sábado, 24 de setembro de 2016

WORLD CLASSIC LANÇA BOX DE ULTRASEVEN EM DVD



                Os fãs da Estrela de Ultra podem comemorar mais uma vez. Outra série clássica da franquia Ultraman está chegando ao mercado nacional de home vídeo. A World Classic, que no ano passado lançou em DVD a série completa do primeiro Ultraman, vem novamente em socorro dos fãs nacionais de tokusatsu, e estará lançando no início deste mês de outubro aquela que é considerada a série do mais popular herói da franquia Ultraman, Ultraseven!
                ULTRASEVEN – A SÉRIE COMPLETA, virá em uma caixa com estojo digistack, contendo 48 episódios produzidos em 5 discos, pelo preço de R$ 99,90. De certa forma, o título da caixa está errado, já que a série teve na verdade 49 episódios. Ocorre que no episódio 12, Ultraman enfrenta monstros desfigurados devido a doenças e queimaduras decorrentes de radiação, e com as memórias das bombas atômicas que devastaram Hiroshima e Nagasaki ainda muito vivas na memória da nação, o episódio foi banido no Japão, mas chegou a ser exibido em vários outros países, inclusive no Brasil. Mas atualmente a Tsuburaya praticamente renega a existência deste episódio. O box já se encontra em pré-venda em algumas lojas virtuais na internet. Mas o que pode ser motivo de comemoração, também pode ser motivo de decepção para os fãs. Em primeiro lugar, os discos trarão apenas a opção de áudio no idioma japonês, ou seja, nada da dublagem em português desta série estará presente no box. Haverá legendas disponíveis em inglês e português, e no quesito extras, teremos apenas uma ficha técnica e algumas galerias de fotos, o que não deveria ser exatamente motivo de surpresa.
                Mas o maior temor dos fãs é quanto à qualidade dos episódios. A mesma World Classic, quando lançou o box de Ultraman no ano passado, encheu os fãs de esperança de poderem enfim ver, ou rever, a sua série da franquia ultra com uma qualidade satisfatória, o que acabou não acontecendo. Muitos fãs que compraram o box do primeiro herói da Nebulosa M78 reclamaram que a imagem dos episódios estava muito ruim, inferior até mesmo à qualidade das imagens de arquivos da série encontrados na internet. Para muitos, ao compactar todos os 39 episódios em apenas 5 discos, a empresa não se preocupou com a qualidade dos episódios, o que levou à frustração de muitos fãs, que desistiram de comprar a caixa, pelos comentários feitos de quem se aventurou na aquisição. Agora, com o lançamento de Ultraseven, o mais popular dos Ultras em nosso país, a expectativa é se a empresa lançará um produto decente, ou repetirá os mesmos erros da caixa de Ultraman.
                E a percepção inicial já não é das melhores: esta nova caixa trará novamente apenas 5 discos, mas Ultraseven possui praticamente 10 episódios a mais que Ultraman (9, descontando o episódio banido citado acima), o que indica que os mesmos serão ainda mais compactados, para caberem no mesmo espaço de mídias apresentado. E não se pode esperar que a ausência do áudio em português melhore alguma coisa neste quesito, pois o espaço que a dublagem brasileira ocuparia nos discos não compensaria de forma alguma para liberar o espaço de mais episódios sem perda potencial de qualidade. Resumindo, é melhor não esperar muito da qualidade do material deste box.
                É verdade que a World Classic lançou alguns boxes de séries antigas com notável qualidade, em nada devendo aos lançamentos em DVD feitos por empresas de porte, como Warner, Universal, etc. Contudo, o lançamento da série do primeiro Ultraman não correspondeu às expectativas de qualidade esperadas pelos consumidores, e não apenas os fãs de Ultraman. A chance de a empresa estar lançando novamente um produto abaixo das expectativas é alto, começando por deixar os fãs chateados pelo fato de não estar disponibilizado o áudio em português.
                Produzida pela Tsuburaya Productions, Ultraseven foi a segunda série dos heróis Ultras, iniciada em 1966, quando foi ao ar na TV japonesa a série Ultraman. O grande sucesso obtido por Ultraman em seus 39 episódios motivou Eiji Tsuburaya a criar um novo personagem nos mesmos moldes de Ultraman, mas com algumas diferenças. Começava ali a criação da Família Ultra, uma equipe de guerreiros oriundos de um sistema estelar muito distante no espaço que se revezam pelo Cosmo na defesa da paz e da justiça, e que passariam a defender nosso planeta das várias ameaças espaciais que aqui aportavam de tempos em tempos. E a franquia Ultra comporia, anos depois, o trio de ouro das produções tokusatsu do Japão, junto com a franquia Kamen Rider e a Super Sentai.
                Ultraseven estreou na TV japonesa em outubro de 1967, e tendo um tom mais sombrio e adulto em suas aventuras, alcançou mais sucesso do que seu antecessor, chegando à marca de 49 episódios, encerrando-se em setembro de 1968. A popularidade e carisma do herói lhe garantiram aparições especiais em diversas séries posteriores da franquia, para delírio dos fãs do personagem, que é cultuado até hoje por fãs do mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde a série foi exibida nos anos 1970 e 1980, primeiro pela TV Tupi, passando depois pelas emissoras Record e TVS/SBT, onde teve sua última exibição, sumindo da programação tanto das TVs abertas quanto fechadas. Nos últimos anos, a série passou a ser veiculada, de modo não-oficial, pela Rede Brasil de Televisão, que reprisou diversas outras séries live-actions japonesas. Aliás, como essa exibição pela Rede Brasil estava sendo feita com a dublagem em português, os fãs esperavam que o lançamento em DVD trouxesse pelo menos este áudio, mesmo que não estivesse disponível em todos os episódios, a exemplo do que foi feito na série Fantomas, que trouxe apenas 36 dos 52 episódios com seu áudio em português, trazendo nos demais apenas a opção de legendas em português.
                Na história da série, em um futuro próximo, a Terra encontra-se sob ameaça constante de vários extraterrestres. Para defender nosso planeta, é criado o Esquadrão Ultra, composto de integrantes que pilotam e manejam equipamentos e armas de alta tecnologia, que enfrentam estas ameaças. E entre eles encontra-se Dan Moroboshi, que na verdade é um alienígena vindo da Nebulosa M78, que ao visitar nosso planeta, em sua viagem para mapear a galáxia, criou grande empatia por nosso mundo, e ao salvar a vida de um terráqueo chamado Jiro Satsuma, cria para si uma cópia da aparência do jovem, passando a viver em nosso mundo, e adotando o nome terrestre de Dan Moroboshi. Ao contrário de Ultraman, que se fundiu ao jovem Shin Hayata no início da série, Ultraseven/Dan Moroboshi só copiou a aparência do jovem terráqueo, que seguiu com sua vida adiante. Ao contrário de Hayata, que erguia a cápsula beta para e transformar em Ultraman, Moroboshi colocava sob seus olhos o Ultra-olho, e com isso, transformava-se em Ultraman, numa das transformações mais curtidas pelos fãs. Outra diferença em relação a Ultraman é que Dan carregava consigo três cápsulas-monstro. Com elas ele podia invocar três monstros ajudantes que lhe daam apoio nas lutas contra os inimigos: Windam, Aguira e Mikras. Outra diferença é que, ao contrário de seu antecessor, que tinha um tempo limitado de combate devido ao fraco Sol da Terra, Ultraseven não tinha tantos problemas com essa limitação, podendo lutar com menos preocupação em relação ao tempo do combate. Porém, dependendo dos ferimentos sofridos em combate, isso podia se refletir na sua identidade humana, de modo que em vários momentos, Dan Moroboshi ostentava ferimentos devido aos combates travados, e houve ocasiões em que até mesmo seu Ultra Olho acabou danificado, o que o impediu de se tornar novamente Ultraseven. Muitas histórias carregavam nos dilemas morais e éticos a serem enfrentados pelo herói, o que tornou a série muito mais pesada do que sua antecessora.
                Não deixa de ser um lançamento oportuno da World Classic no mercado de vídeo nacional. Resta esperar que a empresa tenha pelo menos tido o cuidado de garantir uma melhor qualidade do material a ser apresentado ao público consumidor, ao contrário do visto no box de Ultraman, e com isso possa oferecer a esperança de em outras oportunidades trazer outras séries há muito esperadas pelos fãs, com pelo menos qualidade decente para os padrões que o DVD pode oferecer. E que a estrela de Ultra possa brilhar com a força que lhe é peculiar.

12 comentários:

  1. É realmente duvidosa a qualidade deste lançamento do Ultraseven, principalmente se levarmos em conta que a qualidade do Box do Ultraman foi muito baixa. Há outro erro além do número de episódios, a imagem do Ultraseven pertence a empresa tailandesa Chayo que basicamente tentou dar um "golpe" na Tsuburaya falsificando documentos, isso talvez explique o por que das imagens serem de baixa qualidade, já que muito provavelmente esses lançamentos estão sendo negociados com empresas americanas, e não diretamente com a Tsuburaya. Já este box do Ultraseven parece ser feito com base nos dvds da Shout! Factory, que é a empresa que está lançando os Super Sentais dos anos 90 nos EUA, em um comparativo, a imagem está muito boa. Tenho muita vontade em adquirir esse box da minha série Ultra favorita, mas só depois que me certificar da qualidade, espero que a World Classics não nos decepcione desta vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem as dublagens antigas ,mas a World Classic desrespeita os fãs de seriados ,é só ir atrás dos colecionadores!eles tem muita coisa gravada da tv

      Excluir
  2. EU TENHO UMA SÓ PERGUNTA PARA A EMPRESA QUE VAI LANÇAR O ULTRA-SEVEN EM DVD-R, PORQUE VOCÊS NÃO VÃO ATRAS DO SERGIO QUE E DONO DO ARCADE CLUB QUE TEM TODOS OS ÁUDIOS DO ULTRA-SEVEN ROBÔ GIGANTE E VINGADORES DO ESPAÇO ELE TEM TODOS OS ÁUDIOS E PORQUE VOCÊS NÃO VÃO LA CONVERSA COM ELE E PEDE UMA PARCERIA COM O SERGIO PARA LANÇAR COM A DUBLAGEM ANTIGA, NÃO ADIANTA LANÇAR LANÇAR DVDS-R DO ORIGINAL SEM O ÁUDIO EM PORTUGUÊS NÃO ADIANTA NADA SE FOSSE COM A DUBLAGEM ANTIGA JUNTO EU COMPRARIA, SEM O ÁUDIO NEM VOU PERDER O TEMPO DE COMPRAS OS DVDs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que arcade club é esse que não aparece no google? É uma empresa?

      Excluir
    2. Arcade Club,eles comercializam DVDs de seriados anos 60 e 70,em geral eles possuem dublagem antiga que foi gravada da tv

      Excluir
    3. Sim a Arcade tem a dublagem antiga mas alguns episodios eles não tem ,tudo foi gravado da tv,mas a world classics deveria pesquisar com os colecionadores antes de lançar

      Excluir
  3. Alguém que já comprou, por gentileza, coloque aqui a avaliação quanto à qualidade de imagem e se a mídia é 4.5 ou 8.5 gb. para que eu compre também sem correr o risco de decepção com imagens ruins, como aconteceu com alguns boxes que já saíram e nos decepcionou. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo comprei apostando que seria melhor que o Box do Ultraman,e realmente é,a imagem é muito boa,houve uma remasterização que deixou a imagem com realce mais escuro onde já era escuro(sombras),porem ficou bonito,melhor até que os 12 DVDs do Projeto Ultraseven(que eu também tenho).O problema está é nas legendas,que pelo jeito foram traduzidas automaticamente dos Dvds americanos da Shout!Factory,ficando muitas vezes sem sentido.Fora isso gostei muito,assisti em uma TV 49 polegadas e a imagem não apresentou nenhum defeito(quadriculados)e o novo efeito mais escuro ficou foi é muito bonito.Vale Muito a Compra!!!

      Excluir
  4. Muito obrigado pela avaliação, sou fã desde pequeno desses heróis japoneses e sempre esperei dvds oficiais, mesmo tendo os alternativos.Vou já também providenciar esse box pra minha coleção.Acho que é uma pena também não colocarem a dublagem original, mesmo que fosse apenas em alguns conhecidos episódios que a gente sabe que ainda há essa dublagem.Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah,que legal que pude ajudar,que venha O Regresso de Ultraman e todos os outros mais.Abração para ti e todos os Amigos fãs dos Guerreiros da Estrela de Ultra

      Excluir
  5. Não devem esperar muita coisa de uma empresa que, deveria ou garimpar e localizar a antiga dublagem que se encontra "perdida" ou fazer uma nova dublagem com alguns dos atores da primeira dublagem para haver identificação. Não houve esta preocupação nem com esta e nem com as demais séries japonesas antigas lançadas pela empresa. E não adianta falar em incêndios, perda, sumiço etc que é pura balela. As distribuidoras destes filmes de tv fecharam mas, as cópias existem e devem ser localizadas. Estas séries fazem parte da memória televisiva brasileira!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco caso da world classic!é só ela procurar os colecionadores que eles tem as dublagens antigas gravadas da tv

      Excluir