domingo, 11 de setembro de 2016

TRANSFORMERS GANHA “COLEÇÃO DEFINITIVA” NO REINO UNIDO



                Ser leitor de quadrinhos tem seus bons e maus momentos. Enquanto os fãs nacionais da arte sequencial amargaram durante anos várias obras serem lançadas aqui com qualidade gráfica inferior ao que se via nas edições nos outros países, estes tinham acesso às mais variadas e diversas possibilidades de obras lançadas com todo o cuidado merecido. A situação só melhorou para os brasileiros nos últimos anos, quando as edições em formato americano e em capa dura se difundiram mais em nosso mercado, e em especial desde que as editoras Salvat, Planeta de Agostini, e Eaglemoss passaram a disputar o público leitor de quadrinhos de super-heróis, oferecendo coleções dos super-heróis Marvel, Guerra nas Estrelas, e DC com tratamento gráfico de primeira, a preços bem acessíveis, nas bancas nacionais, na disputa pelo público leitor de HQs, apesar do momento econômico em nosso país não ser dos mais inspiradores. Mesmo assim, ainda há diversos lançamentos no exterior que deixam muitos leitores nacionais com inveja da sorte dos leitores estrangeiros.
                E um destes lançamentos é o que acaba de ser anunciado pela editora Hachette Partworks Ltd., sediada na Inglaterra: uma coleção de edições em Graphic Novel dedicada às séries clássicas de Transformers, pra fã nenhum do eterno confronto entre Autobots e Decepticons botar defeito. TRANSFORMERS: THE DEFINITIVE G1 COLLECTION será uma coleção composta inicialmente por nada menos de 60 edições, todas em formato americano, com direito a capa dura e papel interno de primeira qualidade, que irá trazer praticamente todas as séries lançadas até hoje da primeira versão dos robôs que mudam de forma do planeta Cybertron, desde as aventuras originais produzidas pela Marvel Comics a partir de 1984, até as mais recentes sagas produzidas pela editora IDW Publishing, atual detentora dos direitos de histórias em quadrinhos da franquia de propriedade da Hasbro. Para os fãs da série clássica, conhecida como G1, é a glória suprema.
                Todas as histórias foram “remasterizadas” e recolorizadas, especialmente as mais antigas, produzidas ainda nos tempos da Marvel Comics. A primeira edição terá preço promocional de 1,99 libras esterlinas, a segunda edição pelo preço de 6,99 libras, e as edições seguintes terão o preço de 9,99 libras. A coleção começará a ser distribuída no mês de outubro, e a periodicidade será quinzenal. A editora já disponibilizou opção de assinatura para a coleção, com várias opções de pagamento, além de brindes para os leitores. Entre estes brindes estão uma caneca, um cinto, chaveiros e alguns outros mimos, além de frete grátis para o envio das edições. Mas, antes que algum fã nacional se empolgue e queira, compreensivelmente, adquirir esta coleção, a editora já avisa que as vendas desta coleção estão restritas ao Reino Unido, compreendendo a Inglaterra, Escócia, País de Gales, e Irlanda do Norte, não podendo ser enviada para outros países.
Cada volume terá em média 200 páginas, e além das histórias que trará, haverá “extras” em todos as edições, começando por uma apresentação do enredo que a edição trará, além de diversas informações de fundo sobre a mitologia e cronologia da série. Haverá também fichas com os perfis de vários personagens, além de diversos esboços e sketchbooks de vários artistas com os personagens. E não poderiam faltar as galerias de capas de todas as edições originais das histórias compiladas em cada edição. Tudo numa apresentação caprichada, como convém a uma coleção deste nível de qualidade, ao qual os leitores nacionais já viram nas edições das coleções nacionais lançadas em nossas bancas. E, a exemplo das coleções Marvel e DC lançadas por Salvat e Eaglemoss aqui no Brasil, esta coleção de Graphic Novels de Transformers também formará um único painel ilustrado com as artes das lombadas de cada edição. O único ponto negativo é que as histórias não virão na ordem em que foram publicadas inicialmente, mas em arcos de sagas e compilações avulsas, de acordo com o programado para cada volume.
No release do lançamento da coleção, a Hachette já anunciou os títulos das primeiras cinco edições da coleção, a seguir relacionadas:

# Edição 01: TARGET 2006: Este mini épico inovador traz detalhes não mostrados de Transformers – O Filme, e que mudaram para sempre os quadrinhos e o universo dos Transformers.

# Edição 02: STORMBRIDGE: Acompanhe grandes combates e confrontos, como o encontro de Schockwave com os Dinobots, além da minissérie Stormbringer.

# Edição 03: THE PRIMAL SCREAM: Este volume traz diversas histórias, como “Race With the Devil”, “Survivors”, além de apresentar o retorno de Megatron, a ascensão de Unicron, entre outras aventuras dos Transformers.

# Edição 04: EDGE OF EXTINCTION: Trazendo toda a saga de Unicron da série original da Marvel completa em um único volume pela primeira vez. Esta é uma história que emocionou toda uma geração de leitores, e definiu o padrão para cada história dos Transformers que se seguiram.

# Edição 05: THE WAR WITHIN: Tudo começa aqui. No passado distante de Cybertron, conheça os detalhes dos acontecimentos que levaram ao início da Grande Guerra entre Autobots e Decepticons, além de outros segredos revelados. Testemunhe o surgimento de Optimus Prime e Megatron, em meio ao conflito que levaria todo um planeta e uma civilização a uma guerra civil por milênios... e que acabaria envolvendo a Terra.

Os títulos das demais edições não foram anunciados. A editora anunciou que a coleção terá inicialmente 60 edições, e como o seu nome diz, enfocadas exclusivamente na versão clássica, conhecida como G1, a preferida de muitos fãs, cuja popularidade é grande até hoje, mais de 30 anos de seu lançamento, conforme mostram os lançamentos de produtos recentes, como o jogo “Devastation”, e a nova webssérie “Combiner Wars”, totalmente ambientadas nas versões clássicas dos personagens.
                Resta aos fãs nacionais esperar que alguma editora se interesse de lançar esta coleção por aqui, onde há muitos fãs dos Transformers. Os bons resultados de vendas obtidos pela Salvat mostraram que há espaço em nosso mercado de quadrinhos para este tipo de lançamento de maior qualidade, há muito desejado pelos leitores. Mas talvez seja necessário esperar por um momento mais conveniente para se lançar novas coleções, uma vez que nossa economia não está em seu melhor momento, e já há uma boa disputa nas bancas e livrarias pelas coleções que se encontram em andamento, enfocada nos heróis da Marvel e DC Comics, disputando espaço com várias outras publicações com qualidade gráfica de alto padrão, como as edições da Disney, além de outros títulos regulares no mercado, não apenas de quadrinhos de super-heróis, mas também de mangás, quadrinhos Dsiney, Turma da Mônica, e obras independentes. Dado o momento delicado de nossa economia, pode-se dizer que o número de títulos em publicação é bem alto e variado.
                O problema é que novas coleções poderão sobrecarregar o mercado, que já anda com dificuldades. Para não mencionar que a própria base de fãs dos personagens possa não ter o tamanho necessário para motivar as editoras a lançar esta coleção, haja vista que a franquia nunca teve lançamentos decentes no mercado de vídeo em nosso país, para não mencionar as próprias revistas em quadrinhos, que tiveram lançamento regular apenas na segunda metade dos anos 1980, fora duas minisséries lançadas pela Panini na década passada, que não tiveram sequência. Mas, quem sabe o futuro nos traga boas surpresas? Especialmente se a economia voltar a apresentar dias melhores. Enquanto isso, só nos resta ficar com uma tremenda inveja dos fãs dos personagens no Reino Unido, que por enquanto serão os únicos a ter acesso a esta bela coleção dos robôs que mudam de forma. Como diria Optimus Prime: “É hora de transformar e rodar!”

2 comentários: