quarta-feira, 27 de julho de 2016

ROM, O CAVALEIRO DO ESPAÇO, REESTRÉIA NAS HQS



                Rufem os tambores: um dos personagens mais legais dos quadrinhos dos anos 1980 finalmente está de volta. Rom, o Cavaleiro do Espaço, que enfrentava os perversos Espectros na série produzida de 1979 a 1986 pela Marvel Comics, acaba de retornar aos quadrinhos após exatos 30 anos de ausência, na nova série mensal produzida pela IDW Publishing, cuja primeira edição acaba de chegar às comic shops dos Estados Unidos.
                No ano passado, a IDW anunciou que havia conseguido a licença para produzir novas aventuras em quadrinhos do herói, que há décadas havia sumido dos quadrinhos, quanto teve encerrada sua primeira série regular, publicada pela Marvel Comics. Os fãs aguardaram pacientemente o anúncio da data oficial do retorno do personagem, o que foi revelado há alguns meses, sendo que a espera finalmente chegou ao fim, e tal qual outra série aguardada pelos leitores, os Micronautas, também trazida de volta recentemente pela mesma editora, as expectativas das novas aventuras de Rom são bem altas.
                O personagem teve direito a uma edição “0”, que foi lançada como parte das ofertas do “Free Comic Book Day” nos Estados Unidos no mês de maio, mas é agora que a história decola propriamente, com roteiros de Chris Ryall, e desenhos de Christos Gage. O novo título, mensal, tem o preço de US$ 4,99. E a primeira edição terá diversas capas variantes, uma delas com o desenho de ninguém menos do que Sal Buscema, desenhista das primeiras aventuras do Cavaleiro do Espaço quando lançadas pela Marvel, no fim dos anos 1970.
                "Não é nenhum exagero para mim dizer que o lançamento de uma nova série do Rom é uma das coisas que mais queria fazer acontecer para os fãs", disse Chris Ryall, roteirista da nova série, que explica: "Eu sei disso porque eu sou um deles. O personagem tem estado ausente quadrinhos por muito tempo e não podemos mais esperar para introduzir esta nova versão dele para todo mundo".
                Rom foi criado originalmente como um brinquedo, pelas mãos do trio Scott Dankman, Richard C. Levy, e Bryan L. McCoy, que o venderam à empresa Parker Brothers, nos anos 1970. Denominado inicialmente como “Cobol”, seu nome foi mudado para “Rom” por decisão dos executivos da empresa. Curiosamente, ambos os nomes são inspirados na área de informática, sendo “Cobol” uma linguagem de programação, enquanto “Rom” é a abreviação de “read only memory” (memória apenas para leitura, em português). Para a Parker Brothers, que até então figurava essencialmente como uma empresa que produzia jogos de tabuleiro, o personagem era um produto totalmente novo para sua linha, portanto, era preciso incrementar a sua divulgação, e para tanto, foi feito um acordo com a Marvel Comics, que produziria uma série mensal baseada no brinquedo, que porquestões de custos, tinha um visual e acabamento muito pobres, para tentar ser o mais acessível possível.
                Assim, em dezembro de 1979, estreava pela Casa das Idéias a série de Rom, o Cavaleiro do Espaço, com roteiros produzidos por Bill Mantlo, e desenhos de Sal Buscema. Na história, há cerca de dois séculos atrás, na vastidão do espaço interplanetário, existia o planeta Gálador, lar de uma civilização que conseguira, através da tecnologia, eliminar todas as necessidades de seu povo. No auge de sua civilização, os galadorianos passaram a explorar o universo, para compartilhar o seu conhecimento e tecnologia com raças que estivessem em necessidade. Ao adentrarem a Nebulosa Negra, contudo, eles se depararam com uma raça alienígena extremamente hostil e perversa, conhecida como Espectros (dire wraiths, no original em inglês), seres metamorfos que possuíam uma alta tecnologia combinada com magia negra, e que visavam conquistar a galáxia. Estes seres exterminaram quase completamente a frota galadoriana, cujos sobreviventes conseguiram retornar a Gálador e avisar seu mundo da ameaça que poderia chegar a seu planeta.
                Seus líderes elaboraram um plano que transformaria, através da avançada tecnologia que detinham, vários de seus cidadãos em verdadeiras armas de combate, dotadas de armaduras e poder incríveis, que poderiam enfrentar os Espectros, como cavaleiros espaciais. Mas, para isso, aqueles que se submetessem ao processo perderiam seus corpos humanos. Rom, um cidadão de Gálador, foi o primeiro a se voluntariar para se tornar um cavaleiro espacial, e sua coragem inspirou milhares de outros compatriotas a fazerem o sacrifício para salvar seu mundo da ameaça que se aproximava. Na batalha que se travou na Nebulosa Negra, os cavaleiros espaciais conseguiram vencer, após uma dura e sofrida luta, onde vários cavaleiros deram suas vidas para salvar o Universo, com Rom sendo saudado como o maior de todos os heróis de Gálador, pela sua coragem e liderança que inspirou a todos durante o combate, mas os Espectros sobreviventes fugiram para outras partes da galáxia, e para impedir que eles retornassem, os cavaleiros se dirigiram às várias regiões do cosmos. Quase duzentos anos depois, essa busca trouxe Rom à Terra, onde seus sensores haviam descoberto uma grande colônia dos Espectros, que graças a seus poderes de transmutação, viviam ocultos em meio à população humana do planeta. E iniciava-se a luta do lendário cavaleiro do espaço para livrar nosso mundo da ameaça alienígena que, cedo ou tarde, poderia conquistar nosso planeta.
                A principal arma do cavaleiro do espaço, além dos poderes conferidos por sua armadura, era o Neutralizador, uma das mais poderosas armas já criadas em Gálador, com a qual ele podia anular várias formas de energia, e também podia banir os Espectros para a dimensão do limbo, onde permaneceriam aprisionados por toda a eternidade. O herói também contava com o Analisador, que podia verificar a real natureza dos seres que iluminava com seus raios, descobrindo suas verdadeiras formas, o que o ajudava a identificar seus inimigos, que sempre estavam disfarçados nas mais variadas formas.
                Mas sua aparência robótica assustava as pessoas, e quando ele eliminava algum espectro, isso era visto pelo público simplesmente como assassinato de pessoas comuns, já que a ameaça dos Espectros era completamente desconhecida pela humanidade, o que o levou a ser considerado uma ameaça, chegando inclusive a confrontar vários heróis do panteão da Marvel, como os X-Men, Luke Cage, Punho de Ferro, e muitos outros. O herói tinha conseguido fazer amizade com duas pessoas, Steve Jackson e Brandy Clark, que depois de um tempo apaixonou-se pelo herói do espaço. A série publicada pela Marvel teve 75 edições regulares e alguns especiais, sendo encerrada em 1986. Com o fim do contrato, a Marvel infelizmente não pode mais usar o personagem em seu visual robótico, que pertencia à Parker Brothers, mas Rom ainda apareceu em algumas histórias posteriores ao fim da série, mas em sua aparência humana, reconquistada ao fim da série regular.
                No Brasil, o personagem estreou na edição N° 2 da revista Almanaque Premiere Marvel, da RGE-Rio Gráfica e Editora, onde teve suas primeiras 7 histórias de seu título regular publicadas. Com o fim da publicação, em dezembro de 1982, o personagem só voltaria à cena alguns meses depois, em julho de 1983, passando a ter suas histórias na nova revista do Hulk, lançada pela Editora Abril, que publicou por lá a grande maioria das aventuras do cavaleiro espacial, iniciando do ponto onde suas histórias haviam deixado de ser publicadas pela RGE. Depois, suas aventuras passaram a sair na revista dos X-Men, a partir de 1989, com a luta do cavaleiro espacial contra os Espectros encontrando seu fim na primeira edição do Superalmanaque Marvel, onde suas últimas aventuras foram publicadas no Brasil (edições 62 a 65 do título americano). A Abril deixou de lançar todas as demais histórias lançadas pela Marvel, que iam até a derradeira edição 75, quando foi encerrado o título nos Estados Unidos.
                Na nova série que está se iniciando, Rom continuará a enfrentar os Espectros, que novamente são uma ameaça a toda a galáxia. O herói agora faz parte da Ordem da Estrela Solar (Solstar Order, no original), uma força benevolente que criou os Cavaleiros Espaciais para trazer paz ao cosmo, enfrentando ameaças que possam comprometer o destino de várias raças e planetas pelo universo. Segundo Chris Ryall, os fãs que conhecem a história original de Rom já tem uma versão pré-concebida do personagem, e vários dos elementos vistos na série da Marvel continuarão presentes nestas novas aventuras, que reiniciam completamente a saga de Rom, que continua a ser visto como o maior herói dentre todos os cavaleiros espaciais.
                Curiosamente, apesar da boa receptividade da série de quadrinhos produzida pela Marvel o brinquedo original do personagem não fez muito sucesso no mercado, apesar das boas vendas iniciais, sendo descontinuado pouco tempo depois. Em 1991, a Parker Brothers acabou encampada pela Hasbro, empresa de brinquedos que comercializava produtos de várias outras séries, como G.I. Joe, Transformers, e outros, e é a atual detentora dos personagens, que o licenciou à IDW no ano passado para a criação das novas aventuras em quadrinhos. Aliás, por não possuir mais os direitos do visual robótico de Rom, original do brinquedo, a Marvel ficou impossibilitada de reeditar as histórias produzidas com o personagem, bem como das aventuras onde ele aparecida nas séries de outros personagens, como X-Men, Hulk, etc.
                Os velhos fãs agora esperam para ver como se dará a nova publicação do personagem em sua nova editora, que promete reapresentar o herói espacial com sua essência preservada, não só para atrair aqueles que conheceram suas aventura originais na Marvel, mas também para conquistar os leitores dos tempos atuais. Infelizmente, para os fãs brasileiros, as chances destas novas aventuras aportarem por aqui é pequena, já que boa parte das séries produzidas pela IDW de outras franquias de sucesso conhecidas pelos leitores nacionais, como Transformers, G.I. Joe, entre outras, continuam inéditas por aqui, sem perspectivas de serem lançadas em nosso mercado, o que deve ser a sina das novas aventuras do intrépido cavaleiro espacial.


6 comentários:

  1. UHUUUUUUUUUHHHHHH. Este ano tá maravilhoso!!!!!!!! Volta Cavaleiro Espacial de Galador!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu como muitos outros fãs brasileiros já até estávamos perdendo a esperança mas o retorno de Rom é uma notícia excelente voltei a ser criança!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. eu gostei dessa volta do cavaleiro das galáxias

    ResponderExcluir
  4. O site timelinecomics tem as novas HQs do ROM lá pra ler online...

    ResponderExcluir