domingo, 15 de janeiro de 2017

PANINI REEDITA MULHER-MARAVILHA DE GEORGE PÉREZ



                No ano em que a DC Comics pretende finalmente levar aos cinemas a Liga da Justiça, dando sequência aos eventos mostrados no filme Batman VS Superman – A Origem da Justiça, as expectativas dos fãs são bem altas em relação a como os heróis serão interpretados. Bem Affleck e Gal Gadot conseguiram superar as inseguranças dos fãs e mostraram-se à altura de representar o Cavaleiro das Trevas e a Mulher-Maravilha. Por aqui, a Panini Comics aproveita a deixa para lançar algumas edições com histórias clássicas dentro da coleção “Lendas do Universo DC”. Depois de trazer a dupla Lanterna Verde e Arquieiro Verde de volta às bancas com material dos anos 1970, agora é a vez da Mulher-Maravilha ter as histórias de sua fase de renascimento dos anos 1980 publicadas em nosso país. Trata-se da elogiada fase da personagem desenhada pelo não menos incensado artista George Pérez, que ficou famoso por desenhar o título dos Vingadores, para a Marvel Comics, e foi o artista que desenhou a minissérie do maior evento do Universo DC nos anos 1980: a megassaga Crise nas Infinitas Terras!
                Crise arrumou a bagunça em que havia se tornado o universo de heróis da editora, que depois disso redefiniu vários de seus personagens para atualizá-los aos novos tempos. Para quem não sabe, foi George Pérez, ao lado dos roteiristas Len Wein e Greg Potter, quem tratou de “ressuscitar” a personagem da Princesa Amazona nesta nova realidade depois que o Universo DC foi reconstruído após o megaevento Crise nas Infinitas Terras. A nova abordagem dos artistas aproximou a personagem de suas raízes mitológicas, além de deixá-la muito mais relacionada a questões mais próximas ao dia-a-dia de uma pessoa comum, o que fez com que esta nova fase da heroína se tornasse um grande sucesso em bem pouco tempo, tanto que Pérez, que em tese deveria ficar só seis meses trabalhando no título, acabou ficando nada menos do que cinco anos! O sucesso das histórias desta fase são sentidas até hoje, uma vez que essas histórias continuam servindo de base para quase tudo o que se produz nos quadrinhos da heroína ainda nos dias de hoje. A rigor, estas histórias redefiniram completamente o perfil da Princesa Amazona, a exemplo do que a minissérie “Cavaleiro das Trevas” fez com o perfil do Batman, que até hoje é retratado com base nas características apresentadas na história criada por Frank Miller.
                LENDAS DO UNIVERSO DC: MULHER-MARAVILHA, terá pelo menos 3 edições, sendo que o primeiro volume chega às bancas agora no mês de fevereiro, contando com cerca de 180 páginas, com capa cartão, papel miolo offset, ao preço de R$ 21,50. Nessa primeira edição estão compiladas as histórias originalmente publicadas em Wonder-Woman 1-7, lançadas nos Estados Unidos em 1987. Em março e abril a editora publicará os dois volumes restantes, provavelmente com mais histórias desta fase consagrada da heroína.
                A nova edição lançada pela Panini é mais do que bem-vinda, mas não é uma publicação inédita da editora no Brasil. Em 2008, quando a editora lançava edições há muito esperadas pelos leitores trazendo as primeiras aventuras de vários heróis da Marvel Comics, na coleção “Biblioteca Histórica Marvel”, a Panini resolveu tentar lançar edições similares para atender aos fãs dos heróis da DC Comics, e assim saiu a edição “Biblioteca DC – Mulher Maravilha – Deuses e Mortais, trazendo justamente as histórias que estão sendo relançadas agora neste primeiro volume de Lendas do Universo DC dedicado à Princesa Amazona, intituladas “A Princesa e o Poder” (Deuses e Mortais – Parte 1), “Fogo no Céu” (Deuses e Mortais - Parte 2), “Chegada Fatal” (Deuses e Mortais - Parte 3), “O Mais Longo e Tenebroso dos Dias” (Deuses e Mortais - Parte 4), “Ares Ataca” (Deuses e Mortais - Parte 5), “Jogo de Poder” (Deuses e Mortais - Parte 6), e “Renascimento” (Deuses e Mortais - Parte 7). Infelizmente, na época, a Panini não seu seguimento ao lançamento de novas edições desta coleção, de modo que os leitores só tiveram esta oportunidade, à época, de apreciar este material.
                Com este relançamento, é esperada a chance de rever mais histórias desta fase, que deverão vir nas edições 2 e 3, previstas para os meses seguintes. Trata-se de um dos melhores momentos da personagem, cujas histórias há muito pediam por uma nova chance de serem republicadas em nosso país. Um ponto positivo para a Panini. Só espero que dessa vez permita aos leitores acompanharem um maior número destas histórias em novas edições, além das já programadas para serem lançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário