terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

MORREU RICHARD HATCH, DA SÉRIE GALACTICA



                O mundo da ficção científica anda de luto nos últimos tempos. Depois de assistir ao falecimento da atriz Carrie Fisher, a intérprete da Princesa Leia Organa, em Guerra nas Estrelas, no fim de 2016, neste início de fevereiro, foi a vez de Richard Hatch, o ator que interpretou o Capitão Apolo na série original de Galactica – Astronave de Combate, falecer. Hatch morreu no último dia 7, vítima de câncer de pâncreas, aos 71 anos.
                Nascido em Santa Monica, Califórnia, em 21 de maio de 1945, Richard Lawrence Hatch iniciou sua carreira como ator de televisão nos anos 1970, fazendo um papel na produção “All My Children”, uma novela, por dois anos, seguindo-se a aparições como ator convidado em diversas séries da época, como Hawai 5-0, Os Waltons, entre outras séries, até ganhar um novo papel fixo em Streets of San Francisco. Em 1978, ele interpretaria o papel mais famoso de sua carreira, na série clássica de Battlestar Galactica, fazendo o papel do Capitão Apolo, o principal herói da série, ao lado do ator Dirk Benedict, que fazia o melhor amigo de Apolo, o Tenente Starbuck. O seriado durou apenas uma temporada, até ser cancelado por conta dos altos custos de produção na época, e da audiência insatisfatória. Em 1980, a série acabou retomada, com a produção de Galactica 1980, que continuava os eventos da série de 1978, mas Hatch não participou, devido às mudanças criativas que a Universal havia imposto à série.
                Mas o papel o marcou, dentro e fora das telas. Além de ganhar um Globo de Ouro pelo papel de Apolo em 1979, o ator chegou a escrever várias aventuras em livro sobre o universo de Galactica, e no final da década de 1990, chegou a produzir um curta-metragem para tentar promover a retomada da série, continuando os eventos do seriado, ao lado de outros atores da produção, mas o projeto não foi adiante por falta de vontade da Universal Studios, que preferiu produzir um remake da série, que foi ao ar de 2004 a 2009 na TV americana. Mas Hatch, apesar dos entreveros com o estúdio, ganhou sua chance de fazer parte desta nova versão, interpretando Tom Zark, um político terrorista, e vilão recorrente na série, aparecendo em vários episódios, em um papel bem diferente do que teve na produção original, onde interpretava um dos heróis. Por estas participações em ambas as séries de Galactica, o ator costumava aparecer em diversas convenções de fãs nos Estados Unidos.
                Durante a década de 1980, ele apareceu como ator convidado em diversos outros seriados, como Hotel, A Ilha da Fantasia, O Barco do Amor, SOS Malibu, Dinastia, Profissão: Perigo, entre muitas outras séries. Nos anos 1990, voltou a participar de novelas. O ator também participou de vários filmes ao longo da carreira, mas nada de tão expressivo como sua participação das séries de Galactica, especialmente na produção clássica de 1978. Hatch também atuou como produtor em alguns projetos.
                A morte de Richard Hatch foi confirmada por seu filho Paul, e de acordo com ele, o ator estava em companhia de amigos e familiares quando faleceu. Em determinada ocasião, Hatch declarou que “Galactica foi um marco que me proporcionou a oportunidade de viver meus sonhos e fantasias de infância, interpretando um herói deslumbrante, numa batalha contra os cilônios, monstros e supervilões - o que mais um homem poderia querer?” O ator mantinha-se em atividade, e estava participando do fanfilm “Star Trek: Axanar”, fazendo o papel de Kharn, o supremo comandante Klingon. O ator sempre se declarou fã de ficção científica, e sempre se sentiu privilegiado de ter podido participar de uma das séries mais lembradas pelos fãs, Galactica. E aceitou praticamente de imediato a chance de participar de um filme, ainda que não oficial, do universo de Jornada nas Estrelas, outra série que ele gostava muito.
Os fãs sempre sentirão sua falta como o intrépido Capitão Apolo da série clássica de Galactica. Descanse em paz, velho guerreiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário