terça-feira, 30 de maio de 2017

SPAWN TEM PRIMEIRA EDIÇÃO REPUBLICADA PELA IMAGE



                O ano de 2017 é especial para o Spawn, personagem criado pelo artista Todd McFarlane, que ao lado de vários outros colegas de profissão, ajudou a fundar a editora Image Comics no início da década de 1990. O personagem está comemorando 25 anos de criação, e para marcar esta ocasião, a Image estará relançando a primeira edição do herói, agora neste mês de junho, e com diversos “extras” para fazer a festa dos leitores e fãs do herói infernal.
                SPAWN #1 25TH ANNIVERSARY DIRECTOR’S CUT FOIL ENCORE EDITION terá preço de US$ 4,99, e reimprime a primeira aventura do personagem, que no versão de 1992, chegou às comic shops dos Estados Unidos, marcando o início das atividades editoriais da Image Comics, que daria uma bela chacoalhada no mercado de quadrinhos norte-americano, até então dominado pelas todas-poderosas Marvel e DC Comics. Com artes deslumbrantes proporcionadas por alguns dos grandes desenhistas de quadrinhos na época, entre eles Jim Lee, Erik Larsen, Rob Liefeld, Marc Silvestri, além do próprio McFarlane, as revistas da Image venderam como água, apresentando toda uma nova geração de heróis e personagens criados por estes artistas. Muitos deles tiveram altos e baixos, e nem fizeram todo o sucesso esperado, mas Spawn seguiu firme, e está por aí até hoje, ao contrário de parte dos personagens criados naqueles anos. O título regular do personagem encontra-se atualmente na edição Nº 275, e com vigor, garante o artista, para chegar muito em breve às 300 edições, e ir muito além.
                Portanto, nada melhor do que comemorar efusivamente os 25 anos do herói com esta edição especial onde tudo começou. Além de trazer na íntegra a reimpressão da primeira edição e aventura do Spawn, esta edição especial recebeu um tratamento especial para a arte de capa, e inclui as pranchetas originais do SPAWN Nº 1, com comentários do próprio Todd McFarlane em cada página, e como bônus especial, artes nunca vistas antes da concepção do personagem e do planejamento da revista.
                A introdução inaugural de Spawn é o começo da saga de Al Simmons, que era um agente de elite da CIA a serviço do governo dos Estados Unidos, e o seu assassino mais eficaz, responsável por diversas missões de ordem secreta, para manter os interesses e as aparências, realizando diversos serviços sujos no meio. E que acabou eliminado sem misericórdia, executado por seus próprios homens, por se tornar inconveniente para seus superiores. Só que Simmons fez um acordo com o demônio Malebolgia, e foi ressuscitado das cinzas de sua própria sepultura, renascendo como uma criatura das profundezas do Inferno conhecida como Spawn. Agora Al Simmons está de volta ao nosso mundo, tendo de lutar contra o que ele se tornou, e contra o mal que está trancado com ele. Tendo retornado alguns anos depois de sua morte, e incapaz de salvar o amor de sua vida, Wanda, ele faz de sua nova missão salvar sua filha, Cyan. Mas as forças infernais não o deixarão caminhar em paz em sua nova vida, e demônios das forças do submundo, como o nefasto Violador, além de outros oponentes cuja missão é combater os emissários do inferno – o que Simmons se tornou, agora que é um Spawn, não o deixarão em paz.
                O personagem fez muito sucesso, tendo ganho até mesmo um filme para cinema, e uma animação, além de jogos e diversos produtos derivados. E fez Todd McFarlane ganhar rios de dinheiro. Ao longo de sua trajetória, Spawn se encontrou com diversos outros heróis, nos chamados cross-overs, como o Batman, por exemplo; tornou-se um agente renegado combatendo as forças do próprio inferno, e se tornando até mesmo o senhor do reino das trevas, entre outros percalços e aventuras. McFarlane deixou de escrever e desenhar as histórias, confiando as aventuras do personagem a diversos outros artistas que, na sua visão, seriam mais hábeis para desenvolvê-lo do que ele próprio, mas sempre supervisionando os rumos que eram decididos para sua criação, a fim de evitar alguns passos exagerados ou equivocados. A bem ou mal, Spawn continua a fazer sucesso. Talvez não tanto quanto em seus primeiros anos, quando suas edições vendiam mais de um milhão e meio de exemplares por ano, mas muito mais do que outros títulos em publicação no momento.
                No Brasil, Spawn foi publicado de maneira regular por duas editoras. A Abril lançou o título próprio do personagem em 1996, e seguiu com ele até 2005, com um total de 150 edições. No ano seguinte, a Pixel Media deu continuidade às aventuras de Al Simmons, publicando mais 28 edições, cancelando a revista em 2008. O personagem teve algumas edições especiais e encadernados lançados tanto pela Abril quanto pela Pixel, e também pela Pandora Books e HQ Maniacs, mas há um bom tempo Spawn está fora das bancas em nosso país, e sem muitas perspectivas de retorno no curto prazo, para tristeza dos fãs nacionais do personagem, e certamente, muita inveja dos leitores americanos, que poderão comemorar os 25 anos do personagem com esta reedição especial do primeiro número que a Image está lançando por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário