quarta-feira, 16 de março de 2016

PANINI LANÇA MANGÁ DE ONE PUNCH MAN



                Quando você sonha em ser um super-herói, qual o seu maior desejo? Grandes batalhas contra o mal? Ser muito poderoso? Ganhar fama e reconhecimento? Defender a justiça? Ajudar as pessoas? Dependendo da situação, tudo isso pode ser uma grande maravilha...ou um tédio pra lá de maçante! Se você acha que a vida de super-herói é recheada de glórias e conquistas por conseguir sempre vencer seus inimigos, espere até conhecer Saitama, o herói da mais nova série de mangá que a Panini está lançando este mês nas bancas nacionais, e descubra que nem sempre um super-herói consegue se sentir vencedor, por mais lutas que ganhe...
                Saitama é o personagem principal de ONE PUNCH MAN, webssérie que começou a ser lançada no Japão em 2009, fazendo grande sucesso, ao ponto de ganhar, em junho de 2012, uma nova versão na revista Young Jump Web Comics, da editora Shueisha, a mesma que publica a mais famosa revista de mangás da Terra do Sol Nascente, a Shonen Jump, que já lançou sucessos como Bleach, Naruto, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, One Piece, e muitas outras. De autoria do mangaká ONE (pseudônimo usado pelo autor), e adaptado por Yusuke Murata, a série conta a história de Saitama, um sujeito completamente normal, até o dia em que ele resolve desafiar um dos muitos monstros que aparecem rotineiramente por nosso mundo causando destruição e maldades, para salvar a vida de um garoto. Depois de quase morrer na empreitada, mas conseguindo sair vitorioso, ele decide que vai se tornar um herói e ajudar as pessoas, e começa a treinar feito um alucinado. Três anos depois, o resultado foi que Saitama ficou completamente careca de tanto treinar, mas, em compensação, ele consegue derrotar qualquer inimigo que apareça na sua frente, com apenas um soco.
                E é aí que começam os problemas do nosso herói: ele ficou tão, mas tão poderoso, que praticamente liquida qualquer adversário ou inimigo com apenas um golpe. Quem está acostumado com séries onde os heróis levam um capítulo inteiro só planejando a técnica que irá usar, leva um choque tremendo em One Punch Man: as lutas são ridicularmente rápidas. Saitama simplesmente soca o adversário, e o arrasa por completo. A tal ponto que ele praticamente não consegue sentir nenhuma satisfação ou emoção da luta. Vencer assim, de forma tão rápida e abrupta, tornou sua rotina de super-herói, que ele assume como um hobby, um tédio total. Seu grande desejo passa a ser encontrar um inimigo que o obrigue a usar verdadeiramente sua força, e que possa arriscar sua vida para defender as pessoas e a justiça.
                O problema é que por mais que apareçam os tipos mais malucos de inimigos e/ou monstros, sabe-se de lá onde ou dos lugares mais improváveis e esquisitos, ninguém consegue sequer tirar uma lasca com Saitama. Todos são pulverizados na hora. A série brinca com os vários clichês do universo dos super-heróis e séries de ação do mangás em vários aspectos. Para começar, Saitama tem até seu "uniforme" de profissão, com um design pra lá de simples, e sem nenhum destaque. E quando ele fala que é um super-herói, ninguém leva muito a sério, até aparecer algum inimigo e ele detonar o sujeito tão rápido que quase ninguém acredita que ele já decidiu a luta. Vivendo na Cidade Z, Saitama tenta levar sua vida como pode, e sua maior preocupação é sempre conseguir aproveitar as ofertas de produtos no supermercado, pois sua grana anda muito curta, e ele não pode gastar muito. Depois de arrasar mais um dos monstros que aparecem no dia-a-dia, ele acaba até ganhando um discípulo chamado Genos, que é na verdade uma pessoa que tornou-se um ciborgue para ganhar grande poder e assim vingar-se daqueles que mataram seus entes queridos. Vendo o imenso poder de Saitama em derrotar qualquer inimigo com apenas um golpe, ele pede para ser treinado por ele, objetivando tornar-se muito mais poderoso e fazer justiça por aqueles que não podem se defender. O problema é que nem Saitama sabe como ficou tão poderoso, e aí as coisas se complicam ainda mais.
                O herói tenta obter maior reconhecimento por seus feitos ao entrar para a Associação dos Heróis, mas mesmo conseguindo detonar sozinho inimigos que nem toda a Associação junta é capaz de vencer, muitos ainda o consideram um herói "fajuto", e até um charlatão, em parte devido à sua aparência simples e despojada, e seu uniforme mais parecendo fantasia de escola de carnaval de quinta categoria. Outras tiradas hilárias da série são que os vilões fazem longas apresentações, explicando que são ruins por isso ou por aquilo, e são até muito mais vistosos e bem-feitos do que o próprio herói no visual. Mas isso não os impede de serem pulverizados pelo soco demolidor de Saitama. E nem adianta ele deixar que os inimigos ataquem primeiro: ninguém consegue causar-lhe um ferimento ou colocá-lo a nocaute. E basta ele dar o seu primeiro soco para acabar com tudo...de novo. Nem quando ocorre uma invasão de seres dos subterrâneos Saitama dá sorte: bastou ele detonar o líder dos invasores para todo o seu exército bater em retirada e ainda deixar um recado pedindo desculpas pelo incômodo causado.
                A série já conta com 10 volumes encadernados no Japão, e continua sendo lançada. Recentemente, One Punch Man ganhou versão animada pelo estúdio Mad House, com 12 episódios e alguns especiais de vídeo. A edição da Panini será nos mesmos moldes da republicação de Berserk, com papel offset 90g, e capa com acabamento fosco e orelhas. Cada volume terá cerca de 208 páginas, no formato 13,7 x 20 cm, ao preço de R$ 16,90, com periodicidade bimestral. O anúncio de que a editora lançaria a série foi feito durante a Comic Con Experience, em dezembro do ano passado, em São Paulo, e o cronograma inicial previa o lançamento para o mês de abril. O grande número de pedidos, porém, fez a editora adiantar seus planos, e o mangá chegará às bancas e gibiterias nacionais neste mês de março, e com distribuição nacional para todo o Brasil.
                A série consegue cativar o leitor brincando com os clichês das séries de ação dos mangás, e mesmo apresentando situações totalmente nonsense e muitas vezes sem sentido, é muito divertida, e se tornou um dos maiores sucessos dos quadrinhos nipônicos atualmente. A série animada, embora oficialmente ainda seja inédita por aqui, já conseguiu muitos fãs através dos fansubbers, e o título tem tudo para ser um grande sucesso de vendas da Panini, que acerta em cheio neste novo lançamento, haja visto a grande mobilização dos fãs, que fez com que a editora até antecipasse o seu lançamento, algo que não costuma acontecer com qualquer título. E que os leitores se preparem para conhecer o herói de um soco só...

Nenhum comentário:

Postar um comentário