quarta-feira, 29 de junho de 2016

IDW LANÇA EDIÇÃO DEDICADA À ARTE DE JACK KIRBY EM “THOR”



                Não há fã de quadrinhos que não conheça o nome de Jack Kirby, um dos mais prolíficos e famosos desenhistas que já surgiram no mercado de comics dos Estados Unidos. Tendo criado, ao lado de Joe Simon, o principal herói patriótico dos tempos da Segunda Guerra Mundial, o Capitão América, o desenhista foi responsável, junto com Stan Lee, na criação do Universo Marvel no início dos anos 1960, tendo desenhado quase todos os títulos de super-heróis lançados pela editora naquela época, como o Quarteto Fantástico, os X-Men, o Incrível Hulk, o Surfista Prateado, o Homem de Ferro, e muitos outros personagens. E agora, os leitores terão a oportunidade de conferir o brilhantismo de sua arte na mais recente edição da linha “Artist’s Edition”, publicada pela IDW Entertainment, que chega às comic shops americanas neste mês de julho.
                JACK KIRBY’S THE MIGHTY THOR ARTIST’S EDITION HC é um álbum no formato 38 x 56 cm, com cerca de 160 páginas, ao preço de US$ 125,00, e traz na íntegra a arte original de Kirby para o título Journey Into Mistery, título publicado pela Marvel Comics nos anos 1960 onde a editora lançou um de seus mais imponentes e poderosos personagens: ninguém menos do que Thor, o Deus do Trovão, saído diretamente da mitologia nórdica para os quadrinhos. O álgum traz as artes das edições 111, 117, 118, 134 e 135, sendo que estas duas últimas o título já havia mudado de nome para “Thor”, fazendo juz à fama do herói, além da edição Thor Annual N° 02. Além de poder acompanhar a arte original, sem nenhum balão ou onomatopeia, o leitor também poderá conferir uma galeria com 10 capas produzidas pelo artista para as aventuras do Deus do Trovão, e muitas páginas raras e históricas concebidas pelo artista.
                Não é a primeira vez que Jack Kirby, falecido em 1994, ganha um álbum desta linha pela IDW. A editora americana já havia lançado edições compilando o belo trabalho artístico de Kirby na série dos Novos Deuses e do Senhor Milagre, produzidas para a DC Comics. "Eu tive o grande prazer de trabalhar com um dos homens mais criativos dos quadrinhos: o grande Jack Kirby, cujas obras de arte e senso maravilhosa de histórias magníficas, com razão, lhe renderam o apelido de ‘Rei’ Kirby. Ele tinha a capacidade de abordar qualquer tema e torná-lo espetacular de se ver devido ao poder e brilho de sua arte. Se alguma vez um escritor teve o colaborador perfeito, eu tive a sorte de ter tido o brilhante e inimitável Jack Kirby’, disse Stan Lee, parceiro de Kirby nos anos 1960, e roteirista das histórias que ilustram esta edição especial.
Jack Kirby foi um dos artistas mais importantes e influentes na história dos quadrinhos, sendo escritor e um artista inovador, com um legado incomparável. Toda a grandeza e energia que brotam de sua arte é evidente nesta edição, e esta é a visão mais próxima que alguém teria ao olhar por cima do ombro do mestre na sua prancheta de desenho, segundo anuncia a IDW sobre este álbum, que é o primeiro que a editora lança com material produzido pelo artista para a Marvel. "Jack Kirby ainda é o coração visual do estilo Marvel, portanto, ter a oportunidade de experimentar os seus desenhos originais no tamanho em que foram tiradas, com correções e tudo, é uma oportunidade rara e valiosa para qualquer aficionado dos quadrinhos", disse o editor executivo da Marvel Tom Brevoort. "Sem Jack Kirby, os títulos de quadrinhos que conhecemos e amamos não existiriam", disse Scott Dunbier, Editor de Projetos Especiais. "Seu trabalho influenciou e moldou a forma de arte por inteiro. É simples assim", completou.
                Kirby ajudou a conceber o visual dos deuses nórdicos para o título, bem como da cidade dourada de Asgard, com Stan Lee adaptando os conceitos vindos da mitologia para a série de quadrinhos, e Jack Kirby, a exemplo da excelência de seu trabalho nas outras séries produzidas até então, mais uma vez se mostrou à altura do desafio, ilustrando as aventuras de um dos mais poderosos heróis do panteão da Marvel Comics, que forma junto com o Capitão América e o Homem de Ferro a tríade angular do mais poderoso grupo de heróis da editora, os Vingadores. É uma edição, sem sombra de dúvida, para o fã de quadrinhos se deliciar com a arte do “Rei”, que se tornou o modelo a ser seguido por toda uma geração de desenhistas, e que se faz sentir até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário