domingo, 5 de junho de 2016

IDW PUBLICARÁ SÉRIE DE QUADRINHOS DE “M.A.S.K.”



                A editora americana IDW Entertainment continua mandando bala em seus projetos de novas séries de quadrinhos licenciados. Depois de trazer de volta os Micronautas, e anunciar para julho a estréia da nova série de ROM, a editora anunciou há poucas semanas que irá lançar uma série baseada no desenho M.A.S.K., com previsão de chegar às comic shops americanas no mês de novembro.
                Para quem não conhece, M.A.S.K. foi uma das séries de animação mais legais dos anos 1980, produzida pela Dic Entertainment em 1985, tendo ao todo duas temporadas, a primeira cm 65 episódios, e a segunda com apenas 10 episódios. O desenho animado foi exibido no Brasil pela TVS/SBT na década de 1980 e início dos anos 1990, até ser tirada do ar e nunca mais reprisada, nem mesmo nos canais por assinatura. Basicamente, M.A.S.K. foi mais uma das várias séries de desenho animado estreladas por equipes de comandos especiais que lutam contra alguma organização criminosa que anseia dominar o mundo ou cometer grandes golpes, a exemplo de G.I. Joe (Comandos em Ação), Rambo, Centurions, etc. Neste caso, M.A.S.K. era a sigla de Mobile Armored Strike Kommand (algo como Comando de Assalto Móvel Blindado, em português), um grupo secreto comandado pelo milionário Matt Trakker, que combatia as ações malignas do grupo criminoso V.E.N.O.M. (sigla de Vicious Evil Network of Mayhem, ou Rede Maligna Viciosa de Mayhem), comandado pelo perverso Miles Mayhem. A série era baseada numa linha de bonecos e brinquedos da Kenner, e o desenho visava promover a venda dos produtos. Posteriormente, a Kenner foi adquirida pela Hasbro, que decidiu fechar a empresa no fim da década de 1990, incorporando seu portfólio às suas linhas de produtos.
O destaque da série é que cada membro de cada um dos grupos usava uma máscara que lhe conferia alguns poderes especiais. Ambas as equipes utilizavam veículos com vários equipamentos e dispositivos especiais, onde cada um deles tornava-se uma máquina de combate personalizada. Por exemplo, o Chevrolet Camaro de Matt erguia as portas e virava uma espécie de avião. Já o helicóptero usado por Mayhen virava um caça a jato. O toque infantil da série era proporcionado pelo filho de Matt, Scott, que ao lado de seu parceiro robô T-Bob, sempre tentava dar uma força ao pai e seus amigos, mas invariavelmente só ajudava a complicar mais as coisas, se expondo ao perigo no meio dos combates.
A série foi lançada em Box DVD nos Estados Unidos em 2011, trazendo todos os episódios da primeira temporada em 12 discos, sem a inclusão da segunda temporada, composta apenas de 10 episódios, onde o mote das aventuras passou a ser uma espécie de corrida entre os membros do M.A.S.K. e do V.E.N.O.M., que ajudou a encerrar a série prematuramente. Os fãs brasileiros, infelizmente, além de não verem a série ser reprisada há mais de 20 anos, tiveram de se contentar com um DVD contendo 2 episódios muito mal redublados, que para muitos não serve nem para matar a saudade da animação.
                Durante o período de exibição da série na TV americana, M.A.S.K. ganhou sua primeira adaptação em quadrinhos pela DC Comics, que publicou uma minissérie de 4 edições. E que agora ganhará um retorno triunfal nos quadrinhos. Os planos da IDW e da Hasbro são bem ambiciosos para suas linhas de personagens dos brinquedos. Com o sucesso da Marvel em reunir em sua linha de filmes diversos de seus heróis, a Hasbro tem intenção de fazer o mesmo nos cinemas, e promover encontros dos personagens de suas franquias. E M.A.S.K. é apenas uma das peças no jogo, que em conjunto com o desenvolvimento de histórias pela IDW, pretende conceber essa união, começando pelos quadrinhos, para depois levar para os cinemas.
                A nova série de M.A.S.K. pela IDW terá roteiros de Brandon Easton, e terá os desenhos de Tony Vargas. Em entrevista recente, Easton revelou que, de início, os vilões serão muito mais bem organizados e poderosos do que os heróis, que ainda estarão aprendendo a lidar com os poderes e capacidades que seus equipamentos lhes proporcionarão. Seus integrantes poderão ter passados e segredos sombrios, e as primeiras missões com estes equipamentos, frente aos criminosos que irão enfrentar poderiam facilmente ser classificadas de missões suicidas. O roteirista também avisa que as máscaras serão totalmente redesenhadas, lembrando o visual clássico, mas sem aquele volume todo, que dava aparência de serem coisas pesadas e desconfortáveis. Sua intenção é fazê-las serem práticas e tecnologicamente atuais como os smartphones, e que não vê a hora de mostrar o que a tecnologia do século XXI poderá fazer com as habilidades de cada uma das máscaras usadas pelos personagens.
                Para Tony Vargas, que irá desenhar a nova série, é a oportunidade de revigorar um programa de televisão amado desde sua juventude. “É uma grande oportunidade para modernizar algo que pelos padrões de hoje são desenhos simples, e apresenta-los para um público mais bem informado e acostumado à tecnologia. Vai ser interessante ver como isso ficará.” E ele vai além: “Os desenhos eram muito simples, e como uma criança, eu olhava para eles e não pensava muito nisso. Os desenhos estavam limitados às capacidades de desenvolvimento de brinquedos nos anos 80, o que realmente influenciou a estética da série. Olhando para ela agora, eu vejo o que gosto e quero fazer algo que irá agradar incrivelmente a todos e ir além “
"Estamos muito orgulhosos de sermos capazes de continuar a crescer em nossa relação com a Hasbro com esta nova série de quadrinhos", disse o editor executivo da IDW David Hedgecock, que completou: "Nós não podemos esperar para trazer a alta octanagem original da marca, para contar as histórias que sabemos que os fãs de M.A.S.K. vão esperar!" A IDW também anunciou que está ciente do dever de respeitar a essência original da série, ao trazê-la para este novo século, atualizando-a com um design ultramoderno, sem ter medo de olhar no espelho retrovisor e prestar homenagem às suas origens.
"Nós tivemos um enorme sucesso com a IDW ao longo dos anos em relançar marcas clássicas para um público contemporâneo, ao mesmo tempo em que prestamos homenagens adequada às suas origens", disse Michael Kelly, chefe de publicações globais da Hasbro. "Estamos entusiasmados para acolher esta nova equipe da M.A.S.K. para esta biblioteca de heróis, juntando-a às fileiras de Jem & As Hologramas, Micronautas e Transformers."
                Com todas as partes envolvidas empolgadas em conseguir apresentar um bom trabalho, resta aguardar para vermos o que a nova série irá mostrar, trazendo de volta os personagens desta famosa série de desenho animado dos anos 1980, que ao que tudo indica, terão tudo para continuar fazendo bonito nestes tempo atuais, mesmo tendo se passado mais de 30 anos de produção da animação original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário