quarta-feira, 16 de março de 2016

DYNAMITE PROMOVE NOVA REUNIÃO DE HERÓIS CLÁSSICOS



                A editora americana Dynamite Entertainment tem lançado vários materiais interessantes nos últimos tempos, fazendo bom uso das licenças de que possui no que tange a vários personagens. E em breve ela estará promovendo mais um lançamento que chamará a atenção dos fãs dos heróis clássicos dos quadrinhos, ao reunir em uma mesma aventura ninguém menos do que o aventureiro espacial Flash Gordon, o herói das selvas Fantasma, o mágico Mandrake, o aventureiro Jim das Selvas, além de ninguém menos do que o Príncipe Valente, herói da Idade Média. Como isso é possível? A pergunta será respondida na minissérie em 4 edições KINGS QUEST, que chegará às comic shops americanas no início do mês de maio, ao preço de US$ 3,99.
                Esta nova minissérie não é a primeira união promovida entre a maioria destes personagens pela Dynamite Entertainment. Em 2013, a editora lançou a minissérie KINGS WATCH, onde promoveu o primeiro encontro entre Fantasma, Flash Gordon, e Mandrake em uma aventura conjunta para salvar a Terra de uma invasão promovida por ninguém menos do que Ming, o Impiedoso, tirano do Planeta Mongo que resolveu estender seus domínios até nosso mundo. Unidos sob o nome de "Kings Watch", este trio de heróis, aliados a outros nomes conhecidos, liderou a resistência da humanidade contra Ming, e conseguiu triunfar. Mas os perigos nunca param de surgir, e o grupo está novamente unido, agora em uma missão intergaláctica de resgate que pode ser um tremendo e retumbante fracasso, e isso se nossos heróis não forem devorados por uma selva alienígena, quando tem de enfrentar uma armada espacial com chances de vitória próximas de zero.
                Nesta sequência, temos nada menos do que Flash Gordon, dois Fantasmas, o mágico Mandrake, e ninguém menos do que o Príncipe Valente, vindo diretamente de suas aventuras em Camelot direto para o espaço sideral. O roteiro está a cargo de Ben Acker e Heath Corson, com os desenhos de Dan McDaid. As capas terão arte de McDaid, mas haverá opções variantes com os desenhos de Marc Laming, Jonathan Lau, Chris Eliopoulos e Colton Worley. Como essa união de pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão incomuns conseguirá triunfar em sua missão, e como eles se relacionarão uns com os outros nos novos desafios que os esperam?
                A união entre Flash Gordon, Mandrake e o Fantasma não é algo novo. Na década de 1980, foi produzido a série animada "Defensores da Terra", reunindo estes heróis clássicos licenciados pela King Features Syndicate. Na história da série, que se passava já no início deste Século XXI, o tirano Ming, o Impiedoso, resolve invadir nosso planeta, uma vez que Mongo, mais uma vez subjugado sob seu tacão, começa a entrar em uma era glacial, reduzindo as possibilidades de exploração do planeta. Como de costume, Flash Gordon tenta detê-lo, mas fracassa, tendo sua mulher e filho capturados pelo vilão. Conseguindo escapar, Flash retorna à Terra, onde acaba encontrando a ajuda de Mandrake e Lothar. Com a ajuda deles, retorna a Mongo, apenas para ver sua esposa assassinada por Ming, conseguindo apenas resgatar seu filho Rick. De volta à Terra, Flash, Mandrake e Lothar decidem unir suas forças para deter os planos perversos de Ming para nosso mundo, e decidem pedir ajudar ao lendário Fantasma em sua luta contra o vilão espacial. A equipe contava com os filhos dos personagens: Rick Gordon, Lothar Junior (LJ para os amigos), Jeda Walker (filha do Fantasma), e K'shin, filho adotivo de Mandrake. O desenho animado teve 65 episódios, além de uma minissérie em quadrinhos de 4 edições publicada pelo selo Star, da Marvel Comics, na época.
                O desenho animado foi exibido completo no Brasil pela rede TVS/SBT ainda nos anos 1980 e início dos anos 1990, quando então saiu da grade da emissora e nunca mais foi reprisado. A série teve vários episódios lançados em fitas VHS pela Paris Filmes no final dos anos 1980. Na década passada, alguns episódios foram lançados em DVD, mas de forma sortida e redublados. A grande atração da série era ver a união dos personagens, sendo que Mandrake e o Fantasma ganhavam ali sua primeira versão em animação. Alguns anos antes, Flash Gordon tivera uma série produzida pela Filmation que agradou bastante aos fãs do personagem, especialmente em sua primeira temporada.
                Até então, os personagens nunca haviam se encontrado antes, nem mesmo em cross-overs nos quadrinhos. O máximo que aconteceu foi uma breve aparição de Mandrake e Lothar na história onde o 21° Fantasma se casou com Diana Palmer, em 1978, como um dos vários convidados da festa. Uma aparição que, aliás, deixou os fãs de ambos os personagens pedindo por mais, por um detalhe bem óbvio: na pouca interação que tiveram, tanto o Fantasma quanto Mandrake e Lothar mostravam que já se conheciam, mas a história de como eles se encontraram pela primeira vez nunca foi contada por Lee Falk, criador de ambos os personagens. E eles também nunca vieram a se reencontrar, para decepção dos leitores, que certamente queriam ter a chance de ler uma aventura conjunta dos heróis. Com a morte de Lee Falk em 1999, os fãs ficaram sem esperança de ver estas dúvidas e anseios correspondidos, pelo menos até as recentes produções da Dynamite Entertaiment, reunindo novamente estes personagens... pela primeira vez, já que as histórias antigas não contam para o efeito de uma cronologia destes heróis nas publicações atuais da editora. E a Dynamite foi além, reunindo, além de Flash Gordon, o icônico herói criado por Alex Raymond, agora juntando também a criação de Hal Foster, o Príncipe Valente, na aventura. Na aventura anterior, havia sido incluído também o personagem Jim das Selvas, criado por Don Moore, e desenhado também por Alex Raymond, criador de Flash Gordon.
                Resta esperar que a Mythos Editora, que nos últimos tempos vem lançando vários materiais da Dynamite, traga estas novas aventuras dos heróis clássicos da King unidos, para deleite dos velhos fãs, além de permitir à nova geração de leitores de quadrinhos conhecer os personagens nesta nova abordagem que está sendo feita pela editora americana. Apesar de meio esquecidos e ausentes das bancas nacionais com a regularidade que já tiveram um dia, eles ainda mostram que tem muito a oferecer nas mãos de escritores e desenhistas atuais.

Um comentário: