sábado, 19 de novembro de 2016

JBC LANÇARÁ EDIÇÃO DE LUXO DE CAVALEIROS DO ZODÍACO



                Desde que surgiu pela primeira vez no Brasil, em 1994, quando começou a ser exibido pela TV Manchete, a série Saint Seiya, ou Cavaleiros do Zodíaco, em sua versão em português, tornou-se um dos ícones da animação nipônica em nosso país, e mesmo hoje, mais de vinte anos depois, a série ainda tem muito o que render, e não apenas no Brasil, mas no próprio Japão, onde ganhou novas produções animadas e mangás nos últimos anos, mostrando um fôlego que surpreende a muitos.
                No Brasil, guardadas as proporções, Cavaleiros ainda é uma marca muito forte, e é apostando na imensa legião de fãs que os defensores da deusa Athena tem em nosso país que a editora JBC estará relançando no início do próximo mês, o mangá original de Cavaleiros, agora em uma edição de luxo para fã nenhum botar defeito. SAINT SEIYA - CAVALEIROS DO ZODÍACO – KANZENBAN, terá ao todo 22 volumes, no formato 14 cm x 21 cm. Cada volume terá várias páginas coloridas, com capa dura, papel luxcream no miolo, e logo hot stamp. Só o primeiro volume terá nada menos do que 240 páginas, ao preço de R$ 64,90. A nova coleção não será vendida em bancas: sua distribuição será exclusiva para livrarias e lojas especializadas.
                O lançamento está previsto para acontecer oficialmente no estande da JBC durante a Comic Com Experience, que será realizada nos próximos dias de 1 a 4 de dezembro, se não houver atrasos no processo de produção na gráfica. O termo “kanzenban” significa “edição completa”, e seria o equivalente do termo “edição definitiva” em nosso mercado. Estas edições kanzenbans originais, em geral, vêm com um acabamento diferenciado, com impressão de primeira qualidade, papel especial, e podem ter páginas coloridas e, em alguns casos, pôsteres especiais, e alguns materiais extras até. Aproveitando a comemoração dos 30 anos de lançamento do mangá original no Japão, e o momento onde as edições de luxo tornaram-se comuns no mercado de quadrinhos nacionais, vide as coleções lançadas recentemente pela Salvat, Eaglemoss, e a Panini Comics, chegou o momento de se oferecer uma edição equivalente para os mangás, e nada melhor do que começar com uma das mais famosas séries nipônicas que tiveram chance de serem conhecidas pelos brasileiros.
                A periodicidade do lançamento desta coleção ainda não foi divulgada, havendo especulação entre os fãs se será bimestral ou trimestral. Já com relação à possibilidade de se fazer assinatura desta coleção, nada ainda foi decidido, mas segundo Cassius Medauar, Gerente de Conteúdo da JBC, a possibilidade está em estudo pela editora, que divulgará os detalhes tão logo seja possível. No Japão, esta coleção kanzenban foi lançada entre dezembro de 2005 e outubro de 2006, em suas 22 edições, compilando os 28 volumes originais da série original de Cavaleiros do Zodíaco.
                Criada por Masami Kurumada, Saint Seiya estreou na revista Shonen Jump, a mais famosa revista de mangás do Japão, em janeiro de 1986, e se tornou o maior sucesso do artista. Publicada até dezembro de 1990, a série rendeu nada menos do que 28 volumes encadernados, lançados pela editora Shueisha. Com o sucesso, em outubro do mesmo ano, estreava na TV Asahi a versão em animação, que contou com 114 episódios iniciais, além de 4 especiais. Na história, nosso mundo enfrenta diversas ameaças de forças divinas, e para proteger a humanidade, Athena, a Deusa da Guerra, reencarna em um corpo humano, e a seu lado, surgem os seus cavaleiros, pessoas que com treinamento especial, desenvolvem o poder da cosmoenergia, uma força que existe dentro de todos os seres. O treinamento deste poder confere a seus guerreiros habilidades de combate espetaculares, e para protegê-los nos combates, eles usam armaduras especiais, que são divididas de acordo com a classe do guerreiro, começando pelas armaduras de bronze, passando pelas de prata, e culminando nas poderosas armaduras de ouro, divididas entre as 88 constelações conhecidas no céu. A série misturava diversos temas, como aventura, drama, mitologia grega, signos zodiacais e astronomia.
                A última guerra sagrada travada por Athena teria ocorrido há mais de 240 anos. No tempo presente, contudo, a Terra se vê novamente sob a ameaça das forças do mal, por isso, Saori Kido, a atual reencarnação da deusa Athena, deve reunir uma nova geração de cavaleiros para defender a humanidade. A seu lado juntam-se Seiya, o Cavaleiro de Pégaso: Hyoga, o Cavaleiro de Cisne; Shiryu, o Cavaleiro de Dragão; Shun, o Cavaleiro de Andrômeda; e Ikki, o Cavaleiro de Fênix, e caberá a estes cavaleiros de bronze enfrentar as novas ameaças que surgirão, travando batalhas nos mais variados cantos do mundo, e medindo forças com os mais poderosos oponentes, incluindo os próprios cavaleiros de ouro, os mais poderosos de todos.
                A série estreou no Brasil em setembro de 1994, com seu título ocidental, Cavaleiros do Zodíaco, obtendo um sucesso estrondoso quase que de imediato, e foi exibida e reexibida durante alguns anos, até sair do ar. No embalo do sucesso, vários brinquedos e produtos licenciados foram lançados em nosso país, além de fazer a felicidade dos sacoleiros que traziam produtos do Paraguai. Na década passada, o anime foi reprisado na TV por assinatura, e também voltou à TV aberta, mas sem causar o mesmo impacto de antes. Mesmo assim, a série continuou mostrando grande força, e a Editora Conrad, no ano 2000, lançou nas bancas nacionais o mangá original, que foi publicado completo até 2004, no formato meio tankohon, seguido de uma republicação pela mesma editora. Em 2012, a JBC relançou a série nas bancas, agora no formato tankohon original, com todos os seus 28 volumes. A editora também trouxe os demais mangás de Cavaleiros, como a série Lost Canvas, que mostra os acontecimentos da guerra sagrada de mais de 240 anos  atrás; a série Next Dimension; e mais recentemente, Saintia Shô, que acabou de ser lançada no Brasil.
                No Japão, após vários anos, a última fase do mangá original, a Saga de Hades, finalmente ganhou versão em animação, e os Cavaleiros ganharam novas produções animadas, como Lost Canvas, Omega, e Alma de Ouro, além de novos especiais para cinema, que também chegaram ao Brasil, mostrando a longevidade do potencial da criação original de Kurumada. E agora, com a edição desta versão kanzenban do mangá original, a JBC oferece aos fãs da série a possibilidade de terem uma coleção no mais alto padrão de qualidade possível. O preço pode até assustar, mas várias das edições de luxo que vem sendo oferecidas pelas editoras também tem apresentado preços que são considerados salgados para a maioria dos leitores. E, de fato, trata-se de um produto que não é destinado ao leitor mais comum. E que, em um momento onde a economia de nosso país atravessa uma grave crise, parece ainda mais inacessível para uma grande maioria de leitores potenciais.
                Não deixa de ser um lançamento ousado e bem-vindo, especialmente por parte daqueles leitores que sempre criticam a qualidade das edições nacionais de várias séries de mangás que são lançadas por aqui. Que a iniciativa da JBC seja bem sucedida e posso proporcionar aos leitores brasileiros mais uma opção de título a ser comercializada por aqui, e que outros títulos também possam ser lançados desta forma no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário