sábado, 19 de novembro de 2016

MYTHOS RELANÇA HISTÓRIAS CLÁSSICAS DE VAMPIRELLA



                A vampiresa mais sexy dos quadrinhos está de volta ao Brasil. A Mythos Editora está lançando neste mês de novembro a edição VAMPIRELLA – GRANDES CLÁSSICOS, onde compila parte das primeiras aventuras da personagem, criada em 1969 por Forrest James Ackerman sob encomenda para a editora Warren Publishing, nos Estados Unidos. Esta bela edição de luxo, no formato 22,3 x 28,5 cm, com direito a capa dura, tem nada menos do que 212 páginas, ao preço de R$ 89,90. Desde a sua criação, Vampirella é uma personagem que sempre estimulou o imaginário dos leitores de terror e fantasia. E nesta edição que a Mythos está lançando, com o subtítulo Grandes Clássicos, são apresentadas histórias de sua fase antológica, que foram as responsáveis por ter tornado a vampiresa sexy numa das personagens mais marcantes do mundo. A edição já pode ser adquirida em pré-venda no site da editora, com um desconto de 15%, no endereço eletrônico https://mythoseditora.com.br/catalogo.
                Na história, Vampirella é a última filha de Drakulon, um planeta onde seus oceanos e rios eram praticamente compostos de sangue. Ocorre que os sóis daquele mundo estavam secando as fontes deste líquido vital, e toda a sua civilização seria condenada à morte em pouco tempo. Quando uma nave espacial da Terra cai naquele mundo, Vampirella descobre que os astronautas possuem sangue em seus corpos, e consegue viajar na nave deles, vindo parar em nosso mundo, escapando do fim que vitimaria todos os seus semelhantes em Drakulon. Em nosso mundo, contanto, Vampirella se torna uma vampiresa “do bem”, usando suas habilidades sobre-humanas para enfrentar forças do mal, especialmente dos vampiros malignos, entre os quais o próprio Drácula, que na história é retratado como outro ser que conseguiu escapar de Drakulon há muito tempo atrás, e que veio para a Terra, porém se corrompendo pelo caos e se tornando perverso. Nas histórias que a edição da Mythos está lançando, Vampirella viaja pelo mundo como assistente de palco de um mágico enquanto enfrenta um terrível culto, ao mesmo tempo em que é caçada pelo implacável Van Helsing e seu filho Adam, que juraram exterminar todos os vampiros, mesmo que sejam “do bem”. E tudo isso fica ainda mais complicado quando Drácula acaba entrando na história, colocando a heroína em uma sinuca de bico das grandes! Os super-poderes de Vampirella consistiam em poder se transformar num morcego, hipnotização, invisibilidade e superforça relativa, com os quais enfrentava os perigos que surgiam à sua frente. Estes dons pareciam ser naturais para o restante de seu povo em Drakulon.
                Estas histórias clássicas da personagem foram criadas por nomes como Archie Goodwin, T. Casey Brennan, Budd Lewis & Steve Englehart, e desenhadas no deslumbrante traço do artista José González. Trata-se, portanto, de uma edição extremamente recomendável para conhecer as histórias que consagraram a personagem, publicadas pela saudosa editora Warren Publishing, onde a personagem nasceu, aparecendo pela primeira vez nas páginas das revistas Creepy e Eerie, passando a ter depois um título regular próprio, a partir de setembro de 1969, e que durou 112 edições, até março de 1983. Com a falência da Warren Publishing, a personagem passou para a Harris Comics, que publicou duas séries da personagem, de 1997 até 2003. Em 2010, os direitos de publicação de Vampirella passaram para a Dynamite Entertainment, que lançou novas aventuras da personagem, onde está até hoje. Em 1996, a heroína ganhou um filme com atores, com Talisa Soto no papel da personagem, mas a produção não teve grande repercussão, e este filme inclusive nunca chegou a ser lançado no Brasil.
                Além de publicar novas séries de quadrinhos com a personagem, a Dynamite também lançou duas edições especiais compilando as primeiras aventuras de Vampirella lançadas pela Warren, cada uma com aproximadamente 380 páginas, intituladas Vampirella Archive, permitindo que a atual geração de leitores conheça os primórdios da personagem. Uma chance que agora é oferecida aos leitores nacionais pela edição da Myhtos, apesar de não trazer exatamente o mesmo material da edição americana, uma vez que a quantidade de páginas de ambas as edições são bem diferentes, o que não desmerece a edição nacional, muito pelo contrário.
                Vampirella nunca teve muito destaque no mercado de quadrinhos nacional, em que pese o fato de a personagem já ter tido revista própria no Brasil. Em 1973, a editora Kultus lançou Vampirella em nosso país, trazendo pela primeira vez aos leitores nacionais as aventuras a sexy vampiresa alienígena. O título só teve 4 edições da personagem. Em 1977, a editora Noblat retornaria com a personagem, publicando mais 10 edições, além dois almanaques reimprimindo as 6 primeiras revistas lançadas pela editora. Em 1998, no que foi a última tentativa de publicação regular da personagem em nosso país, a Metal Pesado lançou outras 4 edições de Vampirella. Fora isso, a personagem só apareceu em edições especiais esporádicas que foram lançadas no Brasil de tempos em tempos, começando por uma edição da revista Krypta, da RGE em 1980, passando por editoras como Atitude, Abril (onde participou de um cross-over com a Mulher-Gato, da DC Comics), Devir, e por último, Mythos, que no ano passado lançou a edição Vampirella – Grandes Mestres, e que agora retorna com este novo lançamento da heroína sugadora de sangue.
                A edição da Mythos traz a oportunidade de rever histórias que foram publicadas pela primeira (e talvez única vez) há cerca de 40 anos atrás no Brasil, e com acabamento de primeira linha. O preço, infelizmente, não será atrativo para muitos leitores potenciais, mas vale a iniciativa da editora em tentar apresentar um material que hoje é considerado clássico, de uma personagem dos quadrinhos americanos que nunca teve uma apresentação firme em nosso mercado de quadrinhos desde os anos 1980. Em um momento onde a crise econômica mantém-se firme em nosso país, afetando vários setores econômicos, é de se louvar o lançamento da Mythos, e torcer para que o público leitor dê o devido valor a esta edição da personagem, e a faça ser bem sucedida, uma vez que nem mesmo o setor editorial está imune aos efeitos nefastos da crise. E que a editora continue podendo trazer outros materiais igualmente interessantes para os leitores nacionais de quadrinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário