domingo, 5 de junho de 2016

HORA DE CURTIR O FEST COMIX 2016



                Os amantes dos quadrinhos que se preparem seus bolsos: vem aí a edição 2016 do Fest Comix, um dos mais tradicionais eventos de quadrinhos de São Paulo, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho. Além de várias atrações e convidados ligados ao ramo da arte sequencial, o evento trará seu costumeiro feirão de quadrinhos, que já virou ponto fixo na agenda dos fãs interessados em boas pechinchas e em tirar suas coleções do atraso. Realizado pela primeira vem em 2001, o evento começou como uma simples queima de estoque da Livraria Comix, realizada na própria calçada em frente à loja, próxima à Avenida Paulista, em São Paulo, capital. De lá para cá, cresceu bastante, a ponto de não ser mais apenas uma grande venda de revistas, brinquedos, filmes, e outros produtos ligados ao ramo. Antes um evento exclusivo para vendas da Comix, o Fest passou a contar também com a presença de outras lojas, como sebos, por exemplo, ajudando a diversificar os produtos oferecidos ao público, que foi crescendo a cada edição do evento, que em vários anos, chegou a ser realizado semestralmente.
Esta é a 22ª edição do Fest Comix, e nos últimos tempos, o evento voltou a ser apenas anual, mas mantendo-se sempre em crescimento. E, para o evento deste ano, confiram alguns dos artistas que estarão presentes:

# Sirlene Barbosa: Doutoranda em Educação: psicologia da educação, pela PUC-SP, trabalha como professora de língua portuguesa (SME-PMSP). É pesquisadora de Carolina Maria de Jesus (de quem publicou uma biografia); literatura negra; e relações étnico-raciais na educação do ensino fundamental da rede municipal paulista de ensino.
# Marcelo d’Salete: Formado em artes plásticas, é mestre em história da arte pela USP. Além de uma premiada carreira como ilustrador, suas histórias em quadrinhos têm sido publicadas em diversas revistas brasileiras e estrangeiras. Ficou em segundo lugar no prêmio Jabuti de ilustração em 2015 pelo álbum Lobisomem sem Barba, pela editora Balão Editorial.
# João Pinheiro: Quadrinista, artista plástico e ilustrador, é o autor da HQ de Kerouac, publicada pela Devir. Seus quadrinhos e suas ilustrações têm sido publicados em revistas de países como Argentina e Estados Unidos.
# Rogério de Campos: Editor e criador da Veneta, já lançou diversas revistas como Animal e General, foi um dos fundadores da editora Conrad, é jornalista, tradutor, autor do romance Revanchismo e do Dicionário do Vinho, pela Editora Nacional.
# Tiago P. Zanetic: Formado como roteirista, teve sua estréia nos quadrinhos na HQ “Gibi Quântico”, com a qual venceu o Prêmio HQ Mix de melhor Publicação Mix do ano passado, e desde então participa de diversos álbuns e coletâneas.
# Raphael Fernandes: Editor e roteirista de histórias em quadrinhos, é o atual editor da revista MAD na Panini, mantendo também o site Contraversão, e é colaborador de diversos blogs, e de atuar como redator e especialista em mídias sociais.
# Alex Mir: É escritor, roteirista e editor. Seus primeiros trabalhos foram os independentes Defensores da Pátria e Tempestade Cerebral. É responsável pelo roteiro dos álbuns: O Mistério da Mula sem Cabeça, Orixás: do Ogum ao Ayê, A mão e a luva em quadrinhos e Muiraquitã e a fúria do Anhangá.
# Gustavo Duarte: É cartunista e quadrinista, formado em Design Gráfico pela Unesp - Bauru. Trabalhou como diretor de arte e ilustrador e desde 2009 atua como roteirista e desenhista de histórias em quadrinhos, para editoras como Dark Horse, DC Comics e Marvel Comics.
# Rod Reis: Já trabalhou numa grande diversidade de séries para a DC Comics, como Lanterna Verde, Superman, Novos Titãs, Supergirl, e diversos outros títulos, além de ter sido o colorista do título Holy Avengers, recentemente relançado encadernado.
# Ivan Reis: Iniciou sua carreira profissional de artista nos Estúdios Mauricio de Sousa, e posteriormente, passou a desenhar para as editoras americanas, começando pela Dark Horse, e depois pela Chaos!. Depois de realizar algunas trabalhos para a Marvel, tornou-se desenhista exclusivo da DC Comics em 2004, para onde trabalha até hoje, colaborando com os mais variados títulos da editora.
# Lu Cafaggi: Quadrinista e jornalista, começou a publicar quadrinhos em 2010, e em 2011, lançou, de forma independente, a HQ Mixtape, e publicou, junto com o irmão Vitor Cafaggi o álbum “Turma da Mônica – Laços”, que foi a primeira graphic novel da Turma da Mônica, pelo selo Graphic MSP, em 2013 e também a sua sequência, “Turma da Mônica – Lições”, em 2015.
# Vitor Cafaggi: Criador da webcomic Puny Parker, já participou das coletâneas “Pequenos heróis”, “MSP50” e “Fierro Brasil 2”, além de publicar a série de tiras dominicais “Valente” no jornal O Globo. Produziu, ao lado de sua irmã, Lu Cafaggi, a graphic novel “Turma da Mônica –Laços”, e também a sua sequência, “Turma da Mônica – Lições”.
# Luís Felipe Garrocho: Formado em História, criou a tira Bufas Danadas. Criou, junto com Eduardo Damasceno, o site Quadrinhos Rasos, onde publicam histórias feitas a partir de letras de música. São também os autores da Graphic “MSP – Bidu: Caminhos”.
# Eduardo Damasceno: Ilustrador que trabalha para os mercados editorial e publicitário, é diretor de arte em projetos de animação e faz programação visual de exposições e eventos. Criou junto com Luís Felipe Garrocho o Quadrinhos Rasos, site de internet no qual publicam histórias feitas a partir de letras de música. Em 2013, ambos publicaram a HQ Cosmonauta Cosmo, em uma parceria do selo Quadrinhos Rasos com a editora Miguilim. Foram os autores da Graphic “MSP – Bidu: Caminhos”, em 2014.
# Marcatti: Conhecido como o mais podre e alucinado quadrinhista que o Brasil se ressente de já ter visto, Marcati já possui uma carreira de quatro décadas, tendo publicado sua primeira HQ em agosto de 1977, na revista independente “Papagaio” nº 1. Recebeu em 1988 o troféu “Jayme Cortez”, em reconhecimento ao seu apoio aos quadrinhos nacionais. Mostrou seus trabalhos em revistas como Chiclete com Banana, Circo, Mil Perigos e Monga, passando por editoras como a Escala, Opera Graphica, Devir e Conrad.
#Luke Ross: Nascido Luciano Queiros, é desenhista de quadrinhos há mais de vinte anos, com passagens pelas editoras americanas Marvel, DC, Dark Horse, Image, etc. Desde 2008 é artista exclusivo da Marvel Comics, tendo passado por títulos como ”Capitão América”, “Vingadores”, “Incrível Homem-Aranha”, “Homem de Ferro”, entre vários outros.

O local do evento é o mesmo do ano passado, o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado a cerca de 850 metros do Terminal Rodoviário do Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo, capital. O evento ocupará cerca de 5 mil metros quadrados do espaço do local, que recentemente passou por uma grande reforma, ampliando sua área coberta total para cerca de 100 mil metros quadrados. Os fãs que preparem suas carteiras, pois estará disponível um grande acervo de revistas e produtos ligados à área da cultura nerd/pop, alguns com preços bem acessíveis, além de alguns lançamentos que serão feitos em primeira mão no evento. Portanto, apesar da crise que o país atravessa, é hora de fazer uma forcinha e aproveitar os preços em promoção que estarão sendo oferecidos no evento, para os mais variados produtos. É verdade que os descontos hoje em dia já não são mais como antigamente, reflexo dos tempos bicudos que vivemos, mas sempre dá para garimpar alguma pechincha, com alguma sorte, ou conseguir aquela edição que falta na coleção. Ou simplesmente aproveitar para encontrar com diversos amigos e conhecidos que só se vê quando ocorre um evento destes.
Entre as atrações do evento deste ano teremos o Medieval Fest, que será um espaço para entrar de cabeça no mundo medieval com tendas e brincadeiras voltadas para este universo, sob o comando do grupo Ordo Draconis Belli; a Expo Cafa, que será a maior exposição de fotografias com Action Figures do Brasil; o Fest Cosplay, uma área para todos os cosplayers presentes no evento, com diversas atividades, desde o clássico concurso cosplay, além de um circuito de palestras e workshops sobre cosmaker, maquiagem cosplay com slug, aplicação de careca falsa, a importância do PLAY em cosplay, fotografia cosplay e pós produção, entre outros assuntos. Tudo coordenado pelo Comics Cosplay Brasil, um grupo com o objetivo de promover e destacar os cosplayers de comics do nosso país, além de trazer todo o tipo de notícias referentes ao mundo dos quadrinhos. Outra atração será o AnimaSato, um espaço onde serão exibidos gratuitamente, dentro do evento, produções clássicas dos tokusatsu japoneses, além de algumas das mais recentes séries do gênero, através da empresa Sato Company. Haverá também o Terror Fest, uma atração especialíssima para os fãs do gênero horror/terror, com várias atrações do tema, como vídeos, convidados especiais, exposição de produtos, etc.
O Fest Comix também terá o seu espaço reservado aos artistas. Trata-se de um espaço onde vários profissionais da área estarão presentes para fazer a divulgação e venda de seus trabalhos, além de autografarem os mesmos e poderem bater papo com seus fãs. A previsão inicial do evento era de um total de 46 mesas para a Área dos Artistas, havendo possibilidade de ampliação mediante demanda dos profissionais. Uma ótima oportunidade para os fãs e leitores de quadrinhos conhecerem e/ou travarem um bom bate papo com vários profissionais da área da arte sequencial. O evento também deverá ter algumas palestras e bate papos com editores, mas até o fechamento desta matéria, a programação do evento ainda não havia sido disponibilizada, o que deve ser feito nos próximos dias.
                Os ingressos podem ser adquiridos na Livraria Comix, situada à Alameda Jaú, 1998, Cerqueira César, São Paulo, capital, ou através do site oficial do evento, no endereço www.festcomix.com.br. O valor do ingresso individual para cada é de R$ 20,00, preço que também será praticado na porta do evento. Para quem optar por comprar o ingresso válido para os três dias do Fest Comix o valor é de R$ 50,00. Crianças de até 7 anos, mediante a apresentação de documento com foto e acompanhadas de um adulto pagante, bem como adultos a partir de 60 anos (mediante a apresentação de documento com foto) tem entrada gratuita no evento.
                Portanto, reforcem suas carteiras, e aproveitem o que puderem do Fest Comix, saciando sua fome de quadrinhos e produtos similares, e curtam os profissionais e demais atrações presentes no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário