terça-feira, 26 de abril de 2016

DETECTIVE CONAN COMPLETA 20 ANOS COM LANÇAMENTO DE SEU 20° FILME NOS CINEMAS



Uma das séries de anime mais famosas e longevas do Japão ganha seu 20° longa-metragem para cinema no ano em que comemora 20 anos de exibição na TV nipônica.

Adriano de Avance Moreno

            A produção de animes no Japão já teve dias mais áureos em tempos não tão distantes, quando chegavam às TVs nipônicas inúmeras séries que viravam sucessos absolutos, alcançando por vezes fama mundial. Nos tempos atuais, são raras as séries que são lançadas que passam dos tradicionais 12/13 episódios programados por temporada, e que quando muito ganham continuações algum tempo depois. Assim, é de se relevar quando algumas séries seguem firmes, mesmo depois de mais de uma década, como é o caso do megassucesso One Piece, de Eichiro Oda, que já contabiliza mais de 735 episódios exibidos desde a sua estréia, ou mesmo Naruto, que mesmo após o fim do mangá recentemente, ainda está em exibição na fase Shipuuden, com mais de 450 episódios produzidos até o momento.
            Mas há séries no Japão que já passaram há muito destes números, e tornaram-se praticamente "cults" na TV nipônica, como Doraemon, que está em exibição ininterrupta desde 1979, e não parou até hoje. E há também outra série, que não faz tanto alarde quanto Naruto ou One Piece, mas também segue firme e acaba de completar 20 anos de exibição na TV japonesa: Detective Conan, produzido pela TMS Entertainment, que está atualmente no 815° episódio, tendo estreado em janeiro de 1996. Baseada no mangá criado por Gosho Aoyama, a série é publicada na revista Weekly Shounen Sunday desde 1994, onde faz sucesso até hoje, totalizando até o presente momento mais de 90 volumes encadernados. E que não dá sinais de que vai parar tão cedo.

No 20° filme da série, a misteriosa Organização Negra volta a dar as caras, com assassinatos ocorrendo pelo mundo inteiro.
            Uma prova disso foi o lançamento, no último dia 16 de abril, do 20° longa-metragem para cinema da série, que em 1997, pouco depois de completar mais de um ano no ar na TV Nippon, teve seu primeiro filme lançado nos cinemas nipônicos, e não parou mais.
            A série conta as aventuras de Conan Edogawa, uma criança de 7 anos de idade que resolve os mais complicados mistérios e casos policiais que surgem à sua frente. Mas a série está longe de ser uma simples história infantil. Na verdade, Conan não é uma criança, mas um adulto, Shinichi Kudou, um adolescente de 17 anos muito famoso por ser um detetive colegial, desvendando os mais complicados e insolúveis mistérios em que bate os olhos, que após ser envenenado com uma droga experimental por uma dupla de criminosos perigosos, teve seu corpo revertido ao de uma criança 10 anos mais nova. Como sua mente continua a mesma, Shinichi passa a enfrentar o dilema de estar "preso" em uma corpo infantil, e busca encontrar os responsáveis por tentarem matá-lo com a droga experimental. Mas a situação é muito mais complicada do que parece. Por estar atrás de criminosos de altíssima periculosidade, Shinichi precisa disfarçar sua identidade, para proteger todos à sua volta dos misteriosos bandidos, que poderiam colocar todos em risco caso descobrissem que ele não morreu como esperavam, após testemunhar uma transação suspeita perpetrada por eles nos fundos de um parque de diversões. Ele adota o nome de Conan Edogawa, e começa sua sina para tentar voltar a ser adulto novamente.
            Os principais desafios na série passam a ser a luta de Conan para resolver os mistérios que surgem à sua frente, que incluem em sua maioria assassinatos, mas também passam por roubos, espionagem, etc. Tudo isso ocultando sua participação na elucidação do crimes, a fim de não despertar suspeitas de sua verdadeira identidade. Afinal, como explicar que um garoto de 7 anos consegue resolver casos que até os adultos não conseguem? Logicamente que os problemas começam na tentativa de acompanhar as investigações, uma vez que ele é sempre posto para fora dos locais, onde crianças "não devem brincar". Mas Shinichi passa a desenvolver muitas manhas e estratégias para conseguir as informações que precisa para desvendar os casos.

Série já passou dos 800 episódios e segue firme na TV japonesa.
            Usando os inventos criados pelo Professor Agasa, que conhece sua real identidade, Conan passa a resolver um caso atrás do outro. Basicamente, ele usa seu relógio que dispara uma agulha anestésica para botar alguém para dormir, e falar por ele, com sua gravata moduladora de voz. Na maioria das vezes, a "vítima" é Kogoro Mouri, pai de sua amiga de infância e amor não-declarado Ran, que é um detetive medíocre, mas que graças à "ajuda" de Conan, passa a ser visto como um detetive famoso.
            Ao longo da série, a história vai evoluindo lentamente. O pequeno herói incorpora novos inventos criados pelo Professor Agasa, como um skate turbinado movido a energia solar, faz novos amigos, e ganha aliados em sua luta contra os criminosos, ao mesmo tempo em que esconde sua identidade de Ran, que sente saudades de Shinichi, com quem passa a falar apenas pelo telefone (na verdade Conan falando através de sua gravata de modulação de voz). A fórmula da série pode parecer batida, mas caiu no gosto dos japoneses, e tornou-se uma das mais famosas das últimas duas décadas, e está sempre entre as mais assistidas, mesmo que não faça o estardalhaço de Naruto, One Piece, ou Dragon Ball.
            A série continua inédita no Brasil até hoje, sendo que a única produção de Detective Conan a sair por aqui foi o seu primeiro longa-metragem para cinema, lançado no mercado de vídeo nacional pela Flashstar há alguns anos atrás. Infelizmente a distribuidora não lançou mais nada da série, e curiosamente, o DVD do filme tornou-se uma raridade no mercado de vídeo, o que dá a entender que toda a tiragem foi vendida.
            O mês de abril tornou-se a data padrão para o lançamento dos filmes da série, sendo praticamente lançados sempre no terceiro fim de semana do mês, próximo à Golden Week, uma série de feriados relativamente próximos no Japão, muito esperada por todos no arquipélago. Alguns filmes chegaram a ser anunciados até um ano antes de seu lançamento, aguçando a curiosidade dos fãs, que esperam sempre pacientemente pelas aventuras cinematográficas do imbatível pequeno detetive mirim, que contam com uma produção extremamente elaborada, por vezes com tramas complexas e cheias de surpresas e até reviravoltas no desenrolar dos acontecimentos, com os temas variando de simples roubos a conspirações, espionagens e atentados terroristas. Um prato cheio para quem curte tramas policiais e de suspense, e com mistérios que desafiam a inteligência dos personagens, com Conan/Shinichi tendo de usar suas habilidades de dedução para conseguir encontrar o culpado, sendo que em alguns casos o culpado é exposto ao público, mas é preciso acompanhar a série de fatos que levará o diminuto herói a desvendar a trama apresentada.

Lupin III e Conan já se encontraram em duas aventuras conjuntas, para delírio dos fãs.
            A fama de Conan já levou o pequeno herói a um cross-over com ninguém menos do que Lupin III, personagem de outra série clássica no Japão que ganhou suas primeiras aventuras animadas no início dos anos 1970, sendo a produção para TV mais recente no ano passado e início desde ano, sem contar que o herói ganha aventuras para cinema todos os anos desde o fim da década de 1970. Foram dois encontros, o primeiro em um especial de TV em 2009, e o segundo encontro nos cinemas nipônicos em 2013, com ambos os personagens juntando forças para desvendar as tramas que se apresentam, abrangendo personagens de ambas as séries, algo muito raro no Japão, quando se trata de personagens de autores diferentes. Infelizmente estes dois encontros continuam inéditos no Brasil até hoje, sendo encontrados apenas em fansubbers pela internet.
            E tudo indica que Conan ainda terá vida longa na TV nipônica, continuando firme com a série de TV, e ganhando novas aventuras para o cinema, bem como alguns especiais de vídeo ocasionais. No mangá, Gosho Aoyama mostra que a história do pequeno detetive ainda tem muito que mostrar, e que a saga de Shinichi Kudou/Conan Edogawa ainda está longe de seu final. Vida longa a Detective Conan...e não se surpreendam se a série ainda durar mais uns 20 anos...

PERSONAGENS DA SÉRIE

Conan Edogawa (Shinichi Kudou): Aluno do Colégio Teitan, Shinichi, aos 17 anos, ficou famoso como detetive colegial pela sua alta capacidade de desvendar qualquer caso. Em um dia no parque, ele acabou testemunhando uma transação suspeita feita por um homem vestido de preto, mas acabou surpreendido e obrigado a tomar um veneno experimental que fez seu corpo voltar a ser o de um garoto de 7 anos. Com seu intelecto intacto, ele passou a esconder sua identidade com o nome de Conan Edogawa, para evitar que os bandidos que o atacaram voltassem e pudessem colocar em risco seus amigos e família, indo morar junto com sua amiga Ran e seu pai, que é um detetive, visando tentar achar informações sobre os homens que o atacaram e o encolheram. Passa a auxiliar o pai de Ran com sua capacidade de dedução, usando diversos instrumentos criados pelo Professor Agasa para ajudar em suas atividades de detetive, ao mesmo tempo em que busca pistas sobre a Organização Negra, dos homens que o atacaram. Para Shinichi/Conan, não há mistério insolúvel, e mesmo pequeno, ele ainda é um detetive praticamente imbatível. E só existe uma verdade.

Ran Mouri: Estudante do Colégio Teitan, Ran é amiga de infância de Shinichi, e por mais que negue, o ama, mas nunca conseguiu declarar o seu amor. Quando Shinichi desaparece, ela passa a falar com ele apenas pelo telefone, e a relação entre ambos sofre vários altos e baixos, uma vez que ela nunca mais consegue vê-lo pessoalmente. Já suspeitou que Conan, por algum motivo desconhecido, fosse Shinichi, em várias ocasiões, mas Conan sempre conseguiu proteger o segredo de sua identidade. É faixa preta em caratê, e já chegou a salvar Conan de ser atacado por alguns maus elementos, mas também já se envolveu em vários perigos durante os mistérios investigados pelo pequeno detetive, obrigando Conan a dar tudo de si para salvá-la em diversos momentos, confirmando o amor que Shinichi sente por ela. Espera pacientemente o dia em que Shinichi prometeu voltar, o que pode demorar um bom tempo ainda, enquanto Conan não consegue resolver a situação de seu corpo de criança.

Kogoro Mouri: O pai de Ran é um ex-policial que atualmente trabalha como detetive particular, mas suas capacidades de dedução são bem falhas. Como ele não dá uma dentro, Conan o coloca para dormir e resolve os casos por ele. Com isso, Kogoro ganhou o apelido de "Kogoro Adormecido", e tornou-se um detetive muito famoso. É mulherengo, adora uma bebida, e extremamente convencido, sempre botando Conan pra correr porque não quer o "pirralho" se intrometendo nos casos. Embora seja casado, sua esposa, uma renomada advogada, vive separada dele por não aturar suas idiotices, o que faz com que a relação de ambos solte faíscas quando se encontram. E nunca conseguem fazer as pazes direito, para desespero de Ran, que ainda sonha em fazer os dois voltarem a ficar juntos.

Sonoko Suzuki: Melhor amiga de Ran e colega de classe no Colégio Teitan, a família de Sonoko controla a Corporação Suzuki, um dos maiores conglomerados empresariais do Japão. É uma garota legal, e está sempre correndo atrás de um namorado, embora já tenha se apaixonado por um colega de escola, e seja fã declarada de Kaitou Kid. Costuma fazer algumas piadas da relação de Ran com Shinichi, o que tira a amiga um pouco do sério.

Professor Hiroshi Agasa: Vizinho da família Kudou, O Professor Agasa foi a primeira pessoa a quem Shinichi recorreu quando seu corpo voltou a ser o de uma criança. Para ajudá-lo, ele criou vários dispositivos que Conan passou a usar desde então, como a gravada com modulador de voz, seu relógio com dardo tranquilizante, um skate turbinado movido a energia solar, além dos tênis com sistema de força eletromagnética, que permite ao diminuto detetive dar chutes com potência impressionante. Embora tenha criado vários apetrechos formidáveis para o amigo, o Professor Agasa não consegue ter o mesmo sucesso criando inventos e outras parafernálias para tentar vender no mercado.

Inspetor Juzo Megure: Inspetor da polícia metropolitana de Tóquio, Megure sempre contava com a ajuda de Shinichi Kudou em vários casos. Com o seu desaparecimento, ele passa a depender da ajuda de Kogou Mouri nestas situações. Extremamente sério e centrado, ele já chegou a manifestar desconforto com a presença de Mouri em vários casos, afirmando que por onde ele passa a morte está sempre junto, devido aos inúmeros casos de assassinatos que ele acaba ajudando (com uma ajuda de Conan, obviamente) a desvendar. Está sempre de chapéu, o que lança dúvidas se ele é ou não careca.

Ayumi Yoshida: Aluna da Escola Primária Teitan, passou a admirar Conan em suas atividades dos Jovens Detetives, criando uma bela ciumeira em Genta e Mitsuhiko, que também disputam sua atenção. Está sempre sorrindo, e curte muito as amizades que possui, procurando sempre ajudar seus amigos. Acaba se tornando a melhor amiga de Ai Haibara.

Mitsuhiko Tsuburaya: Membro dos Jovens Detetives, Mitsuhiko disputa com Genta as atenções de Ayumi, e assim como seu amigo gordinho, fica bem enciumado quando Ayumi se derrete em elogios para Conan. Dos Jovens Detetives, é o mais inteligente, por vezes formulando hipóteses que até Conan acha interessante. É extremamente educado e está sempre junto de Genta e Ayumi, pronto para o que der e vier. E, claro, não gosta de ser deixado para trás por Conan quando este sai para desvendar algum caso.

Genta Kojima: Aluno da Escola Primária Teitan, forma com Ayumi, Mitsuhiko e Conan o grupo dos Jovens Detetives. É o alívio cômico do grupo, e está sempre com fome. Disputa com Mitsuhiko o coração de Ayumi, e está sempre com inveja de Conan por ele sempre resolver os casos, quase sempre deixando-o e aos outros de fora. Por ser gordinho, acaba sempre sofrendo quando é preciso fazer algo com preparo físico.

Ai Haibara (Shiho Miyano): Shiho era uma cientista que trabalhava para a misteriosa Organização Negra, tendo desenvolvido a droga que levou Shinichi a voltar ao corpo de uma criança. Mas quando a Organização matou sua irmã mais velha, Shiho decidiu abandonar o grupo, o que foi considerado uma traição. Presa para ser executada, ela tomou a mesma droga de Shinichi para cometer suicídio, mas seu corpo também voltou a ser o de uma criança, o que a possibilitou escapar. Conhecendo o segredo de Conan/Shinichi, ela passou a viver com o Professor Agasa, adotando o nome de Ai Haibara. A Organização Negra a procura para executá-la, mas desconhece seu paradeiro, bem como sua atual aparência infantil. Acaba se tornando a melhor amiga de Ayumi.

Heiji Hattori: Heiji, assim como Shinichi, também é um detetive do ensino colegial, quase tão bom quando Kudou. Mas, se ele está atrás de Shinichi na capacidade de dedução, por outro lado é muito bom em luta, sendo praticante de kendo. Descobriu a verdadeira identidade de Conan facilmente, e quando se encontram, sempre fica com Conan junto dele, a fim de poderem unir suas habilidades de investigação e resolver mais rapidamente os casos, e embora possam ter algumas desavenças em seus encontros, Heiji tornou-se um dos melhores amigos de Conan/Shinichi. Ambos se comunicam regularmente por telefone, inclusive trocando informações sobre os casos que estão resolvendo.

Kaitou Kid: Kid é um misterioso e audacioso ladrão que rouba jóias. É um mestre das fugas e dos disfarces, e se tornou um dos maiores desafios de Conan, que até hoje não conseguiu capturá-lo, nem descobrir quem ele realmente é. Extremamente ousado, Kid já descobriu a verdadeira identidade de Conan, chegando até a se disfarçar de Shinichi Kudou em várias ocasiões, o que indiretamente serviu para proteger o segredo de Conan de todos à sua volta. Mas o intrépido ladrão, apesar dos roubos que praticou, já ajudou também a salvar várias pessoas durante a série, pois não é um assassino, e não usa armas de fogo em seus ataques.

OS FILMES DA SÉRIE (Data de estréia no Japão)

Meitantei Conan: Tokei Jikake no Matenrou (Detective Conan: The Time-Bombed Skyscraper) (19.04.1997); Detetive Conan: A Bomba-Relógio no Arranha-céu
Na primeira aventura para cinema de Detetive Conan, uma série de incêndios vem ocorrendo por toda Tóquio, tendo como alvo construções projetadas por um renomado arquiteto. O misterioso autor dos ataques envia um desafio a Shinichi Kudou, o famoso detetive colegial, para tentar detê-lo, antes que ele ataque novamente, e com isso põe em perigo várias pessoas inocentes, inclusive com a ameaça de explodir os trens de uma importante linha metropolitana. Conan Edogawa precisa correr contra o tempo para desvendar as pistas deixadas pelo bandido, antes que muitas pessoas inocentes sejam vitimizadas nos próximos ataques, inclusive sob a ameaça de explosão de um edifício inteiro em Tóquio que pode causar uma tragédia sem precedentes. Ao mesmo tempo, Conan (Shinichi) tem de pensar em um meio de se livrar de outro perigo: ter de ir a um encontro com Ran no cinema por ocasião de seu aniversário, mas como fazer isso sem revelar o segredo de sua real identidade à sua amiga?

Meitantei Conan: 14 Banme no Target (Detective Conan: The Fourteenth Target) (18.04.1998); Detetive Conan: O 14° Alvo
Várias pessoas ligadas ao detetive Kogoro Mouri são atacadas repentinamente pela cidade de Tóquio, escapando por pouco de serem mortas, como sua esposa Eri, o Inspetor Meguri, e o Professor Agasa. Tudo aponta para um criminoso que foi preso por Mouri há 10 anos atrás e recentemente posto em liberdade, que aparenta estar em busca de vingança por ter sido preso. Com pistas baseadas nos números das cartas de baralho, Mouri, o Inspetor Meguri e o Inspetor Shiratori tentam evitar que o criminoso faça mais vítimas, ao mesmo tempo em que Conan tenta solucionar quais serão as próximas prováveis vítimas a serem atacadas, e como fazer para deter e impedir o bandido de cumprir suas ameaças. Mas, quando todos ficam presos em um complexo hoteleiro abandonado, e dois dos alvos são assassinados perante a presença de todos, torna-se imperativo descobrir a real identidade do assassino e sua motivação para os ataques, antes que todos sejam os próximos a engrossarem a lista de vítimas.

Meitantei Conan: Seiki Matsu no Majutsushi (Detective Conan: The Last Magician of the Century) (17.04.1999); Detetive Conan: O Último Mágico do Século
Kaitou Kid, o misterioso e audacioso ladrão, está novamente em ação, prometendo roubar o Ovo das Memórias, um dos preciosos Ovos Fabergé, que teria pertencido à família do Czar da Rússia, e que no momento pertence à Corporação Suzuki, que planeja exibi-lo em um de seus museus. A polícia monta uma verdadeira operação de guerra para impedir Kid de cumprir sua ameaça, mas um misterioso assassino aparentemente elimina o audacioso ladrão, e parece estar atrás também do ovo, que envolve o mistério de uma segunda peça desaparecida, nunca encontrada. Na busca pela solução do mistério, o pai de Sonoko Suzuki, amiga de Ran, contrata os serviços de Kogoro Mouri, e Conan tenta desvendar as pistas que levam ao paradeiro do segundo ovo, bem como tentar descobrir a verdadeira identidade do assassino que teria eliminado Kaitou Kid, que atende pela alcunha de "Scorpion", que pode estar entre as pessoas que os acompanham na busca, e que pode eliminá-los a qualquer momento. Mas teria Kaitou Kid realmente sido eliminado pelo assassino? Ou o intrépido ladrão irá rir por último nesta caçada pela relíquia ancestral?

Meitantei Conan: Hitomi no Naka no Ansatsusha (Detective Conan: Captured in Her Eyes) (22.04.2000); Detetive Conan: Capturado em Seus Olhos
Dois policiais são mortos por um misterioso assassino, fazendo a polícia de Tóquio iniciar buscas para desvendar a identidade e a motivação dos crimes. E as coisas só se complicam quando a oficial Sato é baleada na frente de Ran, causando um trauma que deixa a filha de Kogoro Mouri sem memória. Na busca pelo autor dos atentados, Conan Edogawa tenta seguir as pistas que surgem sobre o caso, que pode estar relacionado com um crime suspeito ocorrido há vários meses atrás envolvendo a morte de um famoso médico. Enquanto Sato luta pela vida após ser operada, Ran passa a ser a próxima vítima do misterioso assassino, pela suspeita de que ela possa identificá-lo para a polícia, se recuperar sua memória. Conan precisa correr contra o tempo para desvendar a verdade sobre os assassinatos e descobrir quem é o misterioso assassino antes que ele faça mais vítimas, começando por sua amiga e grande amor, Ran. Mas, mesmo que ele consiga descobrir isso, poderá ele proteger Ran quando o criminoso empreende sua perseguição a ambos?

Meitantei Conan: Tengoku no Countdown (Detective Conan: Countdown to Heaven) (21.04.2001); Detetive Conan: Contagem Regressiva Para o Céu
O complexo das Torres Gêmeas de Nishitama, os edifícios mais altos do Japão, estão para ser inaugurados, e o renomado detetive Kogoro Mouri é um dos convidados para a cerimônia de inauguração. Mas pessoas ligadas à Corporação Tokiwa, responsável pela construção do empreendimento, começam a ser mortas, e os indícios apontam para o possível envolvimento dos misteriosos homens da Organização Negra, Gin e Vodka, os mesmos responsáveis pela tentativa de assassinato que fez o corpo de Shinichi Kudou voltar a ser o de uma criança. Mas, quando a cerimônia de inauguração é sabotada por explosões, e a proprietária da corporação aparece morta em pleno palco durante o evento, é preciso encontrar o responsável pelos assassinatos, bem como tentar salvar a todos os presentes no moderno arranha-céu, que começa a pegar fogo pelas explosões. Conan Edogawa precisará usar toda a sua capacidade de dedução para encontrar o responsável e salvar a si próprio e seus amigos de ficarem presos no teto da moderna construção.

Meitantei Conan: Baker Street no Bourei (Detective Conan: The Phantom of Baker Street) (20.04.2002); Detetive Conan: O Fantasma da Rua Baker
O lançamento de um jogo de realidade virtual movimenta Tóquio, prometendo ser a sensação da nova geração de videogames que será lançada por uma importante companhia de informática e tecnologia. Mas, durante a cerimônia de apresentação do novo sistema de jogo, o assassinato de um dos técnicos da companhia revela segredos obscuros a respeito do criador do sistema de inteligência artificial, chamado Arca de Noé, que controla o programa, um garoto prodígio de 10 anos que se suicidou há dois anos por um motivo desconhecido. Quando o sistema assume o controle do jogo, prendendo inúmeras crianças na partida, sob a ameaça de que se perderem no jogo também perderão suas vidas na realidade, Conan Edogawa precisará usar suas capacidades de dedução e conhecimento das aventuras de Sherlock Holmes para encontrar um meio de derrotar o perigoso Jack, o Estripador, e vencer a partida para poder salvar a vida de todas as crianças aprisionadas pelo Arca de Noé no sistema de realidade virtual, além de si próprio e seus amigos.

Meitantei Conan: Meikyuu no Crossroad (Detective Conan: Crossroad in the Ancient Capital) (19.04.2003); Detetive Conan: Cruzamentos da Antiga Capital
Uma série de assassinatos está ocorrendo em Kyoto, envolvendo os membros de uma antiga gangue de ladrões conhecida como Genjibotaru, que usam os nomes das pessoas das Lendas das Crônicas de Yoshitsune para designar seus integrantes. Ao mesmo tempo, Kogoro Mouri é chamado para resolver o caso do roubo de uma estátua de um templo budista que teria ocorrido há 8 anos atrás em Kyoto, e que parece estar relacionada com os estranhos assassinatos que vem ocorrendo. Heiji Hattori e Conan Edogawa (Shinichi Kudou) unem suas capacidades de dedução para desvendar o estranho enigma que pode indicar a localização da estátua roubada do templo, e descobrir quem é o responsável pela onda de assassinatos da antiga gangue de ladrões Genjibotaru. Mas, antes mesmo que ambos consigam chegar ao responsável, Hattori vira um dos alvos do criminoso, que sequestra sua namorada Kazuha, para atraí-lo a uma armadilha mortal. Conseguirão a intrépida dupla de detetives resolver o caso e escapar de serem mortos?

Meitantei Conan: Ginyoku no Kijutsushi (Detective Conan: Magician of the Silver Sky) (17.04.2004); Detetive Conan: O Mago do Céu Prateado
Um novo embate acontece entre Conan Edogawa e Kaitou Kid, o audacioso ladrão, quando ele anuncia que irá roubar a jóia de uma famosa atriz, que contrata os serviços de Kogoro Mouri para impedir Kid de concretizar sua ameaça. A investida de Kaitou Kid, durante uma apresentação de teatro falha, mas pode ser apenas um revés temporário para o intrépido ladrão. Quando todos embarcam em um vôo de avião de Tóquio para Hakodate, a atriz acaba assassinada a bordo da aeronave, colocando todos em risco pelo fato de o avião acabar ficando sem seus pilotos. Conan, Ran e Sonoko precisam dar o melhor de si para conseguir pousar a aeronave em segurança, antes que seu combustível acabe, mas eles conseguirão dar conta do recado e salvar todos a bordo da morte iminente? E Kaitou Kid? Ele estará a bordo da aeronave também, ou desistiu de roubar a jóia da agora assassinada atriz? Conseguirão todos agirem juntos e impedir uma verdadeira tragédia, ou a sorte de nosso pequeno herói e seus amigos encontrou seu ponto final?

Meitantei Conan: Suiheisenjyou no Sutorateeji (Detective Conan: Strategy Above the Depths) (09.04.2005); Detetive Conan: A Estratégia Acima das Profundezas
Conan e seus amigos estão desfrutando de um cruzeiro marítimo a convite de Sonoko, aproveitando a ocasião para descansarem e se divertirem. Mas o que prometia ser uma viagem tranquila e repousante muda de figura quando o casal proprietário da empresa à qual o navio pertence é brutalmente assassinada, e o assassino é provavelmente um dos que se encontram a bordo, que inclusive por pouco não mata Sonoko, prendendo-a dentro de uma caixa. É preciso encontrar o misterioso assassino, antes que ele ataque novamente, e descobrir a motivação por trás de seus ataques. É hora de Conan Edogawa (Shinichi Kudou) fazer uso de suas fantásticas capacidades de dedução para descobrir o culpado pelas mortes, e tentar evitar que todas as pessoas do navio sejam mortas em um plano de vingança que parece remontar ao naufrágio de outro navio da mesma companhia de navegação ocorrido 15 anos antes. Conseguirá Conan descobrir a verdade a tempo, ou as circunstâncias do caso jogarão contra sua capacidade de detetive?

Meitantei Conan: Tantei-tachi no Requiem (Detective Conan: The Private Eyes' Requiem) (15.04.2006); Detetive Conan: O Réquiem do Detetive
Todo o pessoal está indo se divertir em Miracle Land, um grande parque de diversões. Todos são convidados do proprietário, que oferece ao pessoal braceletes personalizados para acesso livre a todos os brinquedos. Mas, enquanto todos vão ao parque brincar, o proprietário encarrega o detetive Kogoro Mouri de descobrir e solucionar um mistério que será proposto por ele. Se não for encontrada uma resposta até as 10 horas da noite, os braceletes que todos usam explodirão. Começa uma corrida contra o tempo para solucionar o mistério proposto, e como não se pode confiar na capacidade dedutiva de Mouri, Conan Edogawa e Heiji Hattori entram em ação para desvendar o que está por trás do mistério, e tentar libertar a todos dos braceletes antes que o prazo fatal se esgote. Em meio à busca por pistas que ajudem na solução, a dupla de detetives colegiais esbarra com mais assassinatos, um assalto a um carro forte, além de mais um assalto ousado perpetrado por Kaitou Kid, o audacioso ladrão, que passa a estar na mira de assassinos. Mas qual é o envolvimento de Kid neste caso, e por que querem matá-lo?

Meitantei Conan: Konpeki no Hitsugi Jolly Roger (Detective Conan: Jolly Roger in the Deep Azure) (21.04.2007); Detetive Conan: O Jolly Roger das Profundezas Azuis
Conan e seus amigos estão em uma ilha do sul em passeio. A ilha em questão tem a fama de possuir um tesouro de piratas escondido em algum lugar, e isso acaba atraindo muitos turistas entusiasmados pela lenda do tesouro, mas também acaba por atrair caçadores de tesouros, alguns com fama bem pouco recomendável. E quando um destes caçadores acaba morto em um ataque de tubarões, Conan descobre que não foi um simples acidente, mas um assassinato premeditado. Enquanto o pequeno detetive investiga quem pode ser o autor do crime, os colegas do caçador falecido levam adiante o seu plano de descobrir o tesouro escondido que existe na ilha, mesmo que tenham que raptar Ran e Sonoko como reféns para auxiliá-los em sua caçada nas profundezas do mar de uma ilha próxima. Conan precisa descobrir o segredo que cerca o mistério do tesouro escondido, achar o criminoso responsável pelo assassinato, e deter seus comparsas, antes que um tufão que se aproxima do local coloque as vidas de todos em risco em uma caça de tesouro das mais arriscadas.

Meitantei Conan: Senritsu no Full Score (Detective Conan: Full Score of Fear) (19.04.2008); Detetive Conan: A Partitura do Medo
Uma série de atentados, provocando a morte de quatro músicos, deixa a polícia de Tóquio confusa sobre o que pode estar acontecendo e a real motivação do misterioso autor destes ataques. Com um importante concerto marcado para acontecer em alguns dias, uma das cantoras do evento passa a ser alvo do misterioso criminoso, e Conan Edogawa começa a buscar pistas que possam explicar as razões para a jovem se tornar o principal alvo. À medida que a investigação evolui, começam a surgir indícios que ligam todos os mortos pela onda de ataques à cantora em questão, sugerindo que ela possa ser não uma vítima, mas a autora dos atentados. Mas isso seria verdade, ou um engano? O que pode estar se escondendo por trás desta conexão entre os mortos e a cantora? Um plano de vingança se encontra em andamento, e a menos que o autor seja descoberto a tempo, muitas outras pessoas poderão se tornar vítimas de sua obsessão, causando uma verdadeira tragédia. Conan conseguirá decifrar as pistas deste mistério a tempo de impedir que o pior aconteça?

Meitantei Conan: Shikkoku no Chaser (Detective Conan: The Raven Chaser) (18.04.2009); Detetive Conan: O Caçador Negro
Várias pessoas estão sendo assassinadas em cidades diversas pelo Japão, e as vítimas sempre tem sido encontradas portando uma peça de mahjong com indicações de letras e diferentes marcações de posição. Uma força-tarefa é reunida em Tóquio com policiais de todas as regiões para trabalhar no caso, visando deter o assassino, mas Conan descobre que um dos policiais presentes não é quem aparenta ser, e para piorar, tudo indica que o espião pertence à Organização Negra, que poderia estar por trás de todas as mortes ocorridas. Mas quem é o assassino? E quem é o espião infiltrado na força-tarefa da polícia? Como se não bastasse ter de investigar as pistas para descobrir estas respostas, o espião ainda tem suspeitas da verdadeira identidade de Conan, e se ele descobrir que Shinichi Kudou ainda está vivo, seus amigos poderiam se tornar vítimas da Organização Negra e serem mortos também. Mais do que nunca, Conan precisa desvendar as pistas para encontrar a solução para o mistério dos assassinatos em série, e descobrir quem é o espião antes que ele revele sua verdadeira identidade aos assassinos da Organização Negra.

Meitantei Conan: Tenkuu no Lost Ship (Detective Conan: The Lost Ship in the Sky) (17.04.2010); Detetive Conan: O Navio Perdido no Céu
Um grupo terrorista que afirma ser uma antiga gangue de ladrões que foi presa pela polícia de Tóquio invade um laboratório roubando uma bactéria mortal anunciando que a usará para algum propósito. Cerca de uma semana depois, o megadirigível da Corporação Suzuki está fazendo sua viagem inaugural de Tóquio a Osaka, e o tio de Sonoko convida todo o pessoal para o momento, aproveitando ainda para fazer um desafio a Kaitou Kid, o audacioso ladrão, de tentar roubar uma valiosa jóia, a Sky Lady, que está exposta no dirigível. A situação fica fora de controle quando o grupo terrorista invade a aeronave, fazendo a todos de reféns e ameaçando explodir o dirigível e liberar a bactéria mortal nos céus do Japão, prometendo causar uma tragédia de proporções monumentais. Conan precisará usar suas habilidades de detetive mais do que nunca para encontrar um meio de deter os criminosos, salvar todo mundo, e impedir que a bactéria mortal seja liberada, contando com a ajuda providencial de Heiji Hattori, e até mesmo de Kaitou Kid, para deter a ameaça. Mas conseguirão eles impedir os terroristas de alcançarem seu objetivo?

Meitantei Conan: Chinmoku no Quarter (Detective Conan: Quarter of Silence) (16.04.2011); Detetive Conan: Quinze Minutos de Silêncio
Em atentado envolvendo o governador de Tóquio durante a inauguração da linha 15 de trens metropolitanos Touto por pouco não causa uma tragédia, e a polícia inicia investigações sobre o responsável pelo ocorrido. Procurando pistas sobre quem poderia ter desavenças sérias com o governador, que ocupou importantes cargos em mandatos anteriores, Conan vai à vila de Kitanosawa, onde foi erguida uma imponente barragem que criou discussões locais há vários anos por obrigar a antiga vila do local a ser reconstruída em outro ponto, uma vez que seria inundada pela obra. Enquanto Conan investiga o local, um rapaz chamado Touma, que se encontrava em coma durante vários anos, desperta, e as circunstâncias que o levaram a se acidentar parecem ter relação com algum crime ocorrido na região na mesma época. Estaria esse crime relacionado ao autor do atentado contra o governador em Tóquio, ou tudo não passa de coincidência? Mais uma vez, Conan usa suas capacidades de dedução para solucionar o mistério e encontrar o culpado pelos crimes, antes que uma tragédia ainda maior ocorra no local.

Meitantei Conan: Juuichi-ninme no Striker (Detective Conan: The Eleventh Striker) (14.04.2012); Detetive Conan: O 11° Artilheiro
Um atentado a bomba ocorre no Estádio Touto, durante um jogo da J-League, e só não ocorre uma tragédia porque o autor resolve desafiar Kogoro Mouri com uma charada para dar ao detetive a chance de impedir que as bombas detonem. Mas só com a ajuda de Conan (Shinichi Kudou) a mensagem é decifrada, e num esforço monumental, o pequeno detetive consegue evitar o pior. Mas o perigo está longe de acabar: Mouri recebe uma nova mensagem do meliante, confirmando que as próximas bombas irão colocar em risco muito mais pessoas. Novamente com as suas habilidades de dedução, Conan desvenda a pista e o resultado é aterrador: nada menos do que 10 estádios estão portando as bombas, e a menos que os artilheiros dos jogos que estarão sendo disputados consigam acertar o travessão em jogadas precisas, as bombas não serão desativadas. Cabe aos jogadores dos times conseguirem fazer as jogadas que salvarão a todos nas respectivas partidas, enquanto Conan busca encontrar o autor destas ameaças, e impedir que uma nova tragédia aconteça.

Meitantei Conan: Zekkai no Private Eye (Detective Conan: Private Eye in the Distant Sea) (20.04.2013); Detetive Conan: O Detetive no Mar Distante
Conan e todo o pessoal está aproveitando para visitar um contratorpedeiro classe Aegis em exercícios simulados de combate abertos ao público civil em alto mar. Quando surgem indícios da ocorrência de um assassinato que pode ter ocorrido a bordo, resultando no óbito de um oficial da Guarda Costeira que trabalhava secretamente para o Departamento de Inteligência da Marinha, a aparente calmaria dá lugar à apreensão e temor de que haja um espião a bordo do navio de guerra, que pode ter sido o autor do assassinato, e que possivelmente estaria tentando roubar segredos militares a bordo da embarcação. Mas quem será o culpado, e que tipo de segredos haveria para serem roubados? Conan precisa desvendar as pistas da morte do oficial, descobrir quem é o espião, e desmantelar todo o seu estratagema, antes que mais mortes possam ocorrer a bordo. E nesse meio tempo, Ran sofre um ataque, sendo jogada ao mar. Conseguirá Conan dar por sua falta e encontrá-la, antes que seu tempo se esgote e ela se afogue nas ondas do oceano?

Meitantei Conan Ijigen no Sniper (Detective Conan: Dimensional Sniper) (19.04.2014); Detetive Conan: O Franco-Atirador Dimensional
Quando um homem é assassinado a tiro na famosa Bell Tree Sky em Tóquio, todas as evidências apontam para um sniper, um franco-atirador que pertenceu ao exército dos Estados Unidos, que estaria em busca de vingança por ter tido sua carreira militar destruída por oficiais superiores corruptos. Atuando em conjunto com agentes do FBI, a polícia de Tóquio inicia uma caçada ao autor do assassinato, que vai eliminando outros alvos pelo caminho, sem que as autoridades consigam detê-lo. Mas, quando o próprio suspeito de efetuar os assassinatos também é encontrado morto, as investigações ficam mais complicadas. O que aconteceu com o sniper tido como principal suspeito de ser o autor dos ataques? Ele foi pego por uma de suas vítimas, ou existe mais alguém por trás da onda de assassinatos perpetrados? Novamente, Conan Edogawa precisa usar suas habilidades de detetive para chegar ao verdadeiro culpado pelas mortes, e descobrir onde o criminoso fará sua próxima vítima, e quem será. Conseguirá ele deter o notável franco-atirador sem se tornar sua próxima vítima?

Meitantei Conan: Gouka no Himawari (Detective Conan: Sunflowers of Inferno) (18.04.2015). Detetive Conan: Os Girassóis do Inferno
Quando uma aparente pintura feita por Van Gogh, sendo um quadro irmão (uma cópia feita pelo próprio Van Gogh) da segunda pintura da série Os Girassóis, é encontrada em Arles, na França, sendo que a segunda pintura original da série tinha sido destruída em Ashiya no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, o quadro é arrematado pelo tio de Sonoko em um leilão na cidade de Nova Iorque, com o objetivo de realizar uma exposição com todas as obras da série em Tóquio, no Japão. Mas as coisas se complicam quando Kaitou Kid decide roubar essa pintura, colocando todo o projeto da exposição em alerta. Mas qual seria o segredo desse quadro, praticamente renascido do inferno da guerra? Qual o interesse de Kaitou Kid para roubá-lo? Para proteger as obras, o tio de Sonoko reúne um grupo de confiança para frustrar os planos de Kid, entre eles Conan Edogawa, Kogoro Mouri, e... Shinichi Kudou? Mas isso será o suficiente para deter os planos de Kaitou Kid, ou há algo mais por trás dos acontecimentos?

Meitantei Conan: Junkoku no Nightmare (Detective Conan:The Darkest Nightmare) (16.04.2016); Detetive Conan: O Pesadelo Mais Sombrio
Diversos dados confidenciais da polícia japonesa são roubados, e vários agentes secretos de organizações de inteligência e defesa da lei estão sendo mortos pelo mundo inteiro. Quem foi o responsável pelo vazamento das informações? Quem é, ou quais são, os assassinos que estão promovendo essas mortes de diversos agentes mundo afora? Todas as pistas indicam que os responsáveis pertencem à Organização Negra, que é investigada por várias agências. Quando uma mulher com amnésia aparece e é encontrada pelos Jovens Detetives e Tóquio, pode surgir a conexão que leve ao esclarecimento de todos os fatos, bem como a identidade de "Double Face", um elemento espião que pode ser o principal assassino responsável pela onda de mortos. Mas o que pode acontecer se a memória desta misteriosa mulher retornar? Isso pode ser a solução, ou mais mistérios e mortes serão desencadeadas? Conan Edogawa entra em ação para ajudar seus aliados na ação de desvendar essa misteriosa trama letal que pode levar ao pior de todos os pesadelos.

CURIOSIDADES DOS FILMES:

# O local onde acontece a primeira morte em "O Franco-Atirador Dimensional" é a famosa torre turística Tokyo Sky Tree. Localizada no distrito de Sumida, em Tóquio, a torre é a estrutura mais alta de todo o Japão, com cerca de 634 metros de altura. A torre foi aberta ao público em 22 de maio de 2012, e possui dois decks de observação que podem ser visitados pelo público, mediante ingressos, situados a 350 e 450 metros de altura.

# O prédio em Nova Iorque onde Kaitou Kid faz sua aparição após o leilão do quadro da coleção Os Girassóis de Van Gogh em "Os Girassóis do Inferno" é o novo One World Trade Center, edifício construído onde existiam os antigos prédios do World Trade Center, em Nova Iorque, destruídos no atentado terrorista de 2001. A construção se iniciou em 2006, e foi finalizada em julho de 2013, sendo aberta finalmente em novembro de 2014. Com aproximadamente 110 andares, a torre tem 417 metros de altura, ampliada para 541 metros contando com a torre de transmissão em seu terraço.

# O filme "os Girassóis do Inferno", lançado em 2015, detém o recorde de bilheteria dos filmes da série Detective Conan no Japão até o momento, tendo faturado mais de 4,45 bilhões de ienes durante sua estada em cartaz nos cinemas nipônicos.

# O primeiro filme da série foi lançado no dia 19 de abril de 1997 em apenas 13 cinemas no Japão, arrecadando no total aproximadamente cerca de 175 milhões de ienes.

# O terceiro filme da série "O Último Mágico do Século" mostrou Kaitou Kid disfarçado de Shinichi Kudou pela primeira vez, e dali em diante o audacioso ladrão faria uso do estratagema inúmeras vezes, algumas vezes tirando Conan do sério com seu atrevimento.

# O filme "O Navio Perdido no Céu" foi anunciado nas cenas pós-créditos do filme "O Caçador Negro", no ano anterior. Mas detalhes do filme só foram divulgados em dezembro de 2009. Este recurso também foi utilizado no filme "Quinze Minutos de Silêncio", anunciado nas cenas pós-créditos de "O Navio Perdido no Céu", em 2010.

# O filme "O 11° Artilheiro" teve colaboração da própria J-League do Japão, e foi lançado como parte das comemorações dos 20 anos da 1ª Divisão da J-League. Como parte da colaboração, alguns dos jogadores profissionais dublaram os personagens jogadores de futebol presentes na história do filme.

# Em 2013, quando foi lançado o filme "O Detetive no Mar Distante", o Japão contava com um total de seis contratorpedeiros equipados com o sistema Aegis, fornecido pelo Exército dos Estados Unidos. Estima-se que, na mesma época, os EUA possuíam mais de 60 embarcações da mesma classe.
O Mangá de Detective Conan segue firme até hoje no Japão, com mais de 90 volumes encadernados. Nos Estados Unidos, a série tem o nome de "Case Closed" (Caso Encerrado).
As aventuras de Conan Edogawa estão longe de acabar, tanto no mangá, na TV ou nos cinemas japoneses.
Conan e seu grande adversário na série, o audacioso Ladrão Fantasma Kaitou Kid. O duelo entre ambos segue aberto até hoje.

Os filmes da série também ganharam versões em mangá.


2 comentários:

  1. Foooda!!!Eu amo detective Conan!!!Esse anime é tipo One Piece eu quero morrer e ter visto o final, mas eu nao quero que acabe...Fico confusa ou triste??😐😐😢😢


    Ps:Adorei o post, muito interessante!!😘😘

    ResponderExcluir