terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

KYURANGER É A NOVA SÉRIE SUPER SENTAI DE 2017



                O mês de fevereiro é a data para a Toei, maior estúdio de animação e produções live-actions do Japão, darem partida nas séries de suas principais franquias, entre elas, a Super Sentai, a maior de todas do gênero tokusatsu em produções contínuas, que desde a estréia da primeira produção, Go Ranger, em 1975. De lá para cá, em todos os anos, o estúdio produziu uma série da franquia dos heróis em trajes coloridos, com exceção do ano de 1978. Com o encerramento da série de 2016, Doubtsu Sentai Zyuohger (Esquadrão Animal Zyuohger), estreou no último dia 12 a 41ª série da franquia, intitulada Uchuu Sentai Kyuranger (Esquadrão Estelar Kyuranger, em português).
                Procurando promover uma renovação e revitalização da franquia, que nos últimos tempos vem decaindo nos índices de audiência no Japão, a Toei promoveu algumas mudanças, tanto no estilo da história como na formação do grupo de heróis. Desta vez, o foco principal da história da série será no espaço, em um futuro próximo, ao contrário das histórias anteriores, que sempre se passavam em algum lugar na Terra (logicamente, no Japão), e em algum outro local conectado ao nosso mundo. Na história, o universo, inclusive a Terra, foi conquistado por uma força tirânica, e os sistemas estelares das 88 constelações que formam o cosmo caíram sob o domínio do Xogunato Espacial Jark Matter, comandado com mão de ferro pelo Xogun Don Armage, iniciando uma era de domínio sombrio pelo cosmo. Todas as populações dos mundos destas constelações vivem sob a opressão da Jark Matter, e insurreições ou rebeliões que porventura surgem são esmagadas sem dó nem piedade pelas forças de Don Armage.
                Mas, em meio ao clima de medo e tirania, surge uma força para resistir ao domínio do Xogunato Espacial. Uma Rebelião, formada por um grupo de heróis que devolverão a liberdade às constelações e acabarão com o império da tirania comandado por Don Armage. Eles são o Esquadrão Estelar Kyuranger, e iniciarão sua luta contra as forças da Jack Matter nos vários planetas pela galáxia, singrando o espaço cósmico em sua nave, a Órion, e se tornando os seres mais procurados pelas forças do Xogunato Espacial, que colocou suas cabeças a prêmio pela ousadia de se oporem aos desígnios de Don Armage.
                Outra abordagem nova na franquia é que o novo grupo de heróis é formado por nada menos do que 9 integrantes. Até então, as séries Super Sentai sempre começavam ora com um quinteto de heróis, ou um quarteto, ou até mesmo um trio. Tornou-se característica comum a adição de novos membros ao longo da série, aumentando o número de integrantes das equipes, mas esta é a primeira vez que o novo grupo de heróis já começa com um número de membros tão grande. No primeiro episódio, já há 3 Kyurangers agindo contra as forças de Don Armage, e ao fim da primeira aventura, o número já sobe para 5 integrantes, sendo que no episódio 2, outros dois integrantes se reúnem à equipe, e no 3° episódio, surge mais um membro, já atingindo 8 heróis praticamente logo de início, ainda que o grupo não esteja oficialmente formado, sem contar que o último membro já apareceu na história também, aguardando apenas o seu momento de “transformação” em Kyuranger.
                Outro ponto de destaque é que o visual dos heróis é o mais diversificado da franquia Super Sentai até o momento. Os uniformes dos heróis, ao longo de todas as 40 séries produzidas até hoje sempre foram mais ou menos padronizados, com poucas variações no design entre os membros de cada equipe de heróis, sendo a mais destacada deles a cor predominante do uniforme, que o distingue dos outros, com raras exceções. Neste quesito, embora o esquema de cores continue sendo usado, o visual de cada integrante possui muito mais particularidades em relação a cada um deles. A composição do grupo também é heterogênea, já que é composto por integrantes de diversos planetas e constelações, como convém a uma série situada no espaço sideral: o grupo é composto por 5 humanos, 1 “alienígena” (leia-se não humano), e 3 andróides/robôs. São eles:
# Shishi Red: Um aventureiro espacial, seu nome é Lucky, e é um sujeito extremamente sortudo e impetuoso, vindo do Sistema Shishi, na Constelação de Leão. Se intitula a superestrela.
# Chameleon Green: Uma garota com habilidades ninjas, Hammy vem da Constelação do Camaleão. Se intitula a estrela ninja.
# Oushi Black: Um robô campeão de lutas, Champ veio do Sistema Oshi, na Constelação de Touro, e acredita na força da justiça, que o permitirá ser sempre vitorioso contra as forças do mal. Se denomina a estrela dos ringues.
# Kajiki Yellow: Humano originário do Sistema Kajiki, da Constelação de Dourado, Sparda anseia ser o melhor cozinheiro do universo. Por isso mesmo, se denomina de a estrela culinária.
# Ookami Blue: Garu é um lobo com forma humanoide do Sistema Okami, na Constelação do Lobo. Ele viu seu povo ser morto pelas forças da Jack Matter, e superando seus medos, junta-se aos Kyurangers para vingar seu povo e devolver a liberdade à galáxia. Se autodenomina a estrela bestial.
# Tebin Gold: Balance é um ladrão e uma forma de vida mecânica do sistema Tebin. Ele e seu parceiro Naga juntam-se aos Kyrangers para poderem roubar o Xogunato Espacial. Se intitula a estrela ardilosa, e vem da Constelação de Libra.
# Hebitsukai Silver: Naga Ray é um humano oriundo da Constelação de Serpentário, de um mundo onde seu povo eliminou suas emoções, como forma de evitar conflitos. Seu maior desejo é sentir emoções, e ser um Kyuranger será seu melhor caminho para alcançar este objetivo. Se denomina a estrela silenciosa.
# Scorpion Orange: Um humano misterioso vindo de um planeta deserto no Sistema Orange, na Constelação de Escorpião.
# Washi Pink: Raptor 283 é uma piloto andróide do sistema Washi, na Constelação de Águia. É também a piloto da nave dos Kyurangers, Orion.
                Obviamente, não poderiam faltar os elementos mais clichês das séries Super Sentais, como os monstros que se tornam gigantes, ao serem vencidos pelos heróis, obrigando os mesmos a fazerem uso de seus mechas, intitulados Voyagers, que podem se combinar, formando o poderoso robô Kyuren-Oh. A montagem do mecha, aliás, pode ser feita de formas variadas, combinando entre os 9 heróis para fazerem a combinação em cinco partes que, unidas, comporão o robô. E, a exemplo das séries anteriores da franquia, a exibição ocorre nas manhãs de domingo, pela TV Asahi, no Japão.
                Outro detalhe interessante da concepção da série é que ela teve colaboração da divisão americana da Bandai, empresa de brinquedos que comercializa os produtos licenciados da série, o que indica que já devem estar sendo feitos os estudos para adaptação da mesma na versão ocidental Power Rangers. E a temática espacial teria sido influenciada pelas produções americanas, como por exemplo Star Wars, onde os heróis também se levantavam, em uma rebelião, contra o Império Galáctico, para devolver a paz e a liberdade no universo. Em relação ao histórico de temas abordados na franquia Super Sentai, trata-se realmente de uma abordagem inédita, e que pode ajudar a reerguer a popularidade das séries, que embora nunca estivesse em perigo real de ser cancelada, vinha dando sinais de cansaço nos últimos anos. Resta esperar agora que o enredo e as aventuras sejam bem concebidos, e tragam uma história à altura das expectativas dos fãs.
                Infelizmente, é certamente mais uma série que só poderá ser acompanhada no Brasil via fansubers, já que muito provavelmente o que virá a ser exibido futuramente aqui será sua adaptação na versão Power Rangers, que além de ser mais barata do que a exibição da série Sentai original, tem sido cada vez mais difícil a exibição de séries do gênero por aqui. As esperanças são para que as séries que já são exibidas no sistema de streaming ajudem a tornar possível a vinda deste tipo de série para nosso país, apesar das dificuldades existentes no mercado nacional para tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário