sábado, 29 de abril de 2017

DYNAMITE RELANÇA SUPERMOUSE NOS QUADRINHOS



Mais um personagem clássico está sendo resgatado nos Estados Unidos pela Dynamite Entertainment. Desta vez, é o Supermouse (Mighty Mouse, no original, em inglês), que ganhará uma série mensal a partir de junho deste ano. A edição, mensal, ao preço de US$ 3,99, trará as novas aventuras do herói criadas por Sholly Fisch, e com arte de Igor Lima, com direito a várias capas variantes na primeira edição, providenciadas por artistas como Alex Ross, Neal Adams, além das capas oficiais de Igor Lima. MIGHTY MOUSE marca o retorno do personagem aos quadrinhos após mais de 25 anos depois de sua última aparição nos quadrinhos, ocorrida em uma publicação mensal lançada pela Marvel Comics em 1990, que durou apenas 10 edições.
O retorno do Supermouse marca também a comemoração dos 75 anos do personagem, criado inicialmente em 1942 por Izzy Klein como uma paródia ao Super-Homem, em um desenho animado chamado de “The Mouse of Tomorrow” (O rato do amanhã). Coube a Paul Terry, o chefe do estúdio Terrytoons, que produziu o desenho, dar-lhe as feições pelas quais o personagem seria efetivamente conhecido, inclusive sendo chamado realmente de Supermouse, no original em inglês, a princípio, até ser forçado a mudar o nome do herói camundongo para Mighty Mouse (Poderoso Rato), após constatar que já havia um personagem que usava o nome, a fim de evitar problemas. O herói, aliás, usava um uniforme nas mesmas cores do Super-Homem, a princípio, mas não demorou para ele ter as cores mudada para o amarelo e mantendo a capa vermelha. A série original de desenhos animados contou com cerca de 76 episódios, que foram exibidos primeiro nos cinemas americanos, e posteriormente na televisão. Ao mesmo tempo, o poderoso rato defensor da justiça ganhou suas primeiras aventuras em quadrinhos através da Timely Comics (atual Marvel), que lançou as primeiras edições mensais do Supermouse, paralelamente às edições da revista Terry-Toons Comics, que também trazia as histórias em quadrinhos do herói, em 1945. Essa revista continuaria lançando novas aventuras do Supermouse até 1955. Enquanto a série publicada pela Marvel encerrou-se após 4 edições, suas histórias passariam a ser publicadas pela St. John Publications, que editaria a revista Mighty Mouse de 1947 a 1957. Posteriormente, suas aventuras seriam continuadas pelas editoras Pines Comics, Dell Comics e Gold Key, sendo lançadas regularmente até 1968, quando o título “The Adventures of Mighty Mouse” acabou descontinuado.
                A série animada ficou bastante tempo sendo exibida nas TVs americanas, e em fins dos anos 1970, o estúdio Filmation produziu uma nova versão das aventuras do roedor voador, com relativo sucesso, onde o principal vilão do herói era o Gato Gatuno (Oil Can Harry, no original). Esta nova série de aventuras foi exibida no Brasil, fazendo sucesso entre a criançada, o que motivou o lançamento de várias aventuras em quadrinhos com o personagem, pela Editora Abril e RGE, com o herói sendo chamado de Supermouse. Pela Abril, o personagem teve várias aventuras publicadas no título “Diversões Infantis”, que trazia histórias de muitos outros personagens clássicos, como as duplas Faísca e Fumaça, e O Gordo e o Magro, entre outros personagens. Ao mesmo tempo, o Supermouse ganhou revista própria com cerca de 22 edições, passando posteriormente a ser lançado pela RGE, onde ganhou mais 11 números, até o seu cancelamento. Muitos anos antes, durante as décadas de 1950 e 1960, o heroico camundongo já tinha frequentado as bancas nacionais, com suas aventuras em quadrinhos tendo sido lançadas pelas editora La Selva e Ebal, que o batizaram de Possante.
                "O Supermouse faz parte da cultura pop americana como o personagem no qual ele é inspirado", diz Nick Barrucci, editor e CEO da Dynamite, que complementa: "Os quadrinhos e as animações originais entreteram gerações de fãs, e com a popularidade atual dos filmes de super-heróis, não poderia haver um momento melhor para o seu retorno! Estou entusiasmado em ver como a Dynamite será capaz de trazer este herói atemporal para toda uma nova geração de fãs". Bom para os leitores de quadrinhos dos Estados Unidos, que poderão ter a chance de conhecer e/ou rever este personagem que há muito andava desaparecido do mercado de quadrinhos. E com a onda de remakes de algumas animações, quem sabe o poderoso roedor também não ganha uma nova série de animação. Tudo dependerá da reação dos leitores, sejam novos e velhos, às novas aventuras do personagem. Vida longa ao Supermouse, como como dizia o refrão do herói, em seu desenho animado, o Supermouse, “seu amigo, sempre irá salvá-lo do perigo!”

Um comentário: