sábado, 29 de abril de 2017

DYLAN DOG GANHA NOVAS EDIÇÕES NO BRASIL



                Os heróis publicados pela Bonelli na Itália sempre conseguiram fazer sucesso, maior ou menor, em outros países, como o Brasil. Alguns deles, como Tex e Zagor, são sucessos de longa data. Mas outros personagens da editora italiana, infelizmente, não conseguem ter a mesma sorte em nossas paragens. É o caso de Dylan Dog, mais conhecido como Detetive do Pesadelo, personagem criado em 1986 por Tiziano Sclavi, e que até hoje é publicado ininterruptamente na Itália. O personagem já foi publicado no Brasil em algumas ocasiões, mas seu título infelizmente não conseguiu ter a mesma estabilidade que seus companheiros de editora mais famosos. Mas ainda há quem aposte no personagem, e ele está voltando às bancas nacionais, por intermédio de uma nova editora na área de quadrinhos, a Lorentz, que programou 3 edições do herói, a primeira delas chegando no final deste mês.
                As edições serão no formato original italiano, 15,5 x 21 cm, com 100 páginas, capa plastificada, ao preço de R$ 16,00. A primeira edição, DYLAN DOG – RETORNO AO CREPÚSCULO, conta com roteiro do criador do personagem Tiziano Sclavi e desenhos Montanari & Grassani. Na trama, Dylan Dog retorna à Inverary, uma cidade macabra situada além da imaginação… na zona do crepúsculo, e podem apostar que o clima estará bem pesado neste local.
                A primeira publicação de Dylan Dog no Brasil foi em 1991, pela Editora Record, com 11 edições regulares lançadas até 1993, fora uma edição especial, e um cross-over com outro personagem da Bonelli, Martin Mystère. O personagem só retornaria em 2001, em uma minissérie de 6 edições lançada pela Conrad Editora. No ano seguinte, Dylan Dog passaria a integrar o rol de títulos Bonelli editados pela Mythos Editora: foram 40 edições publicadas até 2006, quando o título foi cancelado, mais uma vez, para retornar somente agora. Na Itália, os números de venda das edições de Dylan Dog só perdem para Tex, o mais famoso dos personagens da editora italiana.
                Dylan Dog é um detetive particular que vive em Londres. Ex-agente da Scotland Yard, ele resolveu trilhar a carreira de detetive particular, acabando por se especializar em casos envolvendo o sobrenatural. Seu melhor amigo é seu parceiro Groucho, claramente inspirado em Groucho Marx, e que frequentemente serve de alívio cômico para o clima de terror que existe em suas histórias. Outro personagem recorrente na série é o Inspetor Bloch, da Scotland Yard, ex-superior de Dylan quando ele ainda integrava a força, e que frequentemente pede sua ajuda na elucidação de casos que acabam fugindo à alçada da organização de manutenção da lei.
                Por ser uma editora pequena e novata no ramo, a tiragem das edições de Dylan Dog que serão lançadas serão reduzidas. Até o fechamento desta matéria, ainda estava sendo firmado um acordo com uma distribuidora para permitir que as revistas chegassem às bancas de São Paulo e Rio de Janeiro, capitais, bem como a gibiterias, como forma de promover a melhor distribuição possível das edições. A previsão inicial é de que no dia 26 deste mês a edição já estaria disponível na Tutatis, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A editora ainda estaria procurando viabilizar a venda pela internet através de site próprio da editora.
                É um grande esforço feito por uma editora pequena para trazer de volta ao Brasil um dos personagens icônicos da Bonelli Comics. Que o público leitor possa responder de maneira positiva, e a empreitada seja bem-sucedida, dando oportunidade para o lançamento de novas edições não apenas de Dylan Dog como de outros personagens da Bonelli que mereçam chance de serem novamente lançados em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário