domingo, 18 de junho de 2017

IDW LANÇA NOVO CROSS-OVER COM HERÓIS DA HASBRO



                Depois de lançar o primeiro grande evento no ano passado unindo em uma grande aventura seus títulos de heróis licenciados pela Hasbro, eis que a IDW Publishing lançará agora em agosto, mais um grande evento unindo novamente parte destes personagens, na minissérie FIRST STRIKE, em seis edições, com a missão de impedir uma tragédia de proporções monumentais que pode atingir não apenas nosso planeta, mas também o mundo natal dos Transformers, Cybertron.
                Neste mês, a editora lança um preview da minissérie, intitulada First Strike # 0 (Edição 0), com acontecimentos que conduzirão ao início da saga. Os roteiros são de Mairghread Scott e David Rodriguez, com arte de Max Dunbar. Esta edição, assim como as demais da minissérie, terão 32 páginas, com preço de US$ 3,99 cada número. Cada edição, claro, terá suas opções de capas variantes, ao gosto do leitor. Mas os eventos não ficarão restritos somente às edições da minissérie: eles se estenderão também pelos títulos de linha dos personagens na editora, que ganharão edições especiais dedicadas ao megaevento, com numeração própria, inclusive. A editora confirmou desdobramentos com edições para as séries M.A.S.K., Transformers, Optimus Prime, Rom, Micronautas e, obviamente, GI Joe. A minissérie principal terá periodicidade quinzenal, saindo duas edições por mês.
                O mote do evento é a raça mecânica alienígena dos Transformers, existente há milhões de anos em um mundo distante chamado Cybertron, onde as duas facções existentes naquele mundo entraram em um conflito desencadeado pelos Decepcticons, com o objetivo de conquista e poder. Uma guerra que acabou chegando também à Terra, nosso planeta, que acabou envolvido neste conflito. Os Transformers são uma raça alienígena antiga, poderosa, que tem lutado consigo mesma por milhões de anos, em uma guerra que trouxe morte e destruição para todos os planetas que acabaram envolvidos. E agora, os Transformers anexaram a Terra ao seu império galáctico. A história nos diz que isso pode ser um grande problema. O que pode ser feito para salvar um planeta inteiro nesta situação? Que sacrifícios devem ser feitos para salvar a toda a humanidade? Como você pode destruir todos os Transformers? Quem ou o quê pode realizar tal coisa? Pois é com esta premissa que a IDW dá a largada para o evento do ano de seus personagens da Hasbro! Uma nova era de paz está começando quando a Terra está para se juntar formalmente ao Conselho Cibertroniano dos Mundos. Mas há pessoas que tem outros planos para tal evento que deveria ser saudado por todos como uma grande oportunidade para a humanidade se desenvolver e ganhar inclusive acesso às estrelas. Quando o Baron Ironblood se junta a Destro, Storm Shadow e outros vilões nefastos em um ataque terrorista altamente explosivo contra a cidade de Iacon, em Cybertron, tudo vira de cabeça para baixo! À medida que o caos se apodera do planeta dos Transformers, Scarlett e o resto da equipe GI Joe na Terra terão de correr contra o tempo para descobrir o verdadeiro propósito por trás deste ataque antes que ambos os mundos entrem numa guerra que pode ter consequências devastadoras para nosso planeta, sem mencionar que Cybertron também não sairia ileso deste confronto. Do lado dos Transformers, caberá a Optimus Prime e aos Autobots empreenderem esforços para descobrir como tal ataque foi possível, e evitar que o iminente confronto com a Terra desencadeie uma guerra de proporções imprevisíveis. E não é por que os humanos possam ser inferiores aos Transformers que eles não podem causar uma devastação imprevisível neste confronto de forças, por mais desequilibrado que ele possa parecer à primeira vista.
                Tudo só fica ainda mais complicado quando Scarlett finalmente consegue descobrir a verdade por trás do plano de Baron Ironblood, que envolve destruir completamente toda a vida em Cybertron. Mas, com seu time encalhado na Terra, sem meios de chegar a Cybertron e impedir que o conflito aumente cada vez mais, ela deve se voltar para um aliado altamente improvável para ajudá-la a alcançar o planeta sitiado. Ninguém menos do que Soundwave, um dos Decepticons! Mas a equipe GI Joe também terá o auxílio do pessoal do M.A.S.K. para tentar chegar à solução do problema, que ficará mais complicado a cada momento, com o envolvimento de muito mais personagens que, em tese, não deveriam estar envolvidos nisso, mas não só estarão, como deixarão tudo bem difícil de ser resolvido.
                Para Mairghread Scott, co-roteirista da minissérie, o conceito central da aventura é duplo, ao afirmar que tanto a IDW quanto a Hasbro queriam muito ver a equipe GI Joe em Cybertron: “Esta é uma luta tão grande que arrastará todas as outras marcas da Hasbro para ela, e essa idéia é super-divertida!”, declarou, afirmando que as duas franquias, GI Joe e Transformers,  têm uma longa história juntos e é definitivamente algo que estava muito interessado em explorar. E, como se desgraça pouca fosse bobagem, o que acontece quando Scarlett, a líder do GI Joe, descobre que seu próprio mentor, Joe Colton, parece estar envolvido nestes acontecimentos, e altamente inclinado a arrastar a Terra para uma guerra interplanetária? Por que ele está fazendo isso, e qual sua motivação para tanto?
                De acordo com David Rodriguez, o outro co-roteirista de First Strike, Colton não é um supervilão com um plano grandioso ou caricato. Ele é metódico, tático e incrivelmente perigoso. Ele teria passado anos planejando e montando a execução desta missão. E Scarlett sabe que Colton não teria puxado o gatilho, a menos que ele soubesse ter um argumento razoável para ter feito isso. E embora os Transformers pensem que os humanos representam pouca ou nenhuma ameaça para o Cybertron, a realidade é que todo o planeta está em perigo muito real e imediato. E poderão descobrir que subestimar os humanos pode ser altamente imprudente.
                O projeto de First Strike começou a ser discutido em janeiro pela editora americana, que logo começou a selecionar o time criativo que cuidaria da aventura. David Rodriguez sintetiza o momento: “Começamos neste projeto em janeiro. Foi aí que aconteceram todas as apresentações e as primeiras discussões sobre os eventos naturais que surgiriam a partir de ‘Revolutions’, e a indicação da Terra para o Conselho. É um grande projeto e há muitas partes móveis para se gerenciar, muitos personagens e motivações em jogo. Mas todos tiveram uma atitude muito acolhedora e colaborativa. Houve um grande feedback e assistência de todas as equipes tanto da Hasbro quanto da IDW, e eles foram excelentes para se trabalhar.” O artista ainda explica quais foram os maiores desafios que enfrentou ao trabalhar em First Strike, ao afirmar que teria que fazer referência a todas essas partes móveis envolvidas, e com dezenas de personagens envolvidos nesta história, seria necessário ter certeza de que sua participação fizesse sentido, bem como se certificar de que seu desenvolvimento fosse bem acompanhado, desde o final de “Revolutions”, até os eventos que desembocaram em “First Strike”. Felizmente, informa Rodriguez, os editores foram rápidos em responder qualquer dúvida que pudessem ter a respeito. E David Rodriguez é um dos profissionais mais indicados para o time criativo, por ter uma experiência de uma década e meia trabalhando com personagens daHasbro como designer e escritor de jogos de videogames.
                Rodriguez ainda enfatiza que “era importante para nós que todos os vilões envolvidos nesta história tivessem um motivo claro para participar desta operação. Sabíamos o que eles tinham que ganhar com isso, por que estavam assumindo um risco tão grande e quais habilidades e recursos trouxeram à mesa. Seu objetivo pode parecer impossível, mas trata-se de um grupo de indivíduos que colocaram anos de pensamento e esforço em um plano que consiste unicamente em derrubar os Transformers. O que é aterrador é que eles realmente têm o que é preciso para realizar isso”.
                A direção da IDW aponta “First Strike” como o desdobramento óbvio dos acontecimentos ocorridos em “Revolution”, e de como a união de tantos personagens e sua exposição ao mundo trouxe consequências benéficas de um lado, e tremendamente negativas, de outro. Infelizmente, para os fãs brasileiros destes personagens, a possibilidade deste material chegar por aqui é praticamente nula. Mesmo em seus bons tempos de popularidade, Transformers e GI Joe nunca conseguiram emplacar seus quadrinhos por aqui por muito tempo. A RGE (e posteriormente, Editora Globo), lançou séries próprias de ambos os grupos, mas que duraram muito pouco. A Editora Abril chegou a publicar também os quadrinhos de GI Joe, mas também não foi muito longe. E, mais recentemente, até mesmo a Panini não mostrou interesse em publicar o cross-over entre os Transformers e os Vingadores, dando mostras de que os leitores nacionais, infelizmente, não poderão almejar esperanças de ver este material ser lançado por aqui, a exemplo do cross-over Revolution, lançado no ano passado. Só resta mesmo é ficar com inveja dos leitores americanos, que poderão apreciar esta aventura conjunta de alguns dos mais populares heróis da Hasbro, que ficaram muito conhecidos em nosso país pelas versões animadas exibidas nos anos 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário