sábado, 19 de novembro de 2016

OHRANGER GANHA BOX DVD NOS ESTADOS UNIDOS



                Com a franquia Power Rangers já tendo iniciado os trabalhos de adaptação de mais uma série Super Sentai (no caso, a série Ninninger, que virará Power Rangers Steel Ninja), mostrando que a produção continua firme, a Shout! Factory dá seguimento ao lançamento no mercado de vídeo norte-americano das séries originais japonesas que foram adaptadas ao longo dos anos. Desta vez, chegou a hora dos fãs estadunidenses conhecer a série Chouriki Sentai Ohranger (Esquadrão da Superforça Ohranger), 19ª produção da franquia Super Sentai, que foi exibida no Japão entre março de 1995 e fevereiro de 1996.
POWER RANGERS: CHOURIKI SENTAI OHRANGER: THE COMPLETE SERIES traz todos os 48 episódios da série de TV, em um belo box de 8 DVDs, ao preço de tabela de cerca de US$ 60,00. Os episódios trazem apenas o áudio original em japonês, com opção de legendas em inglês. A série serviu de base para a fase Power Rangers Zeo, que foi a quarta temporada da franquia Power Rangers, iniciando uma nova fase na história, após as primeiras três temporadas produzidas, que manteve os mesmos uniformes dos heróis, oriundos da série Zyuranger. Na fase Zeo, exibida em 1996, além das cenas dos robôs, foi utilizado também o figurino dos heróis da série Ohranger. A partir dali, a cada ano, a série passou a utilizar os uniformes dos heróis da série Sentai do ano anterior.
É o quarto box da franquia Super Sentai lançado pela Shout! Factory, o que comprova que os fãs estadunidenses tem tido interesse em conhecer as produções originais japonesas que foram utilizadas como base para as temporadas de Power Rangers. No ano passado, a empresa lançou boxes com as séries Zyuranger (que foi adaptada para a primeira fase de Power Rangers, conhecida como Mighty Morphin) e Dairanger (que teria seus robôs e o visual do Kiba Ranger utilizados na segunda temporada da fase Mighty Morphin). Com o sucesso da aceitação dos boxes no mercado de vídeo, a Shout! Factory deu sequência ao lançamento de novas séries da franquia Super Sentai: em maio deste ano, foi lançada a série Kakuranger, de onde foram aproveitados os robôs e o visual dos heróis para comporem os novos zords dos heróis, além dos Alien Rangers, que assumiram a primazia na luta contra Lord Zedd e Rita Repulsa quando um plano dos vilões transformou os heróis em crianças. E, no início deste mês de novembro, chegou a hora de Ohranger ganhar o seu box de DVDs com a série completa.
Na história da série, uma antiga civilização criou um maligno robô para conquistar nosso mundo há eras remotas. Mas a ameaça foi vencida por um herói chamado King Ranger. E agora, no presente, as forças do Império das Máquinas Baranoia chega a nosso mundo, e planejam destruir toda a vida em nosso mundo e transformar o planeta em um lugar comandado por máquinas. Mas, no Japão, foi construída a base dos Ohrangers, onde as evidências da antiga civilização perdida foram descobertas.Um oficial chamado Chefe Miura coordena os esforços para utilizar os poderes que deram vida à antiga civilização para desenvolver um grupo de defesa para proteger a humanidade, criando uma pirâmide que gerava o Poder Tetrahedron. Para manusear esse, cinco oficiais das Forças Aéreas Unidas foram treinados para usar os poderes da superforça gerada pela pirâmide, começando pelo oficial Gorou Hoshino, que se torna o herói OhRed. Em seguida, os demais integrantes, Shouhei Yokkaichi, Yuuji Mita, Juri Nijou, e Momo Maruo, também recebem os poderes, tornando-se os heróis OhGreen, OhBlue, OhYellow, e OhPink. Com seus novos poderes, eles foram o Esquadrão da Superforça OhRanger, e iniciam suas lutas contra o Império Baranoia. Posteriormente, o King Ranger retorna a nosso mundo, e une forças com os OhRangers, na luta contra os seres mecanizados de Baranoia.
OhRanger nunca foi exibido no Brasil, uma vez que, quando foi produzida no Japão, Power Rangers já havia virado febre no Ocidente, e as empresas preferiam trazer a adaptação americana das séries Super Sentai do que trazer as produções originais nipônicas. A série só pode ser acompanhada via fansubbers, que legendam a série e disponibilizam seus episódios via internet. Por isso mesmo, os fãs brasileiros de tokusatsu só puderam ver em nossas TVs os elementos da série que foram aproveitados na série Power Rangers Zeo, que utilizou os uniformes e robôs dos heróis, além dos vilões da série. E nada mais do que isso, já que a série nem chegou a ganhar lançamento no mercado de vídeo nacional.
Muito já se falou a respeito dos americanos terem preconceito com as séries japonesas, pelo fato de não aceitarem muito ver outros povos que não eles mesmos serem os heróis das histórias. O lançamento destes boxes das séries Super Sentai no mercado de vídeo dos Estados Unidos prova que uma parte do público não se importa com esse tipo de preconceito, e curte numa boa as produções live-actions do Japão. E tudo indica que continuará curtindo, pois as vendas dos boxes devem garantir o lançamento das demais séries nos próximos anos pela Shout! Factory, que deverá lançar em 2017 as séries Carranger e Megaranger, as produções subsequentes a Ohranger na franquia Super Sentai.
Uma pena os fãs brasileiros não contarem com lançamentos oficiais deste tipo. Mas, se levarmos em conta que nem Power Rangers até hoje teve suas temporadas lançadas devidamente por aqui como se deve, no formato de boxes completos, desejar que as produções nipônicas sejam disponibilizadas em nosso mercado de vídeo é pedir praticamente por um milagre, ainda mais se levarmos em conta o estado em que se encontra nosso mercado de home vídeo nacional, que parece caminhar para trás ao invés de ir para a frente, o que torna muito difícil de se ver certos lançamentos serem feitos por aqui. Triste sina, a do fã brasileiro, e que não é restrita somente aos fãs das produções japonesas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário