terça-feira, 15 de agosto de 2017

GALACTICA GANHA “ART EDITION” DE WALTER SIMONSON



                No fim dos anos 1970, os temas espaço e ficção científica estavam em alta no mundo do entretenimento. O lançamento, em 1977, de Guerra nas Estrelas, o primeiro filme da saga espacial concebida por George Lucas, surpreendeu o público e mostrava que aquele estilo de história poderia conqusitar o público. Tanto que, em 1979, Jornada nas Estrelas, o mais famoso seriado do gênero já criado para a TV, estava de volta, agora também no cinema, promovendo o retorno da tripulação da cultuada nave Enterprise, em novas aventuras. E, no meio disso, em 1978, estreou na TV estadunidense a série Battlestar: Galactica (Galactica: Astronave de Combate, em português), que viria a se tornar o equivalente de Guerra nas Estrelas para a televisão.
                A saga da luta dos sobreviventes da raça humana contra o Império Cylônio cativou o público, e não apenas os amantes da ficção científica. Os altos custos de produção do seriado promoveram o seu cancelamento, tendo sido feita uma nova tentativa em 1980, com Galactica 1980, com resultados abaixo do esperado, que findaram de vez com as chances de sobrevivência da série, mas Galactica teve sua chance também nos quadrinhos. A Marvel Comics lançou, à época, um título mensal mostrando as aventuras da última nave de combate colonial em sua busca pelo planeta perdido conhecido como Terra. Foram 23 edições, lançadas entre 1978 e 1981 pela Casa das Idéias. A arte dessa série foi feita pelo artista Walter Simonson, que pouco tempo depois ganharia fama na Marvel desenhando uma das mais aclamadas fases de Thor, o Deus do Trovão, incluindo a Guerra de Surtur. E agora, quase 40 anos depois, é chegada a hora dos fãs terem a oportunidade de apreciarem parte da arte desenvolvida pelo desenhista para a primeira versão deGalactica nos quadrinhos, em uma edição que está sendo trazida pela Dynamite Entertainment, em mais um lançamento da linha “Art Edition”, como tem sido definidas edições especiais que vem sendo lançadas pelas editoras, reimprimindo materiais clássicos de diversas séries, trazendo a arte pura dos desenhos destas edições, sem balões de diálogo ou recordatórios, permitindo ao leitor apreciar todas as nuances dos traços dos artistas que as conceberam, no tamanho original em que foram criadas.
                WALTER SIMONSON BATTLESTAR GALACTICA ART EDITION HARDCOVER é uma edição estilo álbum, no formato 30,5 x 43,2 cm, com cerca de 100 páginas, e capa dura, trazendo várias páginas da arte original totalmente limpa das aventuras dos intrépidos guerreiros coloniaisApolo e Starbuck, na defesa da Galactica e dos remanescentes da humanidade, em sua fuga pelo espaço fugindo da tirania dos cylônios, em busca da sobrevivência em um local distante do cosmos. As histórias daquela série foram criadas por nomes como Roger McKenzie, Bob Layton, e Steven Grant, mas todas as aventuras foram ilustradas por Walter Simonson, que também escreveu parte das histórias. Esta edição, que chegará às comic shops dos Estados Unidos em outubro, mostrará todo o esplendor da arte de Simonson, escaneada diretamente das pranchas originais do desenhista. O preço da edição é de US$ 150,00, mas já pode ser encontrada em pré-venda em alguns sites por um valor menor.
                Após ter suas publicações canceladas na Marvel, Galactica só ganharia novas aventuras em quadrinhos mais de vinte anos depois, pela Maximum Press, numa empreitada que não durou muito. Os fãs do seriado sempre esperaram pelo retorno da produçãoà TV, o que aconteceu em 2004, mas em uma nova versão, e não uma continuação da série clássica de 1978. E, recentemente, a Dynamite Entertainment se tornou a maisnova editoraa lançar Galactica em quadrinhos, apostando em aventuras tanto na nova série dos anos 2000, quanto da série clássica dos anos 1970. Todo este material permanece inédito no Brasil, apesar de ambas as versões do seriado terem sido exibidas por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário