quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O MUNDO DA DUBLAGEM PERDE SILVIO NAVAS



                O universo da dublagem brasileira perdeu mais uma de suas vozes marcantes. Silvio Navas, dublador que fez a voz nacional de vários personagens marcantes em diversos filmes e desenhos, faleceu no último dia 29 de julho, em Santos, sua cidade natal. A família não divulgou a causa da morte, mas o estado de saúde de Silvio inspirava cuidados nos últimos tempos, o que o fez reduzir muito suas atividades profissionais, sendo que em 2014 o ator foi diagnosticado com o Mal de Alzheimer.
                Nascido em 1942 na cidade de Santos, Silvio iniciou sua carreira profissional nos anos 1960, quando se mudou para o Rio de Janeiro, primeiro na AIC, e depois na Herbert Richers. Com um notável timbre de voz e um grande talento, Silvio mostrava imensa versatilidade para dublar os mais variados personagens, o que teria lhe valido o apelido de “dublador das mil vozes”. Para aqueles que assistiram a várias séries de desenhos animados nos anos 1980, Silvio Navas participou da dublagem de vários deles. Fez o Papai Smurf na série “Os Smurfs”; o vilão Destro, em “Comandos em Ação” (G.I. Joe); Schockwave, em “Transformers”; o Monstro Estelar, em “Silverhawks”; Granamir, em “He-Man”; o vilão Cy-Kill em “Gobots”; General Deslock em “Patrulha Estelar”; além do vilão ao qual seu nome é mais lembrado, o temível Munn-Raa, na série “Thundercats”, entre outros papéis em várias séries.
Em seriados, fez a voz de Peter Thorton, na série “Profissão Perigo” (MacGyver); Dr. Elias Heuer em “Buck Rogers no Século XXV”; Mark Gordon em “O Homem que Veio do Céu”; Charles Ingals em “Os Pioneiros”; Carl Sagan em “Cosmos”, entre vários outros personagens. Fez também por diversas vezes a voz dos atores Charlen Bronson, Anthony Quinn, Marlon Brando, Peter Sellers, Kirk Douglas, Fred Astaire, Robert Duvall, Charles Chaplin, Bud Spencer, Gene Wilder em “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, entre muitos outros. Na primeira dublagem da trilogia original de Guerra nas Estrelas (Star Wars), coube a ele dar a voz ao maior vilão da saga criada por George Lucas, o temível Darth Vader, que infelizmente não foi mantida na redublagem feitas nos filmes muitos anos depois.
Em 1998, Silvio retornou a Santos, onde passou a viver novamente, dividindo-se entre suas atividades de dublador e ministrando cursos na área, bem como comparecendo a eventos de animes como convidado, onde sempre interagia com os fãs, dando autógrafos e se mostrando bastante atencioso com todos.
Seu último trabalho como ator foi no longa-metragem O Indulto (independente e sem fins lucrativos), produzido pelo Canal Sun 21 HD, gravado em 2014 na cidade de Ourinhos, no interior de SP. Dois anos antes, o ator sofreu um acidente em sua casa, fraturando o fêmur, e precisando passar por uma cirurgia, com a colocação de uma prótese, e tendo de utilizar uma bengala desde então. Sílvio estava internado no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Santos, com um quadro de infecção, e esperava na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) para ser submetido a uma cirurgia para retirar a prótese implantada na perna em 2012. Infelizmente, o quadro de saúde do ator se agravou, e ele veio a falecer. Seu corpo foi velado na própria Santa Casa de Santos.
Vários fãs e conhecidos se manifestaram na internet, pelas redes sociais, lamentando o falecimento do notável dublador que tantas vezes emprestou seu talento e voz a tantos personagens nos mais de 50 anos de carreira no meio artístico. Infelizmente, mais uma grande voz que se calou, e cujos muitos trabalhos oficialmente foram perdidos com redublagens, onde sua participação acabou substituída por outros atores, uma vez que os distribuidores não se preocuparam em manter tanto quanto possível o mesmo elenco de dublagem.
                Descanse em paz, Silvio Navas. A dublagem brasileira, bem como os inúmeros fãs de suas interpretações ao longo dos anos, ficaram mais órfãos com a perda de seu grande talento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário