feliz por poder atualizá-los para uma nova geração! O roteiro de Maggie é realmente ótimo e mal posso esperar para que eles se deparem com os Transformers”, afirmou Ossio.
                Pode-se dizer que será um encontro de personagens de base antagônica: os guerreiros de Prysmos, que tiveram de aprender a dominar os poderes da magia, terão um encontro com os seres robóticos oriundos do planeta Cybertron, que assim como eles, vivem sua própria luta entre o bem e o mal, no duelo de milênios entre os heróicos Autobots, contra os nefastos Decepticons. Ainda não foi divulgado quais transformers tomarão parte nesta aventura, nem se ela terá alguma relação com a presença dos seres de Cybertron na Terra. Aguardemos maiores detalhes a respeito de como será desenvolvida a história, e podermos ver enfim o retorno dosVisionários, praticamente 30 anos depois de sua primeira aparição. Quem sabe desta vez a premissa da série estrelada por estes personagens seja aproveitada de forma bem mais apropriada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário