segunda-feira, 9 de maio de 2016

SCOOBY-DOO ENCONTRA A FAMÍLIA MARVEL



               Em tempos em que as editoras americanas andam lançando vários cross-overs interessantes, eis que há um título regular da DC Comics voltado unicamente para este fim, estrelado pela turma de investigadores de mistérios mais famosa dos desenhos animados, ninguém menos do que a Scooby-Doo e sua turma, Fred, Welma, Daphne, e Salsicha. O título em questão chama-se SCOOBY-DOO TEAM UP!, e desde que foi lançado, em 2014, tem trazido o pessoal da Máquina Mistério em divertidas aventuras com os mais variados personagens. Só para se ter uma idéia, a última edição do título, que é bimestral, lançada neste mês de maio nos Estados Unidos, eles encontram ninguém menos do que a Família Marvel.
                Isso mesmo, Capitão Marvel, Mary Marvel, e Capitão Marvel Júnior estão desaparecidos, e para encontrá-los, Tio Dudley, bancando o Tio Marvel, junto com o Senhor Malhado, recorre aos préstimos dos jovens investigadores de mistérios, numa trama simples, mas divertida, com direito a participação de alguns dos maiores vilões da Família Marvel na parada. O roteiro é de Sholly Fish, com desenhos de Dario Brizuela. A edição tem preço de US$ 2,99.
                Ao longo das 16 edições lançadas até agora, a turma de Scooby tem protagonizado diversos encontros. As três primeiras edições, por exemplo, eles dividiram com Batman e seu universo de personagens, em diferentes abordagens. Na primeira edição, eles encontraram a Dupla Dinâmica, Batman e Robin, no mesmo estilo dos encontros mostrados há décadas atrás no próprio desenho animado. Na edição seguinte, é o Batman quem dá as caras na revista, mas em outro estilo. Na terceira edição, a turma da Máquina Mistério se vê em encrencas causadas pelo duende Bat-Mite (Batmirim, na versão brasileira). De lá para cá, só citando o universo de super-heróis da DC, eles encontraram com a Mulher-Maravilha, o Flash, A Liga da Justiça (estilo Superamigos), Super-Homem, Aquaman, Desafiador, Espectro, Dr. Meia-Noite, os Jovens Titãs (a versão do desenho animado produzido há alguns anos), e até mesmo as vilãs do universo do Batman em Gotham City, como Hera Venenosa e a amalucada Arlequina.
                Mas Scooby e sua turma também se encontraram com diversos outros personagens do universo da Hanna-Barbera, como por exemplo, Jonny Quest e seus amigos, os Jetsons, os Flintstones, e até mesmo o Esquilo Sem Grilo, em divertidíssimas histórias que muitos adorariam que virassem episódios do desenho animado da turma da Mistério & Cia. Vale lembrar que, na época do desenho animado, eles já protagonizavam alguns encontros com outros personagens. Eles participaram de alguns episódios da série do Falcão Azul e Dinamite, o Bionicão, auxiliando os defensores de Cidadópolis em algumas de suas aventuras. E em alguns outros episódio, além de Batman e Robin, eles cruzaram também com a dupla de O Gordo e o Magro, Stan Laurel e Oliver Hardy; a Família Adams, além de vários outros personagens "convidados" ao longo do tempo.
                Uma pena que este tipo de material não tem tido muito chance de ser publicado por aqui. Infelizmente as poucas edições mais recentes de histórias com personagens da turma da Hanna-Barbera lançados pela Panini nas bancas nacionais aparentemente não conseguiram cativar os leitores, o que motivou a descontinuidade da publicação. No caso do material desta série do Scooby-Doo, seria interessante se as histórias fossem lançadas numa edição especial, mas em um momento onde a crise econômica está pegando feio no bolso de milhares de brasileiros, infelizmente iniciativas como essa podem não ser muito atrativas para as editoras nacionais de quadrinhos, que já estão tendo várias dificuldades para manter as publicações regulares que já possuem, mesmo que Scooby-Doo e sua turma continuem sendo personagens muito populares. Mas, quem sabe há alguma esperança de que algo venha a ser lançado por aqui. Sonhar ainda é de graça, e esperemos que haja oportunidade mais favorável em que possamos curtir estes divertidos encontros do pessoal da Máquina Mistério com todos estes personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário