segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

“O INSPETOR” GANHA NOVA SÉRIE MENSAL NOS EUA



                Os fãs de quadrinhos com personagens clássicos tem mais um motivo para comemorar, pelo menos nos Estados Unidos. A American Mithology Productions, editora cujo objetivo é resgatar personagens antigos nos quadrinhos, acaba d lançar sua mais nova série mensal: THE INSPECTOR, ou para os mais antigos, O Inspetor, personagem que teve várias histórias publicadas no Brasil nos tempos em que a Editora Abril publicava as aventuras da Pantera Cor-de-Rosa por aqui.
                Com formato americano, cerca de 36 páginas, e preço de US$ 3,99, a edição traz novíssimas aventuras do personagem que surgiu nos créditos de abertura dos filmes da cinessérie “A Pantera Cor-de-Rosa”, estrelados pelo impagável Peter Sellers no papel do atrapalhado Inspetor Closeau. Aliás, foi a segunda série de quadrinhos a surgir daqueles créditos, já que a famosa Pantera Cor-de-Rosa que aparecia na animação de abertura não demorou a ganhar uma série de desenhos animados pouco tempo depois, ganhando também suas próprias aventuras em quadrinhos, processo que se repetiu com o personagem do Inspetor Closeau, que ganhou uma série animada de 34 episódios, e várias histórias em quadrinhos.
                Nos Estados Unidos, as histórias em quadrinhos dos personagens foram publicadas pela Gold Key durante vários anos, entre as décadas de 1960 e 1970, enquanto os filmes de Peter Sellers estavam sendo produzidos. Boa parte desse material acabou lançado aqui no Brasil pela Editora Abril, muitos anos depois, quando lançou nas bancas nacionais o título da Pantera Cor-de-Rosa, que teve 93 edições regulares publicadas entre 1973 e 1988, com direito a alguns almanaques e edições especiais. Até mesmo o Inspetor ganhou algumas edições especiais próprias, publicadas de maneira irregular durante esse período.
                O desenho animado, tanto da Pantera, quanto do Inspetor, também foram exibidos no Brasil nas TVs aberta e por assinatura. Enquanto o desenho da Pantera teve chance de sair até em box de DVD, o Inspetor ganhou apenas um solitário lançamento em vídeo nos tempos do VHS.
                O anúncio da American Mithology Productions é direto ao ponto: “os fãs pediram, e nós estamos trazendo de volta o inspetor mais atrapalhado de todos os tempos. Com a criminalidade em alta, o Comissário de Polícia nada mais pode fazer do que trazer de volta à ação o seu incansável subordinado no combate às forças que desafiam a lei.” Portanto, é hora do Inspetir Vivaldo (nome que o personagem ganhou nas publicações brasileiras) e seu inseparável parceiro, o sargento Du-Du (Deux-Deux, no original) saírem a campo para levarem os malfeitores à justiça, ainda que isso implique em inúmeras confusões e trapalhadas.
                Curiosamente, apesar de ser claramente o próprio Inspetor Closeau dos filmes de Peter Sellers, o personagem da animação e dos quadrinhos nunca teve esse nome, e nem mesmo o Comissário, seu oficial superior, foi sequer chamado pelo mesmo nome que o Comissário Dreyfuss tinha nos filmes, sendo mais aceito que se trata de uma cópia do personagem, e não o mesmo. A American Mithology Productions tem trazido aos leitores americanos alguns títulos bem interessantes nos últimos tempos, entre os quais uma nova série dos Três Patetas, que há tempos não tinham histórias em quadrinhos publicadas nos Estados Unidos, e agora ganhando novas aventuras com direito à representação fiel dos atores que imortalizaram os personagens no cinema e na TV. Outros títulos publicados pela editora são as aventuras da série Stargate - Atlantis, e “The Land That Time Forgot” (A Terra que o Tempo Esqueceu).
                Vale lembrar que a American Mithology Productions já tem em publicação também uma série mensal com novas aventuras em quadrinhos da própria Pantera Cor-de-Rosa, lançada há vários meses atrás. Portanto, dada a parceria que os personagens tiveram na sua origem comum, nada ais óbvio do que o Inspetor ganhar sua própria série mensal, que de acordo com a editora, era um pedido que os fãs e leitores já faziam desde que o título da Pantera começou a ser publicado. Infelizmente, para os fãs mais antigos que se lembram das histórias e dos desenhos destes dois personagens, a chance de estas novas aventuras aportarem por aqui é praticamente nula, ou extremamente reduzida, uma vez que até personagens de maior apelo e popularidade andam penando para terem sequer uma ou outra edição lançada por aqui, sejam em bancas, sejam em livrarias, onde as editoras ganharam um nicho novo para lançarem quadrinhos. Vez por outra, o desenho animado da Pantera ainda aparece em alguma reprise esporádica na TV, e isso é tudo o que eles podem contar no presente momento no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário