quarta-feira, 10 de agosto de 2016

EAGLEMOSS LANÇA COLEÇÃO ESPECIAL DO BATMAN



                Nos últimos anos, abriu-se um filão no mercado de quadrinhos nacionais de super-heróis com a coleção de Graphic Novels da Marvel Comics da editora Salvat, que conquistou inúmeros leitores, a ponto de a coleção inicial ser ampliada de 60 para 120 edições, além da própria Salvat lançar uma segunda coleção, com foco ligeiramente diferente, mas também oferecendo edições encadernadas com acabamento de luxo a preços bem razoáveis. E a Eaglemoss, editora concorrente, também entrou na briga, oferecendo sua própria coleção de Graphic Novels, mas tendo os heróis da DC Comics como protagonistas, no início deste ano. E a própria Eaglemoss chegou a divulgar que faria outro lançamento, tendo o Batman, um dos principais heróis do panteão da DC Comics, como protagonista. Logo se especulou que seria outra coleção de Graphics exclusiva do Cavaleiro das Trevas, o que por si só já serviu para deixar os fãs do Homem Morcego mais do que eufóricos com a possibilidade.
                Mas a própria Eaglemoss esclareceu melhor as informações, e o que será lançado será uma coleção exclusiva em formato Graphic Novel, similar ao que é adotado na coleção de Graphics DC, abordando uma das maiores sagas já vividas pelo Cruzado Embuçado ao longo de toda a sua carreira: os arcos Cataclismo e Terra de Ninguém, publicados nos títulos de linha do Batman e dos demais heróis de Gotham City durante a maior parte do ano de 1998, todo o ano de 1999 e o início do ano 2000. Serão nada menos do que 6 edições especiais, com periodicidade mensal, que começaram a ser vendidos em bancas no início deste mês de agosto. As edições também estão disponíveis para assinatura no site da editora, no endereço http://assinecolecoeseaglemoss.com.br/terradeninguem/index.asp#offer, bem como para venda direta.
                Esta história foi um dos momentos mais conturbados e difíceis de serem enfrentados pelo Homem Morcego. Na trama, Gotham City, a metrópole onde vive o herói, é atingida por um terremoto de magnitude 7.6 graus na escala Richter. A cidade é devastada pelo fenômeno sísmico. Edifícios desabam, perdem-se os recursos básicos de energia, água, e até mesmo a comida começa a ser rara. Pego de surpresa pelo desastre, o próprio Batman e seu fiel mordomo, Alfred, são engolidos pelo desabamento da Mansão Wayne e da Batcaverna. Com milhões de pessoas atingidas, e um número considerável de feridos e mortos, Batman, após lutar para escapar vivo do que era seu lar, tem uma missão praticamente impossível de vencer por si só: evitar que o caos tome conta de sua metrópole. E a situação só piora quando o governo federal americano, numa atitude descabida, resolve isolar Gotham City do continente, tornando-a oficialmente uma “Terra de Ninguém”. Os que puderam deixar a cidade tiveram sorte. Já quem ficou, tornou-se prisioneiro de seu próprio lar. Como desgraça pouca é bobagem, os perigosos criminosos que estavam encarcerados na penitenciária Blackgate, e no perigoso Asilo Arkhan, escapam, e cada grupo toma parte da cidade, estabelecendo ali seu “território”, fazendo valer a sua lei particular. Até mesmo a polícia e demais forças legais, forçadas a disputar os poucos recursos que sobraram, tem de conquistar e manter o seu próprio “território”.
                Neste panorama de caos e incerteza, onde todos tem de se preocupar em como encarar o dia seguinte, tudo fica ainda mais nebuloso quando o próprio Batman desaparece, após Bruce Wayne acabar derrotado em Washington, tentando reverter a decisão do governo de isolar a metrópole destruída e prender sua própria população dentro dela. Todos os heróis da cidade, como Asa Noturna, Robin, Oráculo, uma nova Batgirl, Azrael, e outros, tentam fazer o que podem para tentar reinstalar a ordem e a lei no que sobrou de Gotham City, mas é uma tarefa hercúlea. Os estragos, a destruição, e o número de mortos e feridos é tamanho que mesmo os maiores esforços de todos não conseguem nem aliviar toda a tragédia ocorrida, e a que está em vias de acontecer, quando o clima de “terra de ninguém” se espalha por tudo o que foi a cidade, e os piores instintos de quem assume o poder em determinados locais afloram.
                Gotham City já tinha tido maus momentos nos anos anteriores, com o lançamento da saga Contágio, onde um vírus mortal era espalhado pela metrópole, obrigando todos os heróis da cidade a uma verdadeira operação de guerra para impedir sua proliferação, no que foi seguida da saga Legado, onde a disseminação do mesmo vírus precisava ser impedida a nível mundial. Mas, como desgraça pouca é bobagem, eis que a mãe natureza resolve literalmente arrasar com Gotham City, e da maneira mais dramática possível: bastam segundos para a cidade desmantelar-se em grande parte, tragando com isso construções, veículos, vidas, tudo por onde a terra tremeu nunca mais seria como antes.
                No primeiro volume da coleção, intitulado CATACLISMO, é mostrado o terremoto que joga a metrópole no mais completo caos e desordem. O volume com cerca de 464 páginas, compila as edições Detective Comics 719 a 721, Batman: Shadow of the Bat 73 e 74, Nightwing 19 e 20, Batman 553 e 554, Azrael 40, Catwoman 56 e 57, Robin 52 e 53, Batman: Blackgate – Isle of Man 1, Batman Chonicles 12, Batman: Huntress/Spoiler - Blunt Trauma 1, e Batman: Arkham Asylum Mad Tales 1. O preço da edição é de R$ 89,99. A edição vem com uma introdução, além e uma galeria das capas das edições das histórias componentes deste volume.
                As edições seguintes trarão o título de TERRA DE NINGUÉM, dando sequência aos eventos mostrados no primeiro volume da coleção. Cada uma destas edições terá mais de 300 páginas. O preço de cada uma das edições seguintes não foi divulgado.
                A saga foi publicada no Brasil a partir do ano 2000, primeiro nas edições em formatinho da DC Comics publicadas pela Editora Abril, e depois na linha Premium adotada pela editora. Desde então, nunca foi republicada em nosso país. Nem mesmo quando a Panini assumiu as publicações dos heróis DC, a saga esteve nos planos de republicação, muito provavelmente devido ao seu tamanho e incrível complexidade, o que tornaria o desafio de relançamento da saga mais complicado. Afinal, juntando tudo, são mais de 2.000 páginas de quadrinhos, em edições com um número de páginas bem maior do que os encadernados usualmente lançados não apenas nas coleções de Graphics que a Salvat e a Eaglemoss tem publicado, mas raramente visto nas edições encadernadas lançadas pela própria Panini.
                Mas a Eaglemoss lança um produto adicional à sua linha de Graphic Novels da DC com uma das sagas mais complexas e desafiadoras de um dos maiores heróis da DC, com um material que há tempos merecia ser visto novamente no mercado editorial brasileiro, e com histórias densas e pesadas, onde mesmo a grande capacidade do Batman pouco pode fazer para mudar a dramática realidade que se abate sobre sua cidade, vítima de uma força da natureza destrutiva como poucas em nosso planeta, capaz de fazer o que muitas pessoas construíram ao longo dos anos, talvez décadas, virarem escombros, tanto físicos, como psicológicos. Um desafio descomunal imposto a maior herói de Gotham e todos os seus aliados na cidade, onde todos terão de dar o máximo de si mesmos apenas para conseguirem permanecer onde estão. Um salvamento que não será possível efetuar de um momento para o outro, e onde os esforços isolados de alguns heróis pouco poderão oferecer de alívio a uma população desolada de milhões de pessoas.
                O único ponto negativo deste lançamento é talvez o momento em que ele é feito. A crise econômica anda forte, e com as pessoas tendo de se segurar em seus empregos. Dado o volume imenso de páginas de cada volume desta coleção, que faz o seu valor ser bem maior do que o das edições normalmente lançadas, o público leitor terá de fazer um bom esforço financeiro para adquirir todas as edições desta saga. Não que ela não valha a pena, mas certamente o alcance da coleção, pelo menos neste atual momento, certamente não será o ideal, ainda mais se levarmos em conta que as bancas já andam bem disputadas em se tratando de publicações de álbuns de luxo. O que não desmerece a iniciativa louvável da Eaglemoss em lançar esta grande megassaga do Homem Morcego. Que ela possa ser bem sucedida, e os leitores tenham chance de apreciar esta que foi um dos maiores desafios de toda a carreira de aventuras do Cavaleiro das Trevas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário