domingo, 29 de maio de 2016

ABRIL RELANÇA O “MANUAL DO ESCOTEIRO MIRIM”



                Um dos lemas mais conhecidos dos escoteiros é “sempre alerta”, que indica que ele deve estar sempre pronto para todo tipo de dificuldade e prestar atenção ao que ocorre ao seu redor. Mas, claro, não é apenas isso. Nos quadrinhos, os sobrinhos do Pato Donald, Zezinho, Huguinho, e Luisinho, são escoteiros-mirins, e já tiveram inúmeras aventuras publicadas na condição de representantes desta instituição. A fama dos personagens em suas aventuras tinham sempre a presença, em sua grande maioria, do famoso “Manual do Escoteiro-Mirim”, no qual todos buscavam respostas e orientação em momentos de dificuldade ou alguma necessidade mais premente. Na verdade, o livro chegou a parecer uma verdadeira biblioteca condensada em um livro só, tamanha a quantidade de informações que ele continha, sendo sempre consultado pelos meninos nas aventuras através do mundo, e até no espaço, quando estavam juntos de Donald e do Tio Patinhas.
                A fama deste “manual” cresceu a ponto de ter sido realmente lançado no mercado editorial, criado pela editora Mondadori, da Itália, em 1969, e tendo sua primeira publicação no Brasil ocorrido em 1971, pela Editora Abril. O MANUAL DO ESCOTEIRO-MIRIM trazia diversas informações sobre natureza, dicas de montagem de barracas, acampamento, normas de segurança, localização usando as estrelas, código morse, etc, além de diversos experimentos interessantes que qualquer criança poderia fazer em casa, ainda que algumas pudessem exigir a supervisão de um adulto, e outros conhecimentos práticos. Com mais de 250 páginas, o livro fez um grande sucesso, o que motivou o lançamento de outros “manuais” estrelados por outros personagens dos Universo Disney, como o Tio Patinhas, Professor Pardal, Gastão, Vovó Donalda, entre outros.
                O sucesso de todos os livros fez com que eles fossem reeditados várias vezes ao longo dos anos. Na década de 1980, todos eles seriam reunidos na coleção “Biblioteca do Escoteiro Mirim”, que trazia todos os livros. Mas, nos últimos anos, a obra deixou de ser republicada no nosso país. Mas os saudosistas podem começar a comemorar, pois a Abril resolveu relançar a clássica obra, tendo anunciado que estava tomando as providências necessárias para isso no mês de fevereiro deste ano, o que encheu muitos fãs de alegrias, pela oportunidade de não apenas conhecer, mas também de rever a obra, cujos exemplares hoje são escassos nos sebos e lojas de livros usados. E neste fim de mês de maio, a espera finalmente terminou, com a nova edição do famoso Manual do Escoteiro Mirim chegando novamente às bancas, livrarias, e lojas especializadas, primeiro na região da Grande São Paulo, e a partir deste mês de junho, nos diversos outros Estados do país. Com isso, a editora atende ao pedido de muitos fãs dos quadrinhos Disney, que há tempos sonhavam com a reedição do livro. A noite de lançamento oficial dos produtos será no dia 03 de junho, às 20h, na Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, capital, com direito à presença de Mariana Caetano Barbosa, Paulo Maffia e Fabio Figueiredo, editores da Abril, além de Sérgio Figueiredo, diretor da Redação de Revistas Infantis da editora.
A obra está sendo lançada no mesmo formato da edição original, com a mesma quantidade de páginas, capa cartonada, ao preço de R$ 39,90, e mantém até mesmo o texto da época, sem a revisão gramatical implantada nos últimos anos. Tudo está lá, tal como foi publicado na primeira edição, com as mesmas ilustrações e diagramação. E, claro, estão presentes também os dez princípios dos escoteiros, que são: I - O Escoteiro tem uma só palavra: sua honra vale mais que a própria vida; II – O Escoteiro é leal; III – O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e praticar, diariamente, uma boa ação; IV – O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos outros Escoteiros; V – O Escoteiro é cortês; VI – O Escoteiro é bom para os animais e as plantas; VII – O Escoteiro é obediente e disciplinado; VIII – O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades; IX – O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio; X – O Escoteiro é limpo de corpo e alma. O livro da Disney foi baseado nos princípios do Escotismo, movimento fundado por Robert Baden-Powell, para crianças que acampavam na Grã-Bretanha, que depois se difundiu pelo mundo inteiro, após a publicação de seu primeiro livro sobre o tema, em 1908, com a grande aceitação de suas idéias e princípios por ele formulados.
Um prato cheio para os fãs, com muitas informações e detalhes mais do que interessantes, mesmo que alguns deles possam estar defasados quando o assunto é algo relacionado a tecnologia, afinal, trata-se de uma obra que foi lançada há 45 anos atrás, mas que nem por isso merece ser menos lida ou relida. E certamente muitos fãs da atual geração de leitores de quadrinhos irão se deliciar com o material.
                O lançamento é bem oportuno, pois neste ano, os sobrinhos de Donald completaram 65 anos de sua primeira aparição como escoteiros-mirins, que ocorreu em 1951, na história “Operação São Bernardo”, publicada na edição 57 da revista Walt Disney Comics, história criada por Carl Barks. E de lá para cá, Huguinho, Zezinho e Luisinho não pararam mais, estrelando as mais variadas aventuras, fossem em histórias-solo, ou em aventuras ao lado de seu Tio Donald, ou o Tio Patinhas, além de outros personagens. E havia histórias até inusitadas, onde os adversários dos garotos eram justamente seus tios, quando Donald queria mostrar que era mais esperto e capaz do que os meninos, ou quando estes precisavam combater alguma operação comandada pelo Tio Patinhas, que como todo magnata, por vez tem alguns negócios que não são exatamente os mais aceitáveis em termos de preservação ambiental, como quando ele pretende construir uma nova Patópolis II justamente em um parque onde os escoteiros praticam suas ações de exploração da natureza e defesa do meio ambiente.
                Aproveitando a ocasião, a Abril está lançando também a edição temática ESCOTEIROS MIRINS, em formato americano, com capa cartonada e impressão de luxo, trazendo nada menos do que 29 das melhores histórias estreladas pelos sempre prestativos escoteiros mirins, em cerca de 380 páginas, criadas por artistas da Disney ao longo do tempo, com destaque, claro, para Carl Barks, o “Homem dos Patos”, como ficou conhecido, mas também criadas por diversos outros artistas, como Don Rosa, numa célebre história onde é explicada a “origem” do famoso livro. Com preço de R$ 59,90, a edição mantém a excelente qualidade gráfica exibida nas outras edições especiais lançadas recentemente pela editora nos últimos tempos, para alegria dos fãs dos personagens.
                As primeiras histórias dos personagens como escoteiros-mirins não demoraram a chegar ao Brasil, onde foram publicadas nas revistas de linha da Disney da Editora Abril. Não demorou para os valentes escoteiros mirins ganharem edições exclusivas com suas histórias, dentro da publicação Edição Extra, bem como em Disney Especial. No fim da década de 1980, ganharam até uma revista regular própria, quinzenal, que durou 26 edições.
                Como não poderia deixar de ser, os sobrinhos de Donald e Patinhas também tiveram seu lado escoteiro mostrado na série animada Ducktales, produzida entre 1987 e 1990, com a participação óbvia de seu famoso Manual, sempre consultado nos momentos de necessidade ou emergência, e com a participação no grupo dos personagens criados para a série, como Asnésio, e até mesmo Bubba, o pato das cavernas que eles trouxeram para o presente, que também deu seu ar da graça como escoteiro mirim, pra não falar do Capitão Bóing, que quando não está despencando com seus aviões, ou numa aventura ao redr do mundo com o Tio Patinhas, ocupa a função de chefe da tropa dos escoteiros mirins dos garotos.
                O relançamento do MANUAL DO ESCOTEIRO MIRIM trata-se de uma excelente iniciativa da Editora Abril, por disponibilizar novamente esta obra clássica para a atual geração de leitores, que mesmo numa era dominada pela internet e pela tecnologia, não podem prescindir do prazer de ler uma obra escrita no seu formato tradicional. Sobre o relançamento das demais obras da velha coleção da Biblioteca, a editora ainda vai estudar a possibilidade, de modo que as vendas do relançamento deste Manual poderão fornecer maiores dados sobre a viabilidade do relançamento dos outros livros no mesmo estilo. E, claro, a edição de luxo de ESCOTEIROS MIRINS só vem dar mais préstimos à Abril por continuar apostando em algumas edições especiais altamente primorosas para o público leitor, em que pese o momento delicado de nossa economia atualmente. Que possam vir mais lançamentos na esteira desta republicação do Manual dos Escoteiros, e que a Abril continue fazendo um bom trabalho nas edições especiais Disney que tem oferecido nos últimos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário