domingo, 18 de junho de 2017

MORREU ADAM WEST, O BATMAN DA SÉRIE DOS ANOS 1960



                Santas más notícias! Faleceu no último dia 9, em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, aos 88 anos, William West Anderson, mais conhecido como Adam West, que ficou imortalizado por interpretar o super-herói Batman no seriado produzido há 50 anos atrás pela Fox, e que fez fama no mundo inteiro. O ator faleceu devido a uma leucemia, doença descoberta há pouco tempo. O comunicado da morte foi feito através de uma nota no Twiter oficial do ator.
                Nascido em Walla Walla, Washington, Estados Unidos, em 19 de setembro de 1928, aos 10 anos de idade, já colecionava quadrinhos, e um dos personagens que mais o impressionou foi justamente Batman, o Homem-Morcego criado por Bob Kane. Na segunda metade dos anos 1950, ele fez suas primeiras aparições como ator em filmes e seriados, participando de várias produções, algumas não creditadas. No início dos anos 1960, ele assumiu o nome artístico de Adam West, e seguia sua vida, aparecendo em filmes e séries variadas, entre elas, Bonanza, Perry Mason, O Homem do Rifle, A Feiticeira, Gunsmoke, Laramie, etc. Apesar de já ser um rosto conhecido no meio, o sucesso ainda não havia surgido de fato em sua carreira, até então marcada somente por aparições secundárias em filmes, e participações esporádicas em episódios de seriados. Mas tudo mudaria quando ele acabou selecionado pela Fox para interpretar Batman no novo seriado para TV que estavam produzindo.
                De fato, Batman, quando estreou em 1966, foi um verdadeiro estouro de audiência, desencadeando a primeira onda da Batmania pelo mundo afora, com o seriado produzido sob o comando de William Dozier fazendo sucesso estrondoso onde quer que fosse exibido. De ator de fama apenas mediana, Adam West e seu parceiro de tela na série, Burt Ward, tornaram-se astros de fama mundial. Apresentando um humor “camp”, o seriado mostrava um Batman bem-humorado, dando lições de moral, e com diversas situações estapafúrdicas e até hilárias, como as santas exclamações de Robin, o Menino Prodígio, as lutas com as onomatopéias invadindo a cena, e a extensa galeria de vilões interpretados por alguns dos mais proeminentes artistas da época, sempre prontos a aplicar um plano sinistro para conquistar Gotham City e o mundo, e tendo seus planos desbaratados pela Dupla Dinâmica. Foram três temporadas de aventuras com um humor pastelão e por vezes insano, com um total de 120 episódios, mais um filme para cinema, que conquistou a audiência nas emissoras em que foi exibida, mas que teve seu esgotamento durante a terceira temporada, quando a Fox decidiu não renovar a produção da série. Outra emissora até tentou comprar a produção para mantê-la no ar, mas a Fox já havia desmantelado os cenários, e os pretendentes não quiseram reconstruir tudo de novo. Assim, terminou a fase mais áurea da carreira de Adam West, que nunca mais brilharia da mesma maneira como nos três anos em que vestiu a máscara do Cruzado Embuçado.
                Pior: a imagem de West ficou extremamente vinculada à do Homem-Morcego, e isso prejudicou seriamente o desenvolvimento posterior de sua carreira artística. Durante o final dos anos 1960 e toda a década de 1970, foram poucos os filmes em que o ator participou, tendo tido um pouco mais de sorte como ator convidado em episódios de seriados variados, como Big Valey, entre outros. West retornaria ao papel de Batman, agora como dublador, na série de desenhos animados produzidos pela Filmation,e em algumas produções posteriores. Curiosamente, o ator recusou-se a interpretar o personagem James Bond, após ter sido convidado pelo produtor Albert Broccoli para o fazer o ppapel de 007 no filme “Os Diamantes São Eternos”. Em sua autobiografia, lançada muitos anos depois, o ator explicou que recusou o papel porque acreditava que James Bond deveria sempre ser feito por um ator britânico. Com sua recusa, Broccoli teve de convencer Sean Connery a retornar ao papel do agente secreto, sendo substituído nos filmes posteriores por Roger Moore. Muitos consideram que, ao recusar interpretar Bond, Adam West perdeu a chance de sua vida de se desvincular da imagem do Batman do seriado de TV, além da oportunidade de fazer sucesso em uma franquia cinematográfica de sucesso.
                Do fim do seriado de TV, até início dos anos 1970, Adam West ganhou a vida fazendo aparições vestido como Batman, aproveitando a imagem construída junto à série, enquanto não conseguia oportunidades melhores de trabalho. Em 1979, Adam West, ao lado de Burt Ward, vestiu novamente o uniforme do Homem-Morcego em um especial para TV, intitulado Legends of The Superheroes, composto de dois episódios, ao lado de outros atores interpretando vários heróis da DC Comics. Nas décadas seguintes, o ator ainda participou de alguns filmes e seriados, conseguindo alguns papéis aqui e ali. Em 1994, lançou sua autobiografia, intitulada “De Volta à Batcaverna”, sendo que em 2003, ele estrelou, ao lado de Burt Ward, o filme “Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt”, ao lado de Frank Gorshin, Julie Newmar e Lee Meriwether, que também haviam participado da série de TV.
                Ao longo dos últimos vinte anos, Adam West aproveitou sua fama como ídolo da cultura pop para aparecer como ele mesmo em diversas produções, fossem no cinema ou na TV, além de investir no papel de dublador, tendo participado de diversas séries animadas, como Batman: The Animated Series, Os Simpsons, Johnny Bravo, Contos da Crypta, Rugrats, Scooby-Doo, Frango Robô, etc. Em 2012, ele enfim ganhou sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood, e no ano passado, voltou a reprisar o papel de Batman, dublando o personagem no longa animado “O Retorno da Dupla Dinâmica”, produzido no mesmo estilo da série de TV dos anos 1960. Em 2016, na comemoração dos 200 episódios da série The Big Bang Theory, os personagens lembraram dos 50 anos da série de TV do Batman, com direito à presença de Adam West no episódio, para delírio dos fãs da comunidade nerd. O sucesso da produção da Fox se faz sentir até hoje, cada vez que a série é reprisada na TV, tendo sido lançada há pouco tempo no mercado de vídeo dos Estados Unidos em Blu-Ray e DVD (e no Brasil apenas em DVD), além de ter ganhado série de quadrinhos pela DC Comics recentemente.
                Na vida real, Adam West foi casado três vezes. Seu primeiro casamento foi com Billie Lou Yeager, em 1950, de quem se divorciou em 1956. Ele casou-se com uma dançarina chamada Frisbie Dawson, com quem teve um casal de filhos, vindo a separarem-se em 1962. Em 1971 ele casou novamente, agora com Marcelle Tagand Lear, com quem teve mais dois filhos, e que esteve ao seu lado até sua morte. No Twiter, sua família expressou a perda do ator, e do seu legado de uma carreira de praticamente 60 anos no meio artístico: "Nosso amado Adam West morreu na última noite. Ele era grandioso. Sentiremos uma incrível falta dele. Nós sabemos que vocês sentirão sua falta também. Nosso pai sempre se viu como um Cavaleiro Brilhante e buscava trazer um impacto positivo aos fãs. Ele era e sempre será nosso herói."
                De fato, para muitos, até hoje, a imagem de Adam West como Batman é mais icônica do que a de qualquer outro de seus intérpretes nos filmes do cinema, mesmo os mais bem sucedidos, como a trilogia conduzida por Christopher Nolam, com Christian Bale no papel do Cavaleiro das Trevas. Por mais ingênua e escrachada que a série possa parecer hoje, ela marcou toda uma geração, e seu intérprete. Descanse em paz, Adam West. Sua memória será eterna na mente e no coração dos fãs pelo mundo inteiro...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário