sábado, 24 de setembro de 2016

SAINTIA SHô É O MAIS NOVO MANGÁ DA JBC



                Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya, no original em japonês) se tornou uma série de anime lendária no Brasil nos anos 1990. Exibida pela TV Manchete, a saga dos Defensores da Deusa Atena, enfrentando os mais variados inimigos, produziu um terremoto raras vezes visto na comunidade nerd brasileira, ajudando a trazer para nosso mercado várias outras séries de animações produzidas no Japão. Alguns anos depois, as séries Pokémon e Dragon Ball Z dariam sequência a esse impulso, ajudando a lançar os primeiros títulos de mangás a serem publicados de forma efetiva em nosso país, depois de muitos anos de ausência. E lá estava Cavaleiros do Zodíaco novamente para conquistar os leitores nacionais, tendo suas aventuras originais criadas por Masami Kurumada sendo publicadas pela Editora Conrad, que lançou toda a série em nosso mercado. Anos depois, foi a vez da JBC relançar as aventuras de Seiya & Cia., obtendo novamente sucesso no mercado de quadrinhos nacional.
                Mas, para felicidade dos leitores, não foi apenas a série original dos Cavaleiros do Zodíaco a aportar por aqui. A mesma Editora Conrad lançou a série Episódio G, focada nos primórdios de Aioria como Cavaleiro de Leão, e a própria JBC também lançou a série Lost Canvas, mostrando a Guerra Sagrada travada por Atena e Hades há mais de dois séculos atrás, antecedendo as aventuras da série original. Outras publicações foram Lost Canvas – Gaiden, e Next Dimension – A Saga de Hades, sendo que estas duas últimas séries ainda se encontram em publicação no Japão, e ainda não foram concluídas.
                Mas, no ano em que Cavaleiros do Zodíaco faz 30 anos do início da publicação de suas primeiras aventuras no Japão, eis que a JBC, para alegria dos fãs da obra desenvolvida por Kurumada, está trazendo mais uma série baseada no universo dos Cavaleiros do Zodíaco: SAINTIA SHÔ. Esta nova série traz uma história que se desenvolve paralelamente ao mangá original dos Cavaleiros, com participação dos mesmos em certos momentos da história, que é centrada em outros protagonistas. Criada pela mangaká Chimaki Kuori a partir dos personagens desenvolvidos por Masami Kurumada, esta série traz ao universo dos Cavaleiros uma nova classe de guerreiras de Atena, as Saintias, que formam a guarda pessoal da deusa Atena, composta apenas de mulheres, em uma categoria praticamente à parte na hierarquia dos Cavaleiros de Atena. Dotadas de armaduras de diversas constelações, estas jovens guerreiras não tem a obrigação de cobrir o rosto como as Amazonas que se dedicam a defender Atena. Por outro lado, como costumam agir de forma discreta e nos bastidores, sua existência é pouco conhecida, mesmo para vários outros cavaleiros.

                Nesta nova série, a protagonista é Shoko, uma jovem determinada, que deseja reencontrar com sua irmã mais velha Kyoko, que partiu de casa há 5 anos para trabalhar em um projeto importante na Fundação Graad, que é conduzida por Saori Kido. E quando o destino dá a Shoko a chance de se encontrar com Saori, ela tem em mãos a chance de tentar descobrir o paradeiro de sua irmã. Mas Éris, a Deusa da Discórdia, uma das inimigas capitais de Atena, está tramando sua ressurreição, e no momento em que Shoko finalmente reencontra sua irmã, Saori é atacada por Éris, que é defendida por Kyoko, que se revela ser uma Saintia, uma das guerreiras de Atena, à sua irmã caçula. Shoko acaba sendo escolhida para ser o receptáculo da alma de Éris, mas os planos da deusa são frustrados por Kyoko, que tenta selar a alma de Éris em seu corpo, a fim de não apenas proteger Atena, mas também sua irmã caçula, livrando-a deste terrível destino, sacrificando a si mesma. No meio do combate, a própria Shoko desperta seu cosmo, e Saori vê nela a oportunidade de uma chance para resgatar Kyoko das garras de Éris.
                Para tanto, Shoko deverá treinar intensamente para se tornar também uma Saintia, recebendo a armadura de Cavalo Menor, que por coincidência, é bem parecida com a segunda versão da armadura de Pégaso. Ciente de que precisará se tornar forte para salvar sua irmã, Shoko aceita a oportunidade, e inicia sua árdua jornada de treinos e aprendizado para desenvolver o seu cosmo e se tornar uma guerreira de verdade, de modo a poder resgatar sua irmã, e proteger Atena. Começam então as aventuras desta nova protagonista e todo um novo grupo de personagens, em acontecimentos que correm paralelamente à primeira série de quadrinhos, como a Guerra Galáctica, e a Batalha das Doze Casas. Shoko e as demais Saintias terão de enfrentar os Dríades de Éris para frustrar os planos perversos da Deusa da Discórdia.
                O mangá começou a ser publicado em 2013, na revista Champion Red, da editora Akita Shoten, e até o momento conta com 8 volumes encadernados. A JBC publicará a série no formato tankohon original, tamanho 13,5 x 20,5 cm, com cerca de 190 páginas por volume, miolo em papel pisa brite, pelo preço de R$ 15,90. O mangá terá distribuição nacional, com periodicidade bimestral. A primeira edição chega às bancas agora em outubro, e cada volume terá direito a algumas página coloridas, tal como na edição original japonesa. Novamente, é hora de queimar o cosmo e encarar esta nova saga do universo dos Cavaleiros do Zodíaco, que mostra que a obra desenvolvida por Masami Kurumada a partir de 1986 ainda tem muita lenha para queimar, como provam as novas séries de mangás, e animações produzidas recentemente no Japão. Vida longa aos Cavaleiros do Zodíaco! É hora mais uma vez de elevar o seu cosmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário