quarta-feira, 29 de junho de 2016

BUD SPENCER, DA DUPLA “TRINITY”, MORRE AOS 86 ANOS



                Quem nunca curtiu um filme da famosa dupla “Trinity” no cinema? Eram filmes de ação com pancadaria estilizada, muitas vezes no melhor estilo do programa de humor de Os Trapalhões, protagonizados pelos atores Terence Hill e Bud Spencer, que fizeram a alegria de muitos ao longo dos anos. Pois Bud Spencer infelizmente acabou de falecer neste último dia 27 de junho, em Roma, na Itália, aos 86 anos. A notícia foi dada por seu filho, confirmando que o ator “partiu em paz”, estando ao lado de sua família.
                Nascido em Nápoles em 1929, Carlo Vicente Pedersoli (seu nome verdadeiro) só foi estrear no cinema em 1951, como um dos coadjuvantes do filme Quo Vadis. O ator ainda atuou em papéis menores em diversos outros filmes, usando seu nome verdadeiro, até estrelar sua primeira produção como protagonista em 1967, no filme “Deus Perdoa... Eu não!”, iniciando no western spaghetti, já com seu nome artístico, Bud Spencer, formado pela inicial de sua cerveja favorita, Budweiser, e pelo nome do ator Spencer Tracy, a quem queria homenagear. Era o início da parceria com o ator Terence Hill, que duraria até 1994, alternando filmes-solo e em dupla. Em 1968, a dupla estrelaria “Assim Começou Trinity - Os Quatro da Ave Maria”, com cada novo filme conseguindo mais sucesso que o anterior, até estourarem de vez em 1970, com a produção “Meu Nome é Trinity”, seguido pela continuação “Meu Nome Ainda é Trinity”, consolidando o sucesso da dupla nos filmes western spaghetti, com a dupla trocando muitos socos e pontapés com os vilões, muitas vezes em situações hilárias. Mas a dupla não se manteria apenas no gênero faroeste, passando a atuarem juntos em diversos outros filmes de ação, mantendo o mesmo estilo de personagens, com Terence Hill interpretando um sujeito bom de briga e trambiqueiro, enquanto Bud Spencer fazia o tipo grandalhão mal humorado e ainda mais bom de briga do que o parceiro, conquistando fãs em todos os lugares onde os filmes eram exibidos, incluindo o Brasil, onde várias produções passaram em nossos cinemas, e depois sendo exibidos na televisão. Na dublagem clássica dos filmes, Bud Spencer acabou sendo dublado por Silvio Navas, que soube dar uma voz marcante ao ator em todo os filmes que teve chance de dublar, enquanto Hill tinha a voz de Newton da Matta.
                Paralelamente ao sucesso dos filmes que estrelava em dupla com Terence Hill, Bud Spencer continuou estrelando alguns filmes-solo, entre eles interpretando o personagem Inspetor Rizzo, da polícia de Nápoles, mantendo o estilo “grandalhão bom de briga e quebra-pau” iniciado nos filmes western, como nada menos do que 4 produções com o personagem. Entre outros filmes, estrelou também “Boot Hill - A Colina dos Homens Maus” (1969), “‎Exército de 5 Homens” (1969), “Corsário Negro” (1971), “Assim é Que Se Faz... Amigo” (1972), “Dá-lhe Duro, Trinity” (1972), “Dois Anjos da Pesada” (1973), “A Dupla Explosiva” (1974), “Dois Missionários do Barulho” (1974), “Charleston” (1977), “Dois Tiras Fora de Ordem” (1977), “Par ou Ímpar” (1978), “Nós Jogamos com os Hipopótamos” (1979), “Quem Encontra um Amigo, Encontra um Tesouro” (1981), “Banana Joe” (1982), “Dois Loucos com Sorte” (1983), “Eu, Você, Ele e os Outros” (1984), “Os Dois Super Tiras em Miami” (1985), “Aladdin” (1986), “A Volta de Trinity” (1994), “Al limite” (1997), “Figli del vento” (1999), “Tre per sempre” (2002), “Cantando dietro i paraventi” (2003), “Padre Speranza” (2005), “Pane e olio” (2008), “Tesoro, sono un killer” (2009), entre vários outros, a grande maioria dos antigos tendo sido exibidos no Brasil, com vários deles sendo lançados no mercado de vídeo (VHS e DVD, posteriormente).
               Em 1984, por ocasião do lançamento de “Eu, Você, Ele e os Outros”, cuja história se passava no Rio de Janeiro, Bud Spencer e Terence Hill participaram do programa dos Trapalhões, sendo entrevistados pelo quarteto de humoristas no programa, onde Bud surpreendeu a todos falando em português, e revelando que já havia morado no Brasil muitos anos antes de começar sua carreira artística, quando foi funcionário da embaixada italiana na cidade de Recife, e com direito a muita troca de sopapos da dupla numa briga com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, com cadeiras quebradas, mesas destroçadas e pancadaria a rodo, no melhor estilo dos filmes de ambos os grupos de artistas.
                O artista, que também era formado em direito, na verdade falava 6 línguas, incluído o português, sendo que no filme “Charleston”, seu personagem era um milionário brasileiro. Em “Eu, Você, Ele e os Outros”, ele faz um papel duplo, passando-se pelo sósia de um dos integrantes de uma importante dupla de empresários brasileiros, que teme ser vítima de criminosos. Ainda na juventude, antes de se dedicar integralmente à carreira artística, Carlo Pedersoli foi campeão de natação, tendo competido pela Itália nas Olimpíadas de 1952 e 1956, sendo o primeiro italiano a nadar 100 metros, em estilo livre, em menos de um minuto, tendo sido também jogador de pólo aquático. O ator também se tornou piloto licenciado de avião e helicóptero, e contribuiu e apoio financeiramente muitas instituições de caridade ao longo de sua carreira.
                Sobre a longa parceria de filmes com Terence Hill, Bud afirmou certa vez que “Terence é como um irmão para mim, e como irmãos que nem sempre concordam, ele pode ser uma dor de cabeça às vezes..(risos)... Nosso relacionamento é parecido com o que mostramos em nossos filmes, mas ele sempre pode contar comigo tanto quanto eu posso contar com ele. Nós sempre gostamos de trabalhar em conjunto, provavelmente por isso que nós fizemos tantos filmes juntos”.
                Curiosamente, o ator também estrelou série de quadrinhos, ao lado de Terence Hill, nas quadrinizações da série Trinity, bem como no título “Speranza e Carità”, que trazia novas aventuras dos irmãos Trinity e Bambino, sempre arrumando novas confusões pelo velho oeste. Uma Graphic Novel começou a ser produzida nos últimos anos, mas sem ter sido concluída até o presente momento, também enfocando a série Trinity. Apesar do sucesso e da fama dos filmes no Brasil, estes quadrinhos permanecem inéditos por aqui até hoje.
                Vá com Deus, Bud Spencer. Uma grande legião de fãs pelo mundo inteiro sentirá a falta do grandalhão bonachão e bom de briga que divertiu inúmeras pessoas ao longo dos anos pelo mundo afora nos inúmeros filmes que estrelou em sua longa carreira artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário