segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

“TESOUROS DISNEY” TRAZ HISTÓRIAS INÉDITAS NO BRASIL



                Nos últimos anos, o mercado nacional de quadrinhos descobriu um novo nicho de leitores: o das edições de luxo. Lançadas esporadicamente em nosso país, até então mais concentradas no segmento dos quadrinhos de super-heróis, as edições especiais de quadrinhos com qualidade gráfica superior viraram uma febre com o lançamento de coleções específicas, como foi o caso das séries de graphics da Marvel Comics pela editora Salvat, da DC Comics pela Eaglemoss, e Star Wars, pela PlanetadeAgostini. Restrita aos quadrinhos da Disney, a Editora Abril também se mexeu para explorar esse nicho de mercado que se abriu, e nos últimos tempos, também conseguiu lançar diversas edições com a mesma qualidade gráfica luxuosa, aproveitando os quadrinhos Disney. Fazem parte desta estratégia “Pato Donald por Carl Barks”, que está relançando as histórias produzidas pelo conhecido desenhista ao longo dos anos em que trabalhou para a Disney, além de outras edições especiais, dedicadas a personagens específicos, como Mickey, Escoteiros-Mirins; ou de grandes histórias, como “A Saga do Tio Patinhas”, “A Espada de Gelo”, e “Mickey Mistery”. A regularidade no número de lançamentos confirma que a empreitada vem tendo boa aceitação no mercado de quadrinhos nacional, em que pese o momento de crise econômica pelo qual passa a economia nacional, mostrando que o público leitor está aprovando os lançamentos feitos com essa qualidade gráfica mais acurada, mesmo pelo preço superior. E neste mês de janeiro, a editora lançou mais uma edição especial com os personagens, prosseguindo com sua aposta neste tipo de lançamento.
                TESOUROS DISNEY é uma edição especial, com acabamento de luxo, no formato 16 x 23 cm, com cerca de 388 páginas, capa dura e miolo em papel de primeira qualidade, ao preço de R$ 69,90, já estando disponível nas bancas, e várias livrarias e lojas on-line para venda. Segundo Paulo Maffia, da Editora Abril, os aumentos dos custos gráficos vinham se avolumando desde meados do ano passado, e não foi possível segurar o preço deste tipo de edição, que até então vinha sendo praticado no valor de R$ 59,90. Em contrapartida, ele comunicou que nem todos os lançamentos programados pela editora nesta linha gráfica de luxo sofrerão o mesmo tipo de aumento. Mas o aumento do preço da edição não a desmerece, por trazer materiais completamente inéditos, histórias nunca publicadas no Brasil até hoje, desde que a Abril lançou a primeira revista Disney nas bancas nacionais, Pato Donald N°1, em 1950, que até hoje permanece sendo publicado no país.
                São ao todo 17 histórias, produzidas entre 1951 e 1967, com exceção da última, “O Monarca de Medioka”, estrelada por Mickey, criada em 1937, e que é a principal raridade desta edição, não apenas pela sua antiguidade, uma vez que está completando 80 anos de sua primeira publicação, nos Estados Unidos, mas também por ser pela primeira vez lançada no Brasil, assim como as demais. O roteiro é de Floyd Gottfredson, que também desenhou a história, com arte-final de Al Taliaferro e Ted Thwaites. Com roteiro de Ted Osborne, esta aventura é considerada a melhor história do camundongo criado por Walt Disney na primeira metade do século passado, e ocupa praticamente 100 páginas da edição, contando ainda com um texto especial detalhando os pormenores da aventura vivida por Mickey, que se passa por um rei perdulário, produzido por Marcelo Alencar, situando os leitores, mostrando a sua importância nesta edição especial.
                Só essa história já valeria toda a edição, mas as demais aventuras compiladas neste volume ajudam a valorizar ainda mais o lançamento, contando com histórias como “O Fantasma da Montanha Canibal”, de 1951, estrelada por Mickey e Pateta, em mais um duelo contra o vilão João Bafo-de-Onça; “Volte para casa, Pluto!”, de 1952, primeira história do cãozinho de Mickey como protagonista principal de uma aventura; “Aventuras com Robin Hood”, de 1956; “O Tesouro da Pedra da Mesa”, de 1956; “Donald e a grande parada”, de 1958; “Guia do Oeste”, também de 1958, estrelada por uma versão infantil de David Crockett; “Pessoa errada”, ainda de 1958, um raro cross-over entre Branca de Neve e Pinóquio; “Pista livre”, de 1958, estrelada pela dupla de esquilos Tico e Teco; “O capitão da confusão”, de 1960, estrelada por Donald; “O bandido da neve”, também de 1960, novamente com Mickey e Pateta; “Ganchos e vilões”, ainda de 1960, mostrando um confronto inusitado entre Tio Patinhas e o professor Pardal tendo de enfrentar os Metralhas e o Capitão Gancho; “Fugindo da ilha”, também de 1960, estrelada por Chiquinho e Francisquinho, os sobrinhos de Mickey; “Os cavalos fujões”, de 1961; “O pó mágico”, de 1967; além de duas histórias do Peninha: “A escola do Peninha”, e “Personal Peninha”, ambas de 1964, e respectivamente a 4ª e 10ª aventuras com o atrapalhado primo do Donald. Aliás, de acordo com a edição, esta última aventura do Peninha, produzida pelos estúdios Disney nos anos 1960, era parte de um lote de histórias criadas unicamente para publicação no exterior, e nunca foi lançada nos Estados Unidos, e só agora é finalmente publicada em nosso país, onde o Peninha ganhou muito mais fama que nas próprias terras do Tio Sam, tendo ganho até inúmeras aventuras produzidas pela Abril quando ainda matinha o seu estúdio de produção de HQs Disney, desativado há praticamente vinte anos pela editora.
Como todas as demais edições de luxo lançadas pela Abril até aqui com os personagens Disney, este é mais um lançamento altamente recomendado para quem gosta de quadrinhos, pela raridade do material, e qualidade das histórias, produzidas em uma época mais simples e inocente em alguns aspectos, mas que cumprem com eficiência o seu principal objetivo, que é divertir e entreter quem as lê. Histórias clássicas, algumas mais famosas que outras, mas que deverão ser igualmente apreciadas pelo público amante de quadrinhos nacional, que poderá desfrutá-las pela primeira vez. A editora ainda avisa que, dependendo da resposta do público a esta edição, poderão ser lançados novos volumes desta série, com mais histórias completamente inéditas no Brasil até hoje.
Sem dúvida, é torcer para que esta edição seja bem-sucedida, e novas edições com este tipo de material possa ser lançado em nosso país. Os leitores e amantes de quadrinhos com certeza irão apreciar este novo lançamento. Que possam vir muitos outros por aí. E parabéns à Abril pelo lançamento de mais uma edição que tem tudo para ser antológica pelo material que traz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário