quarta-feira, 27 de julho de 2016

ABRIL RELANÇARÁ MANUAIS DISNEY



                Uma boa notícia para os fãs das edições especiais Disney que a Editora Abril vem lançando nos últimos tempos: devido ao excelente resultado de vendas da reimpressão do Manual do Escoteiro Mirim, lançado em maio, que já exigiu três tiragens para atender à demanda do famoso livro usado pelos sobrinhos do Pato Donald em várias de suas aventuras, a Abril resolveu relançar todos os manuais da série Disney, publicados originalmente no Brasil nos anos 1970, e reimpressos pela última vez na década de 1980. E os novos lançamentos começam agora no mês de agosto, e tem tudo para serem novamente um sucesso de vendas, como ocorreu na sua publicação em nosso país no início da década de 1970, também motivado pelo grande sucesso do Manual do Escoteiro Mirim.
Lançado inicialmente no mercado editorial da Itália em 1969, criado pela editora Mondadori, o Manual do Escoteiro Mirim teve sua primeira publicação no Brasil em 1971, pela Editora Abril. Já famoso pelo uso por Huguinho, Zezinho e Luisinho em várias aventuras, o livro diversas informações sobre natureza, dicas de montagem de barracas, acampamento, normas de segurança, localização usando as estrelas, código morse, etc, além de diversos experimentos interessantes que qualquer criança poderia fazer em casa, ainda que algumas pudessem exigir a supervisão de um adulto, e outros conhecimentos práticos. Como agora, este livro fez um grande sucesso na época, o que motivou o lançamento de outros “manuais” estrelados por outros personagens dos Universo Disney, como o Tio Patinhas, Professor Pardal, Gastão, Vovó Donalda, entre outros. Sucesso que também se repetiu no Brasil, onde os livros foram sendo lançados durante a década de 1970, e ganhando várias reedições ao longo do tempo, primeiro pela Abril, e as últimas republicações já sob o selo da Nova Cultural, uma das empresas do Grupo Abril, que reuniu todos os livros sob o título de “Biblioteca do Escoteiro Mirim”. O Círculo do Livro, outra das empresas da Abril, também republicou a obra, disponível para venda somente a seus associados. Desde então, já se vão mais de 20 anos desde que estes livros foram lançados no mercado nacional, sendo disponíveis apenas em sebos para quem quisesse adquiri-los.
E agora, todos os 14 volumes originais lançados nos anos 1970 serão finalmente reimpressos, numa excelente oportunidade para o público leitor atual conhecer estas obras, que tem tudo para repetir o sucesso estrondoso visto no relançamento do Manual do Escoteiro Mirim. Para este ano, de acordo com Sergio Figueiredo, diretor de redação da Abril, serão lançados mais 5 livros, que deverão ser os seguintes, com seus respectivos meses de lançamento, cuja ordem ainda pode ser mudada, estando sujeita a confirmação de última hora por parte da editora, que pode inclusive mudar até os títulos:

# MANUAL DO PROFESSOR PARDAL: Lançado originalmente no Brasil em 1972, no formato 13 x 19,5 cm, com 256 páginas, com capa dura, terá seu relançamento neste mês de agosto, durante a Bienal do Livro, em São Paulo. Esta obra reúne várias informações sobre grandes invenções da história humana, além de trazer sinopses de várias histórias do Professor Pardal, e diversas matérias de como “construir” invenções simples em casa, para os mais variados fins, de forma didática e instrutiva.

# MANUAL DO TIO PATINHAS: Lançado originalmente no Brasil em 1972, no formato 13 x 19,5 cm, com 256 páginas, em capa dura, sua reedição deverá chegar às bancas e livrarias em setembro. Em sua edição original, este manual trouxe de brinde as leitores uma moeda metálica no valor de uma pataca, com certificado de legítimo proprietário da réplica, um item de colecionador raríssimo nos dias de hoje. Como não poderia deixar de ser, o livro reúne diversas informações sobre o assunto preferido do pato mais rico do mundo, ou seja, dinheiro, economia e negócios: com matérias sobre a origem das moedas, milionários famosos, história dos bancos, cheques, seguros, pedras preciosas, impostos, sistemas monetários, recordes de preços de obras de arte e vários outros assuntos ligados ao tema.

# MANUAL DA MAGA & MIN: Lançado originalmente em nosso país em 1973, no formato 13 x 19,5 cm, com 192 páginas, e capa dura, será disponibilizado em outubro para as bancas e livrarias. Este manual fala sobre mágicas, feitiços, manifestações sobrenaturais como assombrações, fantasmas, e tudo o mais que seja relacionado ao mundo das bruxas e outros seres imaginários, numa leitura pra lá de arrepiar e divertida.

# MANUAL DO MICKEY: Com data de relançamento programada para novembro, este livro foi lançado no Brasil pela primeira vez em 1974, no formato 13 x 19,5 cm, com 256 páginas e capa dura. Nesta obra, o destaque são matérias ligadas ao universo das investigações, aventuras e instituições mantenedoras da lei. Há reportagens sobre impressões digitais, os grandes detetives da história, espiões, detetives particulares, mistérios famosos, sindicatos do crime, grandes aventureiros, etc, além de uma biografia do Mickey, e a história do Pateta, seu melhor amigo, e do Pluto, seu cão de estimação, além de um texto detalhando parte dos confrontos do intrépido camundongo com um de seus maiores inimigos, o Mancha Negra.

# MANUAL DA VOVÓ DONALDA: Este livro será o último a sair neste ano, com data marcada para dezembro. Foi lançado pela primeira vez no Brasil em 1977, contando com 192 páginas, no formato 13 x 19,5 cm, e capa dura. Um diferencial deste livro é que ele explora sua própria criação, em uma metalinguagem singular, quando os principais personagens Disney se reúnem no sítio da Vovó Donalda em uma oficina gastronômica com vista à criação do próprio livro que o leitor tem em mãos. Outro detalhe interessante é que ele traz um capítulo especial somente sobre culinária brasileira, com diversas receitas de pratos nacionais.

                Até o fechamento desta matéria, o preço destes novos manuais ainda não havia sido divulgado, mas especula-se que possa ser em valor similar ao praticado no Manual do Escoteiro Mirim, que foi de R$ 39,90. Para 2017 está previsto o relançamento dos demais 8 livros que completam a coleção original de 14 títulos, sendo eles: Manual do Peninha; Manual do Zé Carioca; Manual do Gastão; Manual dos Jogos Olímpicos, Manual da Televisão, Manual de Mágicas, Manual do Automóvel; e o Manual da Copa do Mundo. Mas, até o presente momento, não foram definidas as datas, nem a ordem de lançamento destes livros restantes.
                Trata-se de um material clássico muito bem-vindo, e uma iniciativa mais do que louvável da Abril, que tinha a intenção de relançar estes livros, mas precisava antes testar a receptividade do público leitor, ainda mais neste momento em que a economia nacional está patinando, e com o mercado potencial para este tipo de publicação em franca disputa por outras editoras, que abarrotaram bancas e livrarias com várias edições de luxo de quadrinhos, em especial as sagas de super-heróis, como a Salvat, Eaglemoss, e a Panini. A resposta da excelente receptividade do relançamento do Manual do Escoteiro Mirim, que sumiu rapidamente das bancas, obrigando a editora a providenciar novas tiragens, mostrou que os fãs ainda mostram fôlego para este tipo de material com acabamento de luxo, para não mencionar sua qualidade, e raridade, já que se trata de títulos que não eram relançados há mais de duas décadas em nosso mercado editorial, que passou por momentos muito mais favoráveis que o atual durante este intervalo, onde eles poderiam ter sido republicados.
                Quem ganha não é apenas o público fã dos personagens Disney, mas todos os fãs de quadrinhos, que terão oportunidade de ler e/ou reler este material mais do que clássico, com muitas informações, matérias e curiosidades que certamente ainda mantém a sua atratividade, mesmo que algumas delas possam parecer defasadas e singelas em relação a certos assuntos dos dias atuais. Agora é aguardar o lançamento das mesmas.

Um comentário:

  1. Até esta data (13/11/2016) já foram relançados nas bancas: Manual do Escoteiro Mirim, Manual do Professor Pardal, Manual do Mickey e Manual do Tio Patinhas (com a moedinha da sorte!).

    ResponderExcluir