sábado, 2 de setembro de 2017

PLAYARTE LANÇA VERSÃO REMASTERIZADA DE CAVALEIROS DO ZODÍACO EM BLU-RAY E DVD



                Os fãs da animação japonesa, e em especial da série Cavaleiros do Zodíaco, podem ser orgulhar de que esta série foi uma entre poucas a terem sido lançadas na íntegra no mercado de vídeo nacional. Na década passada, com o retorno da série criada por Masami Kurumada à TV nacional, primeiro na TV por assinatura, e depois na TV aberta, a distribuidora Playarte lançou toda a série clássica dos defensores de Athena em DVD no mercado nacional de vídeo, em várias caixas e volumes avulsos, com todos os 114 episódios originais, além de seus especiais de vídeo e de cinema. A animação havia feito um sucesso estrondoso em meados dos anos 1990, promovendo um rebuliço geral em sua exibição pela finada TV Manchete, que se traduziu em índices de audiência raramente atingidos pela emissora, que desencadeou uma febre pelo anime, e uma venda avassaladora dos brinquedos dos personagens.
                Mesmo no Japão, onde a série havia terminado em 1989, Saint Seiya, nome original da série, renasceu das cinzas ao ganhar novos episódios na década passada, finalizando a última saga do mangá original, que não havia sido adaptada em animação nos anos 1980, sendo que a partir daí o universo dos Cavaleiros ganharia não apenas novas aventuras em quadrinhos mas também em animação, mostrando uma força que se repetiu no Brasil, onde a série ganhou inúmeros fãs. Fãs que agora poderão ter a oportunidade de conferirem sua série favorita em versão remasterizada, e em alta definição, com muito mais qualidade de imagem. A Playarte está relançando os 114 episódios originais no mercado nacional de vídeo, em outubro, com opções em DVD e Blu-Ray.
                OS CAVALEIROS DO ZODÍACO – A SÉRIE CLÁSSICA REMASTERIZADA – VOLUME 01- PEGASUS BOX trará pela primeira vez no mercado nacional de vídeo as aventuras clássicas dos Cavaleiros do Zodíaco em sua versão remasterizada, que já pôde ser conferida em sua exibição na Rede Brasil, onde a série está sendo reprisada. Toda a série clássica das aventuras de Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, enfrentando os mais diversos perigos para defender a deusa Athena das forças do mal que ameaçam conquistar nosso mundo será relançada em cinco boxes. Nesta primeira caixa virão os primeiros 24 episódios da série, acomodados em um belo estojo digipak, com direito a alguns poucos extras, como os vídeos de aberturas e encerramento nacionais, os títulos dos episódios em Português, e os eye catchs nacionais. O ponto positivo é que os episódios estarão 100% na íntegra da versão original japonesa, sem censura alguma, com opções de áudio em japonês, e contando com a redublagem em português feita pela Álamo na década passada, além de legendas em português. Mantendo o estilo deste primeiro box, as caixas seguintes trarão os títulos Dragon Box, Cygnus Box, Andromeda Box e Phoenix Box, com cada um dos cavaleiros de bronze protagonistas da saga estampando um box neste novo lançamento da série em vídeo no Brasil.
                O que pode assustar os fãs da série é o preço no qual este relançamento está sendo oferecido. A versão em Blu-Ray contará com 3 discos, com cada um deles trazendo 8 episódios, pelo preço de R$ 179,90. A versão em DVD terá os mesmos 24 episódios, distribuídos em 4 discos, ao preço de R$ 129,90. A princípio, contudo, as perspectivas de preço dos lançamentos eram ainda mais caras, tendo sido divulgado que cada disco da série custaria até cem reais, valor que felizmente não se confirmou, pois seria um valor completamente irreal de ser cobrado, ainda mais em um momento de crise em nossa economia como o que vivemos atualmente.
                O que não quer dizer que muitos já não tenham ficado desanimados com os preços anunciados, ainda que até o fechamento desta matéria os boxes ainda não estivessem disponíveis em pré-venda na maioria dos sites de lojas nacionais. Fora o fato de que várias lojas ainda possuem alguns estoques de DVDs do primeiro lançamento, cujos discos continuaram sendo oferecidos no mercado todos estes anos, devido à popularidade da série, sempre com vendas bem satisfatórias, fica a dúvida de quão bem sucedido será este lançamento da versão remasterizada, muito bem-vinda na opinião dos fãs, que sempre quiseram ver por aqui lançamentos oficiais de suas séries de anime preferidas, com estes preços. A Playarte, por não ser uma distribuidora como as gigantes do ramo, como as filiais brasileiras dos grandes estúdios, como Fox, Sony, etc, nunca foi de praticar preços dos mais populares, e ainda mais de uma série tão visada como Cavaleiros, faz parecer que os preços ficaram neste patamar elevado justamente pelo fato de ser extremamente popular, confiando na fidelidade dos fãs para conseguir boas vendas do produto. A estratégia obedece à lei do mercado, onde produtos muito visados sempre costumam apresentar um preço acima da média, em relação a outros produtos não tão desejados. O problema é que a paixão dos fãs tem seus limites, ainda mais por cima em termos financeiros, e espera-se que estes valores cobrados inicialmente não acabem por fazer o lançamento ficar elitizado, tendo como consequência baixas vendas, e inviabilize comercialmente o projeto de lançamento desta versão.
                Este, aliás, não é o primeiro lançamento da Playarte de uma série de Cavaleiros em alta definição. Uma das mais recentes produções animadas do universo de Saint Seiya, a série Omega, começou sendo lançada em DVD no mercado nacional pela distribuidora, para depois ganhar sua versao em Blu-Ray, com 4 discos lançados até o presente momento, englobando os primeiros 51 episódios da animação, e já com outro lançamento, agora para setembro, do 5º disco, iniciando a segunda temporada da série, que terá também versão em DVD à venda. E ainda há outra animação dos Cavaleiros do Zodíaco que os fãs aguardam ser lançada no mercado nacional: a série Alma de Ouro (Soul of Gold, no original), estrelada pelos Cavaleiros de Ouro, que já teve seu primeiro episódio exibido com exclusividade na CCXP de 2015, dublado em português, mas que até o presente momento sequer foi exibida oficialmente dublado no Brasil, seja na TV, aberta ou fechada, ou nos serviços de Streaming, com exceção de sua exibição simultânea com o Japão na época do seu lançamento, mas com legendas em português.
                As aventuras dos defensores de Athena ainda demonstram possuir muito gás para novas aventuras. A série Lost Canvas, retratando a guerra de Athena contra Hades de mais de 200 anos atrás, também ganhou uma animação, não pela Toei Animation, mas pela Tokyo Movie Shinsha, e até o momento está incompleta, não tendo adaptado toda a história do mangá, o que ainda pode vir a acontecer no futuro. Mas, confirmado até o presente momento, há somente a animação de Saintia Shô, que deve ser lançada somente em 2018, retratando as aventuras das damas de proteção de Athena, as Saintias, compostas exclusivamente de garotas, em uma história que corre paralela às aventuras da série clássica. Há boas expectativas desta nova série vir para o Brasil no futuro, devido à força da popularidade dos Cavaleiros em nosso país.
                Afinal, o mangá original já foi publicado duas vezes em nosso país, primeiro pela Conrad (que também lançou a série Episódio G), e mais recentemente pela JBC, que também lançou por completo a série Lost Canvas, além de ter publicado também a série Next Dimension, e atualmente, publica a série Saintia Shô. Nunca um anime causou tanto impacto em nosso país como Cavaleiros do Zodíaco, que estreou meio sem pretensões em 1ª de setembro de 1994 na TV Manchete, e causou um alvoroço entre os fãs de animações que se faz sentir até hoje. Resta esperar que esse novo lançamento em vídeo da Playrte pratique preços mais viáveis, porque infelizmente o bolso da grande maioria dos fãs não tem sétimo sentido para ficar mais forte, especialmente neste momento delicado da situação econômica de nosso país. Portanto, é hora dos fãs acenderem novamente sua cosmoenergia e torcer para que a empreitada da Playarte pelo menos acerte o seu rumo e alvo, de modo que os fãs possam ver esta versão remasterizada da série clássica de Cavaleiros ser lançada por completo em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário