sábado, 16 de abril de 2016

JBC REPUBLICARÁ FULLMETAL ALCHEMIST



                O mercado de mangás no Brasil, ao contrário dos animes, conseguiu se firmar, e nos últimos 15 anos, os leitores de quadrinhos nacionais tiveram a oportunidade de ler inúmeras séries produzidas na Terra do Sol Nascente, das megacultuadas sagas de Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball até séries praticamente desconhecidas pela grande maioria do público. E, de uns tempos para cá, as editoras vem investindo também na republicação de algumas das séries de maior sucesso no mercado, o que tem se tornado uma excelente oportunidade para aqueles que não conseguiram acompanhar a publicação original do título nas bancas nacionais, ou simplesmente adquirir a série publicada em um padrão gráfico mais elaborado e de melhor qualidade do que a primeira edição lançada aqui.
                A prática já se tornou comum nas editoras JBC e Panini, que concentram a quase totalidade dos lançamentos de quadrinhos nipônicos no mercado nacional, e dando sequência a esse trabalho de republicação, a JBC anunciou em seu último evento Henshin+, realizado recentemente em São Paulo, qual será sua próxima série de mangá a ganhar relançamento: FULLMETAL ALCHEMIST (Hagane no Renkinjutsushi, no original em japonês)!
                Publicada entre 2001 e 2010 na revista Monthly Shonen Gangan, a série rendeu 27 volumes encadernados, que foram lançados originalmente no Brasil pela JBC de 2007 a 2011, no formato meio-tankohon, em 54 edições. De autoria de Hiromu Arakawa, a série conta a saga dos irmãos Edward e Alphonse Elric, que vivem no início do século XX, em uma realidade alternativa de nosso mundo onde a alquimia ainda é praticada e se tornou uma das grandes ferramentas utilizadas pelas pessoas, tornando-se uma ciência amplamente conhecida por muitos e praticada por um grande número de pessoas. Os irmãos Elric viviam felizes com sua mãe em uma localidade do interior do que seria a Alemanha em nosso mundo, até que uma doença infelizmente levou sua mãe a falecer. Praticantes de alquimia, os dois irmãos trataram de aprofundar seus conhecimentos no assunto, visando tentar ressuscitar a mãe falecida, mesmo ignorando os fundamentos básicos que regem as leis da alquimia, como a regra da troca equivalente, e a proibição do uso da transmutação alquímica em seres humanos.
                O resultado da tentativa é desastroso: Edward acaba perdendo uma perna, e Alphonse perde o seu corpo inteiro. Num momento de desespero, Edward consegue transmutar a alma de Alphonse em uma armadura, e com isso perde também um dos braços. Edward é obrigado a usar próteses mecânicas no lugar dos membros perdidos, e passa a buscar uma maneira de recuperar o corpo de Alphonse, culpando-se de ter incentivado seu irmão caçula no procedimento para reviver a mãe perdida. Procurando mais conhecimentos sobre alquimia, e os recursos necessários para conseguir se aprimorar na área, Edward torna-se um Alquimista Federal, a tropa de elite do exército, formada apenas pelos mais renomados alquimistas. Por suas próteses mecânicas, Edward acaba recebendo a alcunha de alquimista Fullmetal (Alquimista de Aço na versão brasileira do anime), e junto com seu irmão Alphonse, passam a viver várias aventuras, procurando encontrar a lendária Pedra Filosofal, a mais poderosa ferramenta conhecida da alquimia, que permite realizar verdadeiros milagres, sem obedecer à regra da troca equivalente.
                A série ganhou duas produções animadas para TV. A primeira foi produzida em 2003, e contou com 51 episódios, apresentando um final completamente diferente do mangá, que ainda estava sendo publicado quando a série de TV foi encerrada, contando ainda com um longa-metragem para cinema. Esta primeira série de TV foi exibida no Brasil pelo finado canal pago Animax, e contou com uma excelente dublagem do Estúdio Álamo. Em 2009, uma nova série de TV foi produzida, com o subtítulo Brotherhood, com 64 episódios, e seguindo com mais fidelidade o mangá original. Esta segunda série de TV também foi exibida no Brasil, e também contou com uma excelente dublagem da Álamo, que reuniu o mesmo elenco de dublagem da primeira série de TV. O longa-metragem para cinema da primeira série de TV, bem como os especiais de vídeo produzidos chegaram a ser cogitados de serem exibidos no Brasil, mas permanecem inéditos até hoje por aqui. A primeira série de TV também foi lançada completa em DVD pela Focus Filmes no mercado de vídeo nacional.
                Embora ainda não tenha divulgado data de quando ocorrerá o relançamento, o formato da republicação deverá seguir os mesmos moldes demonstrados na republicação de outras séries feitas pela editora, como Love Hina, Card Captor Sakura, Rurouni Kenshin, Rayearth, e Yu Yu Hakusho: O formato será o tankohon, com seus 27 volumes originais, no tamanho 13,5 x 20,5 cm, com cerca de 200 páginas em papel off-set no miolo de cada volume. Apesar da publicação original ter se encerrado há relativamente pouco tempo (5 anos), não deixa de ser uma excelente oportunidade para quem ainda não conseguiu adquirir a série, ou readquiri-la em um formato gráfico mais condizente, fora que é uma das melhores séries produzidas na década passada no Japão, e é garantia de boa leitura para qualquer fã de quadrinhos que se preze, com uma trama bem montada, personagens carismáticos, ação, drama e humor bem dosados. Que a série volte às bancas o mais breve possível, para felicidade dos fãs e leitores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário