domingo, 11 de setembro de 2016

MYTHOS LANÇA NOVAS EDIÇÕES DE JORNADA NAS ESTRELAS



                Este mês de setembro é histórico para a comunidade trekker em todo o mundo: Jornada nas Estrelas (Star Trek), a mais famosa série de TV de todos os tempos, completou 50 anos de existência oficial, oficializados no último dia 8, data de quando, em 1966, foi ao ar na TV americana o primeiro episódio da série clássica, intitulado “O Sal da terra” (curiosamente, o episódio piloto da série foi exibido somente algumas semanas depois), dando início à saga interestelar da tripulação da nave espacial Enterprise. E os 50 anos de Jornada estão sendo comemorados no mundo inteiro, com direito a vários lançamentos especiais aproveitando a data, para não falar do mais novo filme lançado nos cinemas, que só neste mês estreou aqui no Brasil, onde os lançamentos para aproveitar a data estão entre os mais tímidos de que há notícia. Mesmo assim, os fãs ainda poderão aproveitar o momento.
                A Mythos Editora aproveitou para lançar em agosto último, e neste mês de setembro duas edições encadernadas com histórias da tripulação original da Enterprise, para aproveitar o momento da comemoração. Serão duas edições com as duas versões da tripulação da série clássica: uma delas com a versão original, e a outra trazendo histórias da nova tripulação vista no filme dirigido por J.J. Abrams. A primeira, disponibilizada neste mês de agosto, é STAR TREK - NOS DOMÍNIOS DA ESCURIDÃO, edição em formato americano, com cerca de 204 páginas, em capa dura, ao preço de R$ 79,90, e traz uma coletânea de aventuras da nova linha temporal estabelecida nos mais recentes filmes para o cinema. Depois dos eventos vividos por Kirk, Spock, McCoy e cia. no filme Além da Escuridão - Star Trek, a nave da Federação Unida de Planetas USS Enterprise embarca numa nova missão de exploração do espaço prevista para durar nada menos do que de cinco anos. Mas longe da terra, em meio ao cosmo, surgem novas ameaças que podem colocar em risco a segurança da federação. Resquícios da seção 31, a divisão de operações secretas da frota estelar, tentam incitar uma guerra entre o império romulano e o klingon, e a tripulação da Enterprise se vê no meio desta disputa. E isso não será o único problema que a tripulação da nave irá enfrentar.
                Com roteiros de Mike Johnson, e arte de Erfan Fajar, que mostrarão o desenrolar da perigosa corrida armamentista advinda das belicosas relações entre klingons e romulanos, outra aventura enfocará o período do Pon Farr, a perigosa peculiaridade da saúde vulcana que acomete seus cidadãos e que pode ser possivelmente fatal, se não forem tomadas as devidas providências. Mas, com o planeta Vulcano tendo sido destruído por Nero, como Spock conseguirá lidar com a questão nesta nova faceta de Jornada, uma vez que, na linha de tempo original, Kirk quase morreu para devolver o amigo à lucidez nesta ocasião. As aventuras desta edição foram publicadas pela IDW Publishing nos Estados Unidos, que lançou em 2011 um novo título mensal dedicado à nova linha temporal estabelecida nos filmes de cinema, no reboot da franquia comandado por J.J. Abrams, e que segue firme no leque de publicações da editora.
                Já a segunda edição que a Mythos programou é uma das mais esperadas pelos fãs. Trata-se de JORNADA NAS ESTRELAS: A CIDADE À BEIRA DA ETERNIDADE. Com cerca de 140 páginas, em formato americano, também com capa dura, ao preço de R$ 69,90, esta edição compila a minissérie “Star Trek: Harlan Ellison’s The City on the Edge of Forever – The Original Teleplay”, composta de 5 edições, lançada pela IDW em 2014, e que traz a versão original do roteiro que deu origem ao mais famoso episódio da série clássica, “A Cidade à Beira da Eternidade”. Este episódio, ganhador do Prêmio Hugo de ficção científica e do Writers Guild of America’s Award, mostrava um alucinado doutor McCoy, após sofrer um surto psicótico devido a uma overdose acidental de um medicamento, se teleportando para um planeta desabitado que a Enterprise preparava-se para explorar. Mas eles descobrem que, na superfície do planeta existia um estranho artefato alienígena conhecido como Guardião da Eternidade, permitindo àquele que o atravessar ir para qualquer lugar e época em todo o universo, e ao verem McCoy atravessá-lo, toda a realidade conhecida é alterada, muito possivelmente por causa de seu amigo, que descobrem que foi parar na Terra dos anos 1930, e que inadvertidamente possa ter mudado algum acontecimento chave do desenvolvimento da história. Kirk e Spock também precisam voltar no tempo para corrigirem as mudanças e restaurarem sua linha de tempo, antes que tudo seja irremediavelmente perdido. O problema é que, além de terem de achar seu amigo, a própria intenção deles de restaurar a linha temporal pode muito bem ser até mesmo a origem da interferência que causará sua mudança, e como eles poderão impedir que seus próprios atos desencadeiem o que procuram evitar?
 O roteiro do episódio foi criado por Harlan Ellison, um dos mais renomados escritores de ficção científica. Entretanto, sua história original precisou passar por várias mudanças para poder ser transformada no episódio da série de TV, devido às limitações não apenas técnicas, mas também financeiras, e estas mudanças na sua obra levou Ellison a se desentender ferozmente com Gene Roddenberry. Harlan Ellison era uma pessoa de gênio difícil, e nunca mais escreveria um roteiro para Jornada. Nesta década, já com a licença para publicar histórias em quadrinhos de Jornada nas Estrelas, e cientes da fama e da popularidade deste episódio da série clássica, e pelo fato da história originalmente criada possuir vários mudanças e fatos que não puderam ser mostrados no episódio, eis que surgiu o mote para a IDW trazer para os fãs a história original de "A Cidade à Beira da Eternidade" tal como ela deveria ter sido originalmente exibida, na forma de uma minissérie mensal de 5 números, publicados entre junho de outubro de 2014 nos Estados Unidos. No roteiro original de Ellison, não é Leonard McCoy quem acaba fugindo para o passado, mas outro tripulante da nave Enterprise, chamado Beckwith, que possui uma característica particular: é um viciado em drogas. Sua fuga e estado alucinado ocorrem por causa da abstinência da droga. A história também possui vários outros personagens, em especial na parte em que nossos heróis se encontram na Terra durante o período da Grande Depressão, pra não mencionar que ainda passam por um número de apuros bem maior do que acabou sendo mostrado na versão filmada. E agora chegou a chance de os fãs brasileiros conhecerem na íntegra a história original, e terem a chance de compará-la com o que assistiram, nesta bela minissérie de quadrinhos.
A adaptação do roteiro de Ellison para a HQ ficou a cargo de Scott Tipton, e a história teve a arte pintada de J.K. Woodward. As capas foram desenhadas por Juan Ortiz, e todas as edições da minissérie tiveram opções de capas variantes. Harlan Ellison supervisionou pessoalmente a adaptação de seu texto para a minissérie, de modo a garantir que o texto não fosse novamente "desvirtuado" na transposição para os quadrinhos, como havia ocorrido na produção da série de TV. A edição da série ficou a cargo de Chris Ryall, editor-chefe da IDW Publishing, que declarou que aquela seria uma aventura de Jornada nas Estrelas diferente de qualquer outra, mesmo para aqueles fãs que tivessem assistido o episódio da série de TV por anos a fio, uma vez que a o roteiro original de Ellison promete surpresas no desenlance dos fatos da aventura que os fãs desconhecem totalmente.
                São duas edições realmente muito bem-vindas pelos fãs não apenas de Jornada nas Estrelas, mas por todos os fãs de quadrinhos, e um agradável retorno das histórias da franquia ao mercado nacional, de onde andavam ausentes nos últimos tempos, desde a última edição lançada pela Devir, que tinha publicado as últimas compilações em nosso país. Espera-se que a Mythos continue oferecendo, mesmo que esporadicamente, os novos materiais produzidos pela IDW aos leitores brasileiros, ajudando a diversificar a oferta de bons títulos de quadrinhos em nosso país. Os leitores certamente agradecerão pela oportunidade. E que possam valorizar estes lançamentos, mesmo diante do momento complicado de nossa economia, para que a editora possa continuar trazendo opções para os amantes das HQs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário