segunda-feira, 9 de maio de 2016

CLÁSSICOS DE CONAN EM EDIÇÃO ESPECIAL PELA MYTHOS



                Os fãs de Conan, o guerreiro cimeriano mais famoso dos quadrinhos podem começar a comemorar. A Mythos Editora está lançando uma edição pra lá de especial, compilando nada menos do que as primeiras aventuras em quadrinhos produzidas estreladas pelo guerreiro bárbaro criado por Robert E. Howard nos anos 1930. AS CRÔNICAS DE CONAN - VOLUME 1, é uma edição em formato americano, com direito a capa dura, com cerca de 180 páginas, ao preço de R$ 79,90. A edição chega às gibiterias e livrarias até o fim do mês, além de contar com distribuição setorizada, e já se encontra em pré-venda no site da própria editora, no endereço https://mythoseditora.com.br, com opção de 15% de desconto. O volume compila as primeiras 8 edições da revista "Conan The Barbarian", o primeiro título de quadrinhos lançado pela Marvel Comics.
                Trata-se de um material clássico, produzido nos distantes anos 1970. A Marvel havia adquirido os direitos para produzir histórias em quadrinhos do personagem, e em outubro de 1970, lançava a revista estrelada pelo bárbaro cimeriano, com roteiros de Roy Thomas, com arte de Barry Windsor-Smith, que foram parceiros nas primeiras 24 edições de Conan The Barbarian, que apesar de um início de vendas meio claudicante, com o título sendo até cogitado para ser cancelado por causa das baixas vendagens, conseguiu dar a volta por cima, e se tornar um dos mais populares gibis da editora naquela década. Mas a grande fama de Conan viria nos anos 1980, com o novo título "The Savage Sword of Conan" (A Espada Selvagem de Conan), publicada em formato magazine, em preto-e-branco, que se tornaria um fenômeno de vendas, inclusive no Brasil, onde a Editora Abril criou um título próprio para o personagem, nos mesmos moldes, chegando a vender mais de 200 mil exemplares por edição em seus melhores dias.
                O material compilado neste volume foi publicado originalmente de forma integral no Brasil pela editora Bloch, no seu curto período de publicação dos títulos da Marvel, nos anos 1970. Foram 6 edições estreladas pelo cimério, em um título próprio, lançadas entre março e agosto de 1976, com as 12 primeiras aventuras do título americano de Conan. A revista também publicou, na primeira edição, a primeira aparição de Sonja, a Guerreira, no Brasil, outra personagem também licenciada pela Marvel, que teria inúmeros encontros com com Conan durante sua estada na Casa das Idéias. Curiosamente, a Bloch não foi a primeira editora a lançar os quadrinhos do bárbaro da Ciméria em nosso país: em 1972, a editora Minami & Cunha lançou 3 edições estreladas por Conan, que teve seu primeiro título próprio, trazendo histórias "sortidas" do herói, que durou apenas 3 edições, sendo cancelado logo depois. No ano seguinte, em 1973, a editora Graúna lançou uma única edição, com uma aventura de Conan tirada da edição 15 do título da Marvel, só que o personagem foi rebatizado para "Hartan, o Selvagem". No mesmo ano, a editora Roval também lançou 3 números do personagem, de volta ao seu nome original. Estas edições de curta duração trouxeram uma ou outra história das aventuras que agora estão reunidas na bela edição da Mythos, mas os leitores nunca tiveram chance de acompanhar um maior número de aventuras do personagem.
                Após o cancelamento das revistas da Bloch, Conan só voltaria aos quadrinhos nacionais nos anos 1980, mais precisamente em 1982, quando suas aventuras passaram a estrelar o cast da revista Heróis da TV, segunda publicação Marvel da Editora Abril. No mesmo ano, com o lançamento da revista Superaventuras Marvel, o personagem passou a frequentar regularmente a revista, dividindo com Heróis da TV suas aparições nos títulos Marvel publicados pela Abril. Em 1984, o personagem voltaria a ganhar edição regular pela editora, com o lançamento de A Espada Selvagem de Conan, seu título mais longevo no país, além de ganhar várias edições especiais ao longo dos anos.
                Nos Estados Unidos, a revista Conan The Barbarian foi publicada até dezembro de 1993, durando nada menos do que 275 edições, contando também com cerca de 12 edições especiais anuais. Após o fim do contrato de licença com a Marvel Comics, no início dos anos 2000, o personagem passou a ser publicado pela Dark Horse, onde está até hoje, mesmo que a fama do guerreiro cimério não seja mais a mesma dos bons tempos dos anos 1980. No Brasil, depois de ter seu título cancelado pela Abril, a Mythos Editora assumiu a publicação, que foi cancelada em 2010. De lá para cá, a editora lançou apenas edições especiais com o guerreiro bárbaro. E dá seguimento agora com esta bela edição encadernada.
                A edição brasileira é uma versão fiel da série "The Chronicles of Conan", publicada desde 2003 pela Dark Horse Comics no mercado norte-americano, e de lá para cá, vem republicando integralmente o material do título editado pela Marvel, tendo até o momento sido lançadas 32 edições, aproximando-se do seu final, após mais de uma década. Trata-de de um material clássico que há tempos não era republicado em nosso país, e que agora terá a chance não apenas de ser revisto, como também lido por toda uma nova geração de leitores, que poderão ver o bom material publicado pela Marvel com o personagem dos pulps criado por Robert E. Howard nos anos 1970, e que tornariam o nome de Conan mais famoso do que jamais havia sido nos livros lançados até então com o guerreiro cimério.
                Das histórias criadas pela Marvel naqueles tempos, a maioria era completamente inédita, enquanto algumas eram adaptações livres dos contos originais de Robert E. Howard. As histórias deste primeiro volume são: "O advento de Conan!", com sua primeira aparição nos quadrinhos americanos; "O covil dos homens-feras!"; "O crepúsculo do deus cinzento!"; "A torre do elefante!"; "A filha de Zukala"; "O demônio alado de Shadizar"; "A criatura que espreita na escuridão"; e "Os guardiões da cripta". Todas as histórias foram "remasterizadas" pela Dark Horse Comics, isto é, tiveram suas cores originais retrabalhadas para os padrões digitais atuais de colorização, a exemplo do que foi feito na série "Tales of Asgard" (Contos de Asgard), republicada recentemente na coleção de Graphics Marvel da editora Salvat.
                Por enquanto, não há maiores informações se a Mythos irá lançar as demais edições desta série que compila todo o material original de Conan da Marvel, ou se isso ficará restrito unicamente a esta edição, mesmo com a indicação de "Volume1" na capa da publicação. Vai depender unicamente dos leitores e fãs do personagem, principalmente em virtude da crise econômica nacional, que está afetando vários setores da indústria e comércio, e que se faz sentir também no mercado editorial de quadrinhos. Se as vendas forem boas, as chances de a editora dar seguimento à coleção, lançando novos volumes, crescerão bastante. A própria Mythos já se dirigiu a seus leitores, recentemente, explicando as dificuldades que vem enfrentando com a crise econômica no lançamento de seus títulos de quadrinhos, e como eles têm tentado encontrar alternativas que permitam a viabilidade dos lançamentos que vem fazendo. Que os fãs e leitores, dentro de suas possibilidades, ajudem a tornar esta nova e bem-vinda edição de Conan o início de uma bela coleção do personagem, que permita aos fãs de quadrinhos acompanharem parte da longa trajetória do guerreiro da Ciméria nas publicações clássicas produzidas pela Marvel que criaram a sua grande fama nos quadrinhos. Vida longa às aventuras de Conan, por Crom!

Um comentário:

  1. Bela matéria. Sou fã do Conan desde a época das aparições em HTV. Já garanti meu exemplar e recomendo apesar do preço salgado. Mas fã é fã, nã tem jeito. Sucesso ao Cimério!

    ResponderExcluir