sábado, 24 de setembro de 2016

PIXEL RELANÇA AS TIRAS DO PRÍNCIPE VALENTE



                A Pixel Media continua investindo em personagens clássicos no mercado de quadrinhos nacional. E seu mais recente lançamento é nada menos do que a obra máxima de Hal Foster, o Príncipe Valente, cujas primeiras aventuras estão de volta às bancas e livrarias nacionais em uma bela edição especiail que compila os dois primeiros anos das tiras dominicais publicadas do personagem. PRÍNCIPE VALENTE – VOLUME 1 – 1937-1938 – NOS TEMPOS DO REI ARTHUR, é um álbum com acabamento de luxo, no formato 26,6 x 36,3 cm, com cerca de 112 páginas, e capa dura, ao preço de R$ 89,90. O volume reúne as primeiras histórias do personagem, que foram lançadas originalmente entre 1937 e 1938 em vários jornais nos Estados Unidos.
                A edição lançada pela Pixel é baseada na coleção que a editora americana Fantagraphics vem lançando desde 2009, republicando na íntegra a série de aventuras do herói, que estreou suas histórias no dia 13 de fevereiro de 1937, e desde então, tem sido publicada regularmente até os dias atuais, sendo que nos primeiros 35 anos de existência da tira ela foi desenhada pelo seu criador. Hal Foster se afastou da criação das tiras por volta de 1971, quando outros artistas a assumiram, dando continuidade às aventuras.
                Até o presente momento, a coleção já chegou a 14 volumes, compilando as tiras publicadas até 1964. A série é uma das mais antigas produções de quadrinhos lançada ininterruptamente até os dias atuais. Foster desenhava as páginas com os quadros sem seus balões de diálogos, os quais eram sempre colocados na parte de baixo de cada quadro, tal como era feito nas primeiras publicações de quadrinhos. Esse estilo, aliado a uma arte minuciosa, e com grande detalhismo histórico dos acontecimentos da época, adaptados ao desenvolvimento da história, tornou a saga do Príncipe Valente um dos maiores clássicos da história dos quadrinhos mundiais. Em 1954, a série ganhou uma adaptação para o cinema, estrelada por Robert Wagner no papel título. Na década de 1990, o Príncipe Valente ganhou uma série de desenho animado com 65 episódios, que chegaram a ser exibidos na TV brasileira.
                Por três décadas e meia, Harold Foster escreveu e desenhou a página semanal em cores de Príncipe Valente, considerada unanimemente como a maior aventura em quadrinhos da história. A obra ganhou várias edições em forma de livro ao longo das décadas, porém, agora, pela primeira vez, foram usadas as provas originais das gravuras coloridas do autor, com recursos de digitalização do século 21 para apresentar a obra com todo o seu esplendor para a atual geração de leitores de quadrinhos. Utilizando a correção tecnológica de cores e os demais processos modernos de tratamento de imagens, este é o primeiro livro a fazer justiça à suntuosidade gráfica da arte de Foster. Além de reimprimir a totalidade dos dois anos iniciais da tira de Príncipe Valente, cobrindo as primeiras aventuras emocionantes de Val, este volume também traz aos leitores, antigos e novos, alguns extras muito interessantes: ele inclui uma entrevista pouco conhecida até hoje feita com o criador da série, trazendo também fotos raras e ilustrações, bem como um ensaio biográfico escrito por um especialista em Hal Foster, Brian M. Kane. Trata-se de um material que certamente será muito apreciado pelos fãs.

               As tiras dominicais de Príncipe Valente eram lançadas em cores nos jornais, e ocupavam uma página inteira, daí o formato do álbum ser bem diferente dos demais que trazem compilações de tiras de outros personagens. As próprias tiras criadas por Foster já eram diferentes de todas as outras. No Brasil, várias gerações de leitores tiveram chance de acompanhar parcialmente a saga de Valente. O personagem foi publicado inicialmente no Suplemento Juvenil, revista publicada por Adolfo Aizen, fundador da Editora Brasil-América (EBAL), ainda em 1937. O personagem passaria depois por várias outras editoras, como Saber, Rio Gráfica, Nova Sampa, mas foi com a EBAL que ele ganhou seus melhores lançamentos, com a publicação dos álbuns que compilavam suas tiras. Foram cerca de 15 edições lançadas pela editora de Aizen, até o seu fechamento, entre 1974 e 1995. Anos depois, a Opera Graphica deu continuidade à coleção, a partir da edição 16, e chegou a lançar até o volume 20, que foi o último a ser publicado no Brasil. Vale lembrar que todos estes álbuns foram lançados com a arte em preto e branco.
                O lançamento da Pixel ganha destaque por finalmente trazer no formato álbum as artes coloridas, que aproveitando a “remasterização” feita pela Fantagraphics, proporciona ao leitor a mais prazerosa experiência de apreciação da obra de Hal Foster com sua máxima qualidade gráfica possível. O preço da edição, contudo, deve afastar um bom número de leitores que gostaria de apreciar esta obra, ainda mais neste momento delicado da economia nacional. Mas não há como negar que se trata de um material que há muito merecia ser republicado no Brasil, e agora, com a vantagem de aproveitar o bom trabalho de atualização gráfica produzido pela Fantagraphics, está finalmente disponível ao leitor brasileiro, na sua melhor apresentação possível. Resta agora esperar que as vendas sejam satisfatórias, para que a editora continue podendo trazer os volumes seguintes da coleção a que os leitores de quadrinhos nos Estados Unidos já vem tendo acesso. Afinal, o universo dos quadrinhos vai muito além das aventuras de super-heróis e dos mangás. E poder conferir um clássico como Príncipe Valente é um privilégio que não se tem todo dia. Parabéns à Pixel por mais este lançamento, e que possam vir muitos outros no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário