terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

ABRIL LANÇARÁ COLEÇÃO DE TIRAS DO MICKEY



                Dando sequência aos lançamentos com acabamento gráfico de luxo com os personagens Disney, a Editora Abril prepara-se para lançar sua primeira coleção de tiras no mercado nacional de quadrinhos. E personagem escolhido para ilustrar esta coleção não poderia deixar de ser outro se não Mickey, o mais famoso e popular personagem criado por Walt Disney. Nos últimos tempos, ocorreu no Brasil o lançamento de tiras de vários personagens de quadrinhos, compiladas na forma de livros e/ou revistas de luxo, trazendo diversos materiais clássicos que nunca tinham sido republicados aqui, ou até mesmo permaneciam inéditos no mercado nacional.
                Entre os personagens que ganharam este tipo de lançamento estão o Recruta Zero, Fantasma, Peanuts, Hagar, o Horrível, entre outros, pelas mais diversas editoras, que viram haver um público interessado nesse tipo de material. Tal prática também já virou rotina nos Estados Unidos, onde diversas editoras republicaram em tempos recentes as tiras de jornais diárias e dominicais de inúmeros personagens e heróis, oferecendo à atual geração de leitores acesso a histórias que há tempos não eram reimpressas ou nunca puderam ser conhecidas dos leitores atuais. A sucessão de lançamentos mostrou que muitos leitores aprovaram este tipo de lançamento, lhes permitindo desfrutar das histórias clássicas que fizeram a fama de muitos personagens, antes que estes fossem publicados nos tradicionais gibis que conhecemos.
                E até mesmo Mickey Mouse, a criação de Walt Disney, surgida em 1928, que fez a fama de seu criador, e permitiu-lhe iniciar os passos de criação de seu império empresarial, começou sua carreira nos quadrinhos através das tiras que eram veiculadas nos jornais, que eram o principal veículo editorial na primeira metade do século passado. O sucesso estrondoso de Mickey, que surgiu em 1928, e logo teve suas primeiras aventuras em animação produzidas, levaram a King Features Syndicate, tradicional distribuidora de material para publicação em jornais diversos, a contatar Disney para propor-lhe um acordo de publicação de aventuras do camundongo em tiras diárias e dominicais nos periódicos abastecidos por ela.
                Disney topou a empreitada, e em janeiro de 1930, Mickey estrelava suas primeiras aventuras no mundo da arte sequencial, e não pararia nunca mais. A princípio, o próprio Walt Disney criava as histórias para as tiras, que eram desenhadas pelo artista Ub Iwerks, com arte-final de Win Smith. Ub Iwerks foi co-criador de Mickey, junto com Walt Disney, tendo inclusive sendo creditado a ele a primeira animação estrelada por Mickey, intitulada “Plane Crazy”. Mas como o envolvimento de Walt Disney com o mundo da animação tomava cada vez mais o seu tempo, foi necessário encontrar alguém que também criasse as histórias. Foi aí que entrou então um funcionário recém-contratado para os Estúdios Disney, chamado Arthur Floyd Gottfredson, que tinha planos de fazer carreira na área de animação, e a princípio, aceitou cuidar das tiras porque Disney lhe prometeu que seria um trabalho temporário. Mas Gottfredson nunca mais parou, tendo desenhado as tiras do Mickey até o fim de 1975, quando se aposentou da profissão. Em 1931, o artista Al Taliaferro também se juntou à equipe de produção, cuidando da arte-final das tiras. E foi nas aventuras vividas por Mickey nestas tiras que ocorreu a estréia de diversos personagens conhecidos hoje pelos leitores do “universo” das histórias do camundongo, como o seu cachorro, o Pluto; seus maiores inimigos, João Bafo-de-Onça e o Mancha Negra; Esquálidus, o Coronel Cintra, Comissário Joca, seus sobrinhos Chiquinho e Francisquinho, além do seu rival pelo coração da Minnie, Ranulfo, entre outros.
                E agora é chegada a hora dos leitores nacionais terem acesso a este vasto material clássico das aventuras do Mickey, na coleção OS ANOS DE OURO DE MICKEY, cuja edição 1 engloba as tiras publicadas do biênio 1930-1931. A publicação deverá contar com nada menos do que 37 volumes, no formato 26,5 x 20,5 cm, com cerca de 160 páginas, com lombada quadrada, capa dura com laminação fosca, e miolo em papel offset, a cores, pelo preço de R$ 59,90. A coleção deverá ter periodicidade mensal, e a primeira edição chega às bancas e livrarias neste mês de março. A série de tiras abre com a aventura Mickey e os Piratas, que inauguraram as tiras de Mickey nos jornais dos Estados Unidos, em janeiro de 1930.
                Ao longo dos anos, algumas destas aventuras publicadas nas tiras de jornais americanos foram lançadas pela Editora Abril nos títulos de linha dos personagens Disney, diagramadas como histórias de revistas convencionais. Mas foram poucas aventuras, de modo que os leitores brasileiros viram apenas uma pequena amostra deste material, fora o fato de que nos últimos tempos, tal prática deixou de ser utilizada pela Abril, que nunca mais publicou estas histórias. Algumas das histórias que virão no primeiro volume desta coleção, inclusive, já chegaram a ser publicadas em algumas destas ocasiões, quando a Abril chegava a lançar inclusive algumas revistas especiais trazendo este material clássico. Mas agora chegou a oportunidade de os leitores conferirem na íntegra estas aventuras, que precederam as histórias publicadas nas revistas como as conhecemos, e mesmo depois disso, continuaram sendo lançadas através das décadas nos jornais dos Estados Unidos, e que raramente haviam sido lançadas pelo mundo afora.
                Além de republicar em ordem cronológica, e com desenhos e cores completamente remasterizados, cada volume da coleção terá também textos explicativos, com ilustrações e fotografias. A edição nacional tem como base a coleção “Gli Anni D'Oro Di Topolino, lançada em 2010 na Itália, em parceria com jornais de grande circulação no país, que trouxeram os volumes em conjunto com os exemplares do jornal, e que permitiram aos leitores italianos acompanharem este vasto material dos quadrinhos Disney. Agora, é a vez do público brasileiro, uma vez que a coleção se propõe, como está escrito na capa, a trazer a “cronologia completa das tiras de quadrinhos”.
                Apesar de programada para ter a sua primeira edição em março, a coleção será oficialmente lançada no evento Guia dos Quadrinhos, que será realizado nos dias 8 e 9 de abril, em São Paulo, capital, no Clube Homs, situado na Avenida Paulista, 735, próximo à estação de metrô Brigadeiro, com direito a presença do editor Paulo Maffia, que fará uma palestra apresentando a coleção para todo o público presente, onde também fará um bate-papo, respondendo a perguntas e esclarecendo dúvidas sobre a coleção e outros lançamentos da linha de quadrinhos Disney.
                É um lançamento muito interessante, não apenas para os fãs de quadrinhos Disney, mas para todos aqueles que curtem quadrinhos, por disponibilizarem um material clássico que poucas vezes foi visto em nosso país, e por trazerem histórias consideradas históricas, que ajudaram a criar o grande universo de quadrinhos que fizeram a fama e a popularidade deste personagem, que ainda hoje, quase um século depois, suas aventuras continuam a ser lidas, em maior ou menor grau, por leitores de diversos países. Espera-se que a coleção seja bem-sucedida, já que se trata de um material diferenciado na apresentação gráfica, com um custo bem mais alto, e ainda por cima, de periodicidade mensal, o que certamente irá pesar no bolso de muitos potenciais compradora, já que o momento econômico nacional não é dos melhores. Parabéns à Editora Abril pelo lançamento destas aventuras, e espera-se que muitos leitores possam ter a chance de apreciar estas histórias, e que novas coleções deste tipo possam ser lançadas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário