domingo, 10 de julho de 2016

SÉRIE CLÁSSICA DE HE-MAN GANHA GUIA COMPLETO



                Os anos 1980 foram pródigos no lançamento de várias séries de televisão que se tornaram antológicas no mundo da cultura pop, arrebatando fama mundial e conquistando fãs que até hoje lembram com carinho das produções daquele período, fossem seriados de TV, filmes, ou séries de animação. He-Man e os Mestres do Universo, série de desenho animado produzida pelo finado estúdio Filmation, foi uma delas, e até hoje é cultuada por milhares de fãs em diversos países, inclusive no Brasil, onde o desenho foi exibido pela TV Globo, com direito até a longa-metragens para o cinema, animado e com atores.
                E visando esse público cativo que existe até hoje das produções daqueles tempos, que a Dark Horse está lançando agora em agosto, nos Estados Unidos, o mais completo guia sobre a série clássica de He-Man, com fichas completas de todos os 130 episódios das duas temporadas produzidas da série, entre 1983 e 1985, pela Filmation. E, de quebra, a edição também trará tudo sobre a série de She-Ra, produção derivada que se seguiu, feita entre 1986 e 1987, que durou também duas temporadas, com um total de 98 episódios.
HE-MAN AND SHE-RA: A COMPLETE GUIDE TO THE CLASSIC ANIMATED ADVENTURES, título da edição, é a mais complete obra já criada sobre o universo de He-Man e os Mestres do Universo. O livro, que contará com capa dura, no formato 23 x 31 cm, terá nada menos do que 592 páginas, ao preço de cerca de US$ 49,00, e já se encontra em pré-venda no site da Dark Horse Comics, bem como em diversos outros sites de livrarias pela internet. O lançamento está marcado para o dia 17 de agosto.
                É o terceiro livro lançado pela editora americana sobre o universo de He-Man. O primeiro foi “The Art of He-Man and the Masters of the Universe”, trazendo uma grande coletânea de artes e desenhos conceituais da criação da série, seguido pelo recente lançamento da edição “The He-Man and the Masters of the Universe Minicomic Collection”, reunindo as histórias em quadrinhos que foram lançadas junto com os brinquedos. E, a exemplo dos dois lançamentos anteriores, promete ser também antológica para todos os fãs do herói, com direito a muito material imperdível. Só para exemplificar, cada ficha dedicada a um episódio da série trará inúmeras informações, como por exemplo cenas deletadas presentes nos roteiros originais de cada história, além de esboços da arte da história, sinopse do enredo, lista dos personagens participantes, review, trivias, e informações de bônus.
                O livro é de autoria de James Eatock, expert das séries de He-Man e She-Ra produzidas pela Filmation, que agora disponibiliza neste belo lançamento um verdadeiro dossiê gigantesco de informações para os fãs dos personagens, sejam antigos ou novos. Entre o material completamente inédito que os fãs terão acesso no livro está uma arte nunca vista antes de Bruce Timm mostrando pela primeira vez a face de Gorpo (Orko, no original em inglês), um dos mistérios da série.
                Os planos de criar a série de He-Man tiveram início quando a Mattel, uma das principais indústrias do ramo de brinquedos dos Estados Unidos, planejou criar uma série de produtos sobre o personagem Conan, o Bárbaro, cuja popularidade estava em alta no início daquela data, graças aos quadrinhos publicados pela Marvel, que renderam até filme para o cinema, estrelado por Arnold Scharzenegger. Só que o conteúdo excessivamente violento das histórias do personagem fizeram os executivos mudarem de idéia, e as idéias acabaram sendo adaptadas, criando outro personagem, que não fosse exatamente sanguinário nos combates. Assim, a Filmation acabou sendo contratada para produzir uma série animada com os novos personagens, a fim de promover a venda dos novos brinquedos criados. Aproveitando parte das idéias de uma de suas séries anteriores, Blackstar, a Filmation criou todo o mundo de Etérnia, apresentando a versão definitiva de He-Man e os Mestres do Universo, cujos conceitos iniciais da Mattel eram ligeiramente diferentes. O herói chegou até a estrelar suas duas primeiras histórias em quadrinhos em um encontro com ninguém menos do que o Super-Homem, antes de ganhar suas aventuras em animação, ganhando, após o lançamento desta, novas aventuras já nos mesmos moldes conceituais mostrados no desenho animado. Na série, o mundo de Etérnia mescla magia e tecnologia, com ares medievais. O planeta é governado com sabedoria pelo Rei Randor, mas o planeta sofre com a ameaça do perverso vilão Esqueleto, que almeja dominar toda Etérnia, além de conquistar o Castelo de Grayskull, onde estariam guardados os segredos místicos do próprio Universo, que o permitiriam tornar-se o senhor absoluto de tudo. Mas Adam, o príncipe herdeiro do trono, foi escolhido pela Feiticeira para ser o defensor de Grayskull e de toda Etérnia. De posse da Espada do Poder, ele se transforma em H-Man, o homem mais poderoso do Universo, e junto de seus vários aliados, frustra as investidas perversas de Esqueleto e seus capangas, bem como de qualquer vilão que apareça no pedaço.
                Foi um verdadeiro estouro de audiência, que se espalhou para todos os países para onde a série foi exportada. A primeira temporada contou com 65 episódios, que garantiram a produção de uma segunda temporada, com mais 65, totalizando 130 episódios. Ao fim desta segunda temporada, a Mattel resolveu tentar a sorte com o público feminino, e com a ajuda da Filmation, criou uma irmã gêmea para He-Man, chamada Adora, que havia sido raptada quando criança e levada para um outro mundo. Essa história motivou a criação de um longa-metragem animado para cinema, onde a origem da nova personagem era explicada, e dando origem a uma nova heroína, She-Ra, que assim como He-Man, também seria uma defensora da justiça, que ajudaria a libertar o planeta Etéria da dominação da perversa Horda, comandada pelo diabólico Hordak, que havia tentado conquistar Etérnia muitos anos antes e fracassara. Esta nova série também teve 65 episódios em sua primeira temporada, ganhando mais 33 episódios em uma segunda temporada, totalizando 98 episódios no total.
                E tudo que há para contar sobre estas histórias estará presente neste guia escrito por James Eatock, para deleite dos fãs de He-Man e She-Ra, que contarão com toda gama de informações existentes. Pela qualidade gráfica da produção, e o número de páginas da obra, o preço está muito convidativo, sendo que algumas das livrarias on-line já oferecerem até alguns descontos sobre o preço de tabela do lançamento, que promete ser um sucesso tão grande quanto os livros anteriores lançados pela Dark Horse sobre o universo dos Mestres do Universo, que atualmente têm suas novas aventuras em quadrinhos produzidos pela DC Comics, depois de já terem passado, em anos distantes, pelas mãos da Marvel e da Image, mostrando que He-Man e seus companheiros ainda desfrutam de grande popularidade entre os fãs da cultura pop/nerd, inclusive com planos de um novo filme para cinema sendo desenvolvidos, aproveitando a onda atual de filmes de super-heróis, mas ainda sem nenhuma data de lançamento.
                Uma pena que as chances desse guia sair no Brasil sejam pequenas. A série fez imenso sucesso em nosso país, ganhando até a produção de histórias em quadrinhos por artistas nacionais pela Editora Abril nos anos 1980. A base de fãs ainda é bem grande, mas o momento econômico de nosso país, aliado à tradicional postura pouco ousada de algumas editoras, não oferece um panorama muito propício para esta obra ser publicada por aqui. Mas o futuro sempre pode apresentar surpresas, e quem sabe alguém não se dispõe a lançar esta obra por aqui? Sonhar ainda é de graça, pelo menos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário