domingo, 29 de maio de 2016

OS DEFENSORES DA TERRA, EM EDIÇÃO ESPECIAL PELA MYTHOS



                Os fãs de personagens clássicos mais antigos devem lembrar de uma série de animação exibida na TV brasileira na década de 1980, pela TVS/SBT, chamada “Defensores da Terra”, que reunia as forças de vários heróis de nosso planeta que lutavam para defendê-lo das forças malignas de ninguém menos do que Ming, o Impiedoso, o maior vilão dos quadrinhos da série Flash Gordon, que não por coincidência era um dos heróis trazidos na animação. A seu lado, ele contava com os dotes místicos de Mandrake, o mágico, junto a seu inseparável parceiro, Lothar, e ainda tinham o auxílio do Espírito-Que-Anda, o Fantasma. Unidos, eles formavam os Defensores da Terra, e durante os 65 episódios da série animada, criada pela Marvel Productions, ao lado de seus filhos, defenderam nosso mundo de várias ameaças.
                A série reunia os principais heróis da King Features Syndicate. Flash Gordon era criação do desenhista Alex Raymond, enquanto Mandrake e Fantasma foram concebidos por Lee Falk. Curiosamente, estes personagens nunca haviam se encontrado nos quadrinhos. O máximo que havia acontecido até então foi uma breve aparição de Mandrake e Lothar na história onde o 21° e atual Fantasma se casou com Diana Palmer, em 1978, como alguns dos vários convidados da festa. Foi uma aparição até enigmática, que deixou os fãs de ambos os personagens pedindo por mais, por um detalhe bem interessante: na pouca interação que tiveram, tanto o Fantasma quanto Mandrake e Lothar mostravam que já se conheciam, mas a história de como eles se encontraram pela primeira vez nunca foi contada por Lee Falk, criador de ambos os personagens. E, infelizmente, eles também nunca vieram a se reencontrar, para decepção dos leitores, que certamente queriam ter a chance de ler uma aventura conjunta dos heróis. Com a morte de Lee Falk em 1999, os fãs ficaram sem esperança de ver isso acontecer. Mas eis que a editora americana Dynamite Entertainment, atual detentora dos direitos de publicação destes personagens, resolveu, em 2013, lançar uma minissérie reunindo novamente estes personagens... pela primeira vez, já que as histórias antigas não contam para o efeito de uma cronologia destes heróis nas publicações atuais da editora. E assim surgiu KINGS WATCH, aventura em 5 edições, lançadas de setembro de 2013 a janeiro de 2014, reunindo Flash Gordon, Mandrake, e o Fantasma, para delírio dos fãs dos personagens, que há anos sonhavam com uma aventura conjunta dos personagens.
                Aventura que agora chega aos leitores brasileiros, através da Mythos Editora, que acaba de lançar a edição especial KINGS WATCH – DEFENSORES DA TERRA, aproveitando para colocar como subtítulo o nome do desenho animado dos anos 1980. A edição, em formato americano, tem capa dura, e traz a minissérie completa em 160 páginas, ao preço de R$ 64,90, e acaba de chegar às livrarias, comic shops, e bancas especializadas pelo país, para alegria dos fãs nacionais dos personagens.
O Fantasma! Mandrake, o mágico! Flash Gordon! Três grandes lendas universais reunidas para combater uma ameaça indescritível! Quando estranhos fenômenos tomam os céus e a humanidade é assolada por uma visão de pesadelo, os grandes heróis correm em direção ao perigo para tentar defender as pessoas dos horrores inenarráveis que ameaçam destruir todo o planeta Terra! Diversas pessoas pelo mundo estão tendo pesadelos com monstros, e isso parece estar ligado a estes estranhos fenômenos. A busca de um homem que se intitula como Cobra por um estranho cristal promete colocar nosso planeta sob a mira de uma grande força do mal vinda das estrelas, que atende pelo nome de Ming, o Impiedoso, senhor do planeta Mongo, e que está prestes a adicionar a Terra à sua lista de conquistas, subjugando toda a humanidade a seus desígnios. E somente os esforços combinados do aventureiro Flash Gordon, do mestre do ilusionismo Mandrake, e a lenda da selva conhecida como o Fantasma, poderão deter essa trama sórdida e salvar nosso planeta desta ameaça inigualável.
Ao lado de Flash, temos o já conhecido e ranzinza Doutor Hans Zarkov, inventor e projetista de uma nave espacial, e Dale Arden, apresentada como uma repórter investigativa, enquanto Mandrake terá a ajuda providencial de seu amigo Lothar. E o Fantasma mostrará parte de seu repertório de segredos escondidos na famosa Caverna da Caveira. Mas terão eles chance de enfrentar a ameaça engendrada pelo seita comandada pelo Cobra, e conseguir impedir a invasão da Terra que está sendo perpetrada por Ming? Os roteiros são de Jeff Parker, com arte de Marc Laming.
                Para Marc Laming, o trabalho nesta minissérie era contar uma história respeitando o histórico dos personagens, sem pretensões de fazer uma reinvenção da roda na vida deles. O desenhista contou que não precisou fazer quase nenhuma mudança em relação ao visual do Mandrake e do Fantasma, mas no caso de Flash Gordon, foi preciso dar uma atualizada no visual do personagem, até porque nesta aventura, ele está na Terra, e embora seu ímpeto e coragem permaneçam os mesmos de suas aventuras vividas em Mongo nos quadrinhos antigos, o visual espacial daqueles tempos claramente não se aplica aqui. Laming conta que descobriu Flash Gordon assistindo às antigas séries de TV na década de 1970, antes do advento de “Guerra nas Estrelas”: “Eu nunca tinha visto nada parecido antes, e era muito mais excitante para mim do que Jornada nas Estrelas ou Doctor Who, então eu era viciado naquilo. Era uma grande aventura com naves espaciais e perigos mortais onde Flash e seus amigos milagrosamente escapavam no início do próximo capítulo”.
                Para Jeff Parker, roteirista da minissérie, o título “Kings Watch”, bem como o desenho que está por trás das letras no título da capa tem uma grande importância que será revelada na história. E os leitores que conhecem bem os personagens irão reconhecer vários detalhes dos personagens que estarão presentes na trama, sendo que alguns deles poderão ser bem surpreendentes, dependendo do ângulo em que forem abordados.
                A minissérie teve boa acolhida entre os leitores, a ponto de que a Dynamite estar lançando uma continuação da aventura, neste mês de maio, nos Estados Unidos, com o nome de Kings Quest, reunindo novamente os heróis, e agora com a participação de outro personagem clássico da King Features: ninguém menos do que o Príncipe Valente, criação de Hal Foster, que irá integrar o grupo formado por Fantasma, Mandrake, e Flash Gordon, em outra aventura incrível. O ponto positivo é que, com o lançamento da primeira minissérie, Kings Watch, agora pela Mythos, as chances desta nova aventura que está sendo publicada nos EUA com os personagens ser publicada aqui também aumentam bastante, embora isso só possa ocorrer a partir do ano que vem, provavelmente, na melhor das hipóteses. Vale lembrar que Kings Watch foi publicada em 2013, e só agora, quase três anos depois, está saindo por aqui.
                Resta esperar que este lançamento da Mythos cative os fãs dos personagens, que andam sumidos das bancas nacionais, não aparecendo mais com a frequência que costumavam fazer antigamente. Infelizmente, o preço da edição não é dos mais convidativos, o que deve limitar o alcance potencial dos leitores, até porque o momento de nossa economia inspira cuidados, e lamentavelmente, as editoras já andam tendo que driblar várias dificuldades para conseguir lançar novas edições em um mercado que vem se tornando cada vez mais concorrido nos últimos tempos em se tratando de edições especiais de quadrinhos com acabamento de luxo, com os lançamentos das coleções de Graphics de heróis da Marvel e DC Comics, promovida pela editoras Salvat e Eaglemoss, que tem disponibilizado um grande número de materiais aos leitores do gênero super-herói.
                É um excelente lançamento da Mythos, que vem trazendo um bom número de materiais interessantes nos últimos tempos, de títulos variados, que merece o devido apoio dos leitores, para que a editora consiga continuar trazendo sempre mais e mais edições deste porte, oferecendo aos fãs nacionais de quadrinhos boas opções de leitura, com os mais diversos personagens, sejam clássicos, sejam atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário