domingo, 27 de novembro de 2016

PANINI RELANÇA RONIN E ELEKTRA ASSASSINA, DE FRANK MILLER



                Aproveitando que pelo segundo ano o artista Frank Miller estará no Brasil, participando da Comic Com Experiente, neste mês de dezembro, eis que a Panini Comics resolve republicar duas obras da carreira do artista, que já mereciam uma republicação, uma vez que saíram pela última vez nas bancas nacionais há mais de 10 anos atrás.
                Um deles é RONIN – EDIÇÃO DEFINITIVA, compilando a minissérie em seis edições produzida por Miller entre 1983 e 1984, para a editora americana DC Comics, com clara inspiração nos mangás, os quadrinhos japoneses, em especial a aclamada obra de Kazuo Koike, “Lobo Solitário”. Em um passado distante, um importante senhor do Japão antigo é eliminado por uma entidade de puro e absoluto mal chamada Agat. Um jovem guerreiro jura vingança e torna-se um samurai sem mestre – um ronin – preso em uma luta eterna contra o demônio que assassinou seu patrono. Uma luta que não terminará nem mesmo com sua morte, sem conseguir realizar o seu intento. Pulando centenas de anos adiante, em um futuro próximo, uma grande corporação da selva urbana de Nova York está se preparando para lançar uma mortal nova tecnologia, e um infantilizado telepata e uma corajosa chefe de segurança são as únicas coisas em seu caminho. Quando esses dois mundos colidem inesperadamente, sonhos e realidade se misturam em uma apocalíptica batalha final – e, no coração desse caos, um solitário guerreiro do passado, reencarnado no corpo de um deficiente físico, enfrentará o maior dos testes à sua fidelidade, tendo de resolver uma antiga pendência do passado que continua a atormentá-lo, ao mesmo tempo em que tem de enfrentar desafios dos tempos deste futuro.
                Frank Miller já era um nome respeitado pelo trabalho desenvolvido no título do Demolidor, para a Marvel Comics, e conseguiu criar uma história tão original e audaciosa quanto a que marcaria seu currículo em 1986, a minissérie “Cavaleiro das Trevas”, assinando não apenas o roteiro, mas também a arte de toda a história. No Brasil, a minissérie foi lançada pela Editora Abril em 1988, primeiro no formato americano original, de 6 edições, e depois em uma edição encadernada. A mesma Abril relançaria Ronin em 1991 e 1992, mantendo o formato original da primeira publicação de 1988. Depois, a obra só seria relançada no Brasil em 2003, agora pela Opera Graphica, que compilou a minissérie em 3 edições, também em formato americano. Dois anos depois, a Opera faria o último relançamento da série no Brasil até então, colocando toda a minissérie em uma única edição encadernada, com aproximadamente 290 páginas.
                A nova edição, que a Panini está lançando, vem no tradicional formato americano, com tamanho 18,5 x 27,5 cm, com direito a lombada quadrada e capa dura, com miolo em papel couché, e terá distribuição nacional. E com nada menos do que 340 páginas, com a possibilidade de trazer alguns extras sobre a minissérie. O preço da edição será de R$ 92,00, valor que pode assustar alguns potenciais leitores, em razão do momento delicado da economia nacional.
                A outra obra é ELEKTRA ASSASSINA, publicada como uma minissérie em 8 edições em 1986, pela Marvel Comics, em que Frank Miller retoma a personagem que criou para a série do Demolidor, anos antes. Elektra Natchios, a ninja assassina treinada pelo Tentáculo, está de volta numa aventura que se passa antes dos eventos de sua morte no título do Homem Sem Medo, repleta de ação e mistério, com pitadas de humor negro e grandes reviravoltas, promovidas pela mente de Miller, em parceria com os desenhos de ninguém menos do que Bill Sienkiewicz. Na trama, quando uma estranha mulher chega inconsciente às praias de um pequeno país da América do Sul, eventos terríveis começam a acontecer. Dois policiais são estrangulados. Um diplomata é assassinado. Um agente da Shield é brutalmente desmembrado. A ninja está de volta à ativa… e com um sentimento de ódio sem paralelo. É preciso descobrir o que está acontecendo, e Elektra entra em uma sucessão de acontecimentos onde nada é o que parece ser, e com a própria Shield tropeçando nas próprias pernas, onde Nick Fury vê que a organização que comanda parece um bando de imbecis, caberá à ninja assassina resolver a situação à sua maneira, e com inúmeras mortes pelo caminho, sejam de inimigos, adversários, e de quem mais ter o azar de cruzar com o caminho de Elektra.
                A minissérie da ninja chegou ao Brasil em 1988, pela Editora Abril, que a lançou em 4 edições em formato americano, com cada edição nacional trazendo o equivalente a duas edições americanas. No ano seguinte, a Abril republicaria a minissérie, agora compilada em um único volume. A história só ganharia republicação em 2005, quando a própria Panini também compilaria a minissérie em uma edição encadernada, que agora está sendo relançada pela editora multinacional italiana, também no formato americano, tamanho 17 x 26 cm, lombada quadrada e capa dura, e 264 páginas, pelo preço de R$ 68,00.
                Além de serem obras que mereciam seus devidos relançamentos, vale lembrar que não é apenas Frank Miller que estará presente na CCXP deste ano: Bill Sienkiewicz, desenhista de Elektra Assassina, também será uma das estrelas internacionais da área de quadrinhos que estará presente ao evento de 2016. Uma oportunidade e tanto para os fãs não apenas conseguirem adquirir (ou readquirir) estas obras, como ainda conseguirem os autógrafos dos respectivos artistas que as conceberam. Ponto para a Panini, que só peca por fazer o relançamento destas duas obras muito em cima da hora, de modo que pode ser que nem todos os leitores consigam adquirir as obras em tempo hábil para batalharem pelos autógrafos na convenção que começa no próximo dia 1° de dezembro, em São Paulo, indo até o dia 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário