sábado, 29 de abril de 2017

IDW LANÇARÁ AS TIRAS DE JORNAL DE “STAR WARS”



                Os fãs da saga espacial criada por George Lucas tem muito o que comemorar recentemente. O último filme da franquia, Rogue One, arrebatou bilheterias pelo mundo inteiro, apresentando uma história que se passa imediatamente antes do primeiro filme produzido, em 1977, e mais um filme já está a caminho para estrear no fim deste ano, trazendo novamente o lado sombrio da Força à trama de uma nova aventura passada há muito, muito tempo, em uma galáxia distante. Star Wars, ou melhor, Guerra nas Estrelas, está completando 40 anos desde que o primeiro filme, hoje intitulado “Uma Nova Esperança”, estreou nos cinemas, e a data não poderia passar despercebida, e certamente não será.
                Mas, nos Estados Unidos, a editora IDW Publishing já se antecipa às comemorações das quatro décadas de existência da franquia, e brinda os leitores de quadrinhos com uma coleção inédita que muito pouca gente esperava ver um dia: uma coleção completa das tiras de jornal publicadas com os personagens criados por George Lucas. Isso mesmo: Star Wars, como muitos sabem, tão logo fez seu estrondoso sucesso nos cinemas, ganhou versão em quadrinhos ainda em fins dos anos 1970, com um título mensal produzido pela Marvel Comics, que editou o título por vários anos, adaptando não apenas a trilogia original, mas apresentando também aventuras inéditas estrelas por Luke Skywalker, Leia Organa, Han Solo, e todo o elenco visto nos filmes, tendo feito um ótimo trabalho à época. Mas não foram apenas nos gibis da Marvel que Guerra nas Estrelas esteve presente nos quadrinhos. Os jornais também publicaram toda uma leva de aventuras que levaram os fãs ao delírio, publicadas de 1979 a 1984, distribuídas pelo Los Angeles Times Syndicate e o Watertown Daily Times.
                STAR WARS: THE CLASSIC JORNAL COMICS – Volume 1 é o primeiro de três volumes que republicarão na íntegra, e em ordem cronológica todas estas tiras que foram publicadas nos jornais dos Estados Unidos há quase 40 anos atrás, totalmente recuperadas e remasterizadas, com suas cores originais, para felicidade dos fãs. E isso inclui tanto as tiras diárias quanto as tiras dominicais, que serão lançadas em sua respectiva ordem cronológica, como mencionado acima. Este primeiro livro, que chegará às comic shops em maio, terá 260 páginas, no formato 28 x 21,6 cm, com direito a capa dura, ao preço de US$ 49,99, trazendo as primeiras 575 tiras produzidas, publicadas entre março de 1979 e outubro de 1980.
                Para Greg Goldstein, Presidente e Diretor de Operações da IDW Publishing, este é um momento muito especial. "Algumas destas tiras já foram reimpressas em outros formatos, mas, esta é a primeira coleção completa e cronológica de todas as tiras que estrelaram os jornais há quase 40 anos.", declarou. De fato, parte deste material foi relançado há anos atrás pela Dark Horse, que na época detinha os direitos de publicação dos quadrinhos de Star Wars nos Estados Unidos, na forma de duas séries, com as tiras colorizadas e editadas como revistas normais. Esta coleção da IDW mantém o formato original das tiras, tal como foram publicadas originalmente nos jornais.
                Foram cerca de vinte e sete aventuras publicadas durante os cinco anos de duração das tiras. As histórias a princípio eram roteirizadas e desenhadas por Russ Manning, artista que criou o personagem Magnus The Robot Fighter, em 1963. O artista, porém, precisou deixar a função por problemas de saúde, no fim de 1980, vindo a falecer pouco tempo depois, em 1981. A equipe artistica das tiras passou a contar com nomes como Archie Goodwin e Al Williamson, que deram sequência ao trabalho até o cancelamento da empreitada. Juntos, eles apresentaram ao público leitor da época excelentes histórias de Guerra nas Estrelas, complementando as aventuras já mostradas pela Marvel, e nos filmes apresentados na época. Produzida em cooperação com a Marvel Comics, atual detentora dos direitos de quadrinhos de Star Wars, e da Lucasfilm, este é sem dúvida um lançamento obrigatório na estante de qualquer fã da saga, por disponibilizar novamente, e com extrema qualidade restaurada, uma série de quadrinhos que muitos nem sabiam existir, mas que merece a chance de ser acompanhada, não apenas pelos fãs dos personagens, mas pelos fãs de ficção científica e quadrinhos propriamente.
                Os demais volumes da coleção deverão sair até o final do ano, em datas que serão comunicadas pela editora. Hora de preparar seu sabre de luz e embarcar em uma grande linha de aventuras para Jedi nenhum botar defeito, e olhe que a primeira edição traz ninguém menos do que Darth Vader na capa. Portanto, cuidado para não sucumbir ao lado sombrio da Força no desejo de adquirir esta edição, por enquanto disponível somente para os leitores americanos, já que no momento não há muitas expectativas deste material chegar ao Brasil, mesmo com a imensa legião de fãs dos personagens em terras tupiniquins. Mas, quem sabe ainda possa haver esperança? Afinal, recentemente, foi publicada por aqui uma coleção de Graphics com a grande maioria dos quadrinhos produzidos sobre Star Wars, portanto, quem sabe ainda aconteça um milagre? Hora de manter sua fé na Força, e começar a exercitar os desígnios da doutrina Jedi... Que a Força esteja com os leitores!


Nenhum comentário:

Postar um comentário