quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

WORLD CLASSIC LANÇA SPECTREMAN EM DVD



                Os fãs das séries de tokusatsu podem comemorar. Acaba de ser lançado no mercado nacional de vídeo uma das mais conhecidas e clássicas produções live-actions nipônicas: Spectreman! A façanha é da World Classics, que no ano passado também lançou em DVD a primeira série de Ultraman no mercado nacional, e além de ter lançado vários outros seriados antigos, em que pese a dúvida sobre a detenção dos direitos autorais destas séries. O seriado será lançado em duas caixas, e a primeira já está disponível para compra em sites de livrarias como a Saraiva e Cultura.
                SPECTREMAN - VOLUME 1, traz os primeiros 31 episódios da série, em 4 discos, ao preço de R$ 79,90. Estará disponível a dublagem original em português, produzida pelo estúdio Com-Arte São Paulo, além das opções de áudio original em japonês, e legendas em português. Não haverá extras nos discos, o que não é nenhuma surpresa, mas só pelo fato da série estar sendo lançada, já é motivo mais do que suficiente para se comemorar. Resta agora esperar que a qualidade dos episódios esteja à altura da expectativa dos fãs. Vale lembrar que no último lançamento do gênero feito pela empresa, a primeira série de Ultraman, em outubro do ano passado, a qualidade de imagem dos episódios, segundo muitos compradores, estava muito ruim, apesar da afirmação de que os episódios eram remasterizados, mas estavam com qualidade inferior até mesmo às versões piratas que circulavam pela internet, o que decepcionou muitos fãs, que esperavam pelo menos um lançamento decente da série, esperança que se renova agora com o lançamento de Spectreman em DVD.
                Produzida pela empresa P-Productions, Spectreman foi exibido pela Fuji Television entre janeiro de 1971 e março de 1972 no Japão, estrelado por Tetsuo Narikawa interpretando o herói em sua identidade humana, conseguindo uma boa audiência. A série chegaria ao Brasil no início dos anos 1980, em sua versão americana, com outra abertura e trilha sonora, tendo sua primeira exibição feita pela TV Record, em 1981, com resultados modestos de audiência. A partir de 1983, a série passaria a ser exibida pela TVS/SBT, onde ficou sendo reprisada até o início dos anos 1990, nos mais diversos horários, conseguindo fazer algum sucesso entre os fãs, que já curtiam as reprises das séries de Ultraman na época.
                "Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!" Com esta frase, iniciava-se os episódios da série Spectreman. O herói era um robô alienígena, criado pelos Dominantes, habitantes de um mundo distante chamado Nebula 71, que se dedicavam a proteger planetas que enfrentassem ameaças que pudessem levar à sua destruição. Chegando à Terra, o herói assume uma identidade terráquea, chamado Kenji. Quando surge algum perigo ou missão que deva cumprir, ele recebe contato dos Dominantes, e à menção da frase “Às ordens!”, recebia a permissão de se transformar em Spectreman, e então combater a ameaça que se apresenta.
                Enviado a princípio para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição desencadeada por ela própria, o herói acaba se defrontando com outra ameaça que pode extinguir a humanidade de nosso planeta: O temível Dr. Gori e seu assistente Karas, dois símios alienígenas vindos do planeta Épsilon. Gori havia tentado aplicar um golpe em seu mundo, por se considerar mais inteligente do que todos, mas fracassara, sendo preso. Com a  ajuda de Karas, ele fugiu de seu planeta, e veio parar na Terra, onde encantou-se pela beleza de nosso mundo, mas considerou a humanidade indigna de merecê-lo, uma vez que seu progresso industrial e civilizado vem poluindo e envenenando o planeta, com efeitos por vezes nefastos e irreversíveis. Ele decide então usar a matéria-prima da poluição para criar monstros e seres que eliminem os humanos, a fim de poder restaurar a beleza original do planeta, que passaria a ser seu paraíso particular. Logicamente, Spectreman recebe a missão de deter seus planos maléficos, e inicia a luta contra os monstros criados pelo cientista renegado.
                Atuando como um dos agentes da Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, um órgão local composto por uma equipe de técnicos com o propósito de combater os efeitos nefastos que a poluição causava no meio ambiente, Kenji estava sempre no lugar certo na hora certa para entrar em ação e frustrar os planos maquiavélicos do Dr. Gori, por ordem dos Dominantes. Em sua forma de Spectreman, ele podia tanto manter sua estatura humana como se tornar um gigante, no melhor estilo dos heróis Ultra, e dispunha de várias armas e poderes com os quais enfrentava as criações do Dr. Gori e outras ameaças que porventura surgissem.
                Numa época onde palavras como preservação ambiental, ecologia, ou aquecimento global sequer mereciam muita atenção, a série Spectreman trazia um desafio duplo: Se por um lado os métodos tirânicos e perversos do Dr. Gori ameaçavam os seres humanos, por outro lado, os próprios humanos estavam sendo as maiores ameaças ao equilíbrio e preservação ambiental de seu próprio mundo. O Dr. Gori justificava seus planos de invadir e dominar a Terra com um argumento que era muito racional e atual: os seres humanos estão destruindo o planeta com a poluição e, por isso, não merecem viver nele. Portanto, em um raciocínio radical, era preciso exterminar a humanidade para salvar a Terra das agressões que ela sofria. Portanto, defender os seres humanos, a grosso modo, significava também defender uma espécie que estava destruindo seu próprio mundo. E os monstros de Gori podiam ser considerados ecologicamente "corretos", pois eram produzidos utilizando como matéria-prima o próprio lixo, que deixava de ser lixo. Era um conflito onde o próprio Spectreman tinha consciência da triste consequência de suas intervenções. Por várias vezes ele deixava claro que o ser humano só tinha chance de sobreviver se cuidasse melhor do planeta. Mesmo assim, por vontade própria e também por ordem dos Dominantes, Spectreman defendia os terráqueos. E, nos dias de hoje, apesar da maior consciência ecológica, e preocupação com a preservação ambiental, ainda estamos longe de deixar de fazer mal ao nosso mundo.
                No último final, Dr. Gori é derrotado por Spectreman. O herói ainda tenta convencê-lo a usar seu enorme intelecto para o bem, mas o vilão comete suicídio, se atirando em um penhasco, declarando que preferia morrer a viver em um planeta com os medíocres humanos. Com sua missão de deter a ameaça de Gori cumprida, Spectreman retornou a Nebula 71, o mundo dos Dominantes, em que pese a luta contra a poluição em nosso planeta ter ficado mais do que incompleta.
                O personagem conseguiu fama suficiente em nosso país para ganhar aventuras em quadrinhos produzidas por artistas nacionais, através da revista Spectreman, publicada pela Bloch Editores, que contou com 30 números lançados entre 1983 e 1986 nas bancas nacionais, com roteiros de Carlos Araújo, e desenhos de Eduardo Vetillo. Essas edições são extremamente raras de se encontram hoje em dia.
                Para os fãs que tiveram a chance de assistir à série do herói, essa é a oportunidade de revê-la, e de novo fãs poderem conhecer a produção, mesmo que suas qualidades técnicas pareçam arcaicas para as produções dos dias de hoje. Na verdade, na própria época em que foi produzida, a série já não tinha bom acuro técnico devido às limitações orçamentárias, o que a faz parecer ainda mais tosca nos dias de hoje. Mas o assunto do combate à poluição está mais atual e urgente do que nunca, ainda mais pelo fato de que o homem é sua própria maior ameaça à sua sobrevivência, se não passar a evitar e recuperar os estragos que a poluição vem causando a seu mundo. E, nessa triste realidade, não temos um herói como Spectreman para nos salvar do destino trágico que nos espera se não forem tomadas atitudes que mudem esse panorama.


21 comentários:

  1. Fiquei muito legal com o lançamento deste dvd no brasil espero que as imagem estejam a altura do lançamento,os audios dos episodios dele que não passaram em sua ultima exibição em 1990 no Bozo boa parte são meus gravado em fita cassette que emprestei para um amigo do interior mixa-los para mim acho que isso já tem uns 10 anos,ate hoje conseevo essas fitas bem algumas pois outras se perderam no tempo mas á grande maioria ainda tenho em fitas cassettes, pena que na epoca de sua penultima exibição no Show Maravilha os episodio 25,26,27 não foram mais exibidos,vamos torcer para que as imagem estejam otimas para agradar os fã antigos como eu.um abraço e bom texto só a parte de sua primeira exibição esta errado foi exibido em 1981 na TV Record enão em 1971 essa é data de sua exibição original no japão.um abraço de spektro 72

    ResponderExcluir
  2. Opa, agradecido pela observação. Foi um erro de digitação meu aqui. Já está corrigido.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos, eu gostaria muito de comprar esse tão esperado box, mas estou com receio, pois tenho medo que venha com as aberturas e encerramento limadas, como foi o robo gigante que limaram as aberturas, e a imagem seja igual a que já tenho, isto é, sem muita qualidade, da internet.Depois que um dia comprei "Batman Edição de Colecionador", nunca mais acreditei nesses lançamentos, pois o encarte estava maravilhoso, mas o conteúdo estava pra lá de pior.Se alguém comprar e conferir, por favor, coloque comentário.

    ResponderExcluir
  4. Esperava por esse lançamento, há muito tempo! quem comprar por favor, comente sobre imagem e aúdio.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pessoal.Mas ainda assim gostaria de saber se não tiraram as aberturas de todos os episódios, se estão todos intactos.Se tiver: abertura americana ou a original, se alguém puder responder, agradeço!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olha, o fator nostalgia fica muito penalizado pelo uso da abertura original em japonês ao invés do rock pauleira "hear the flash, like a flame..." da abertura clássica do SBT. Nem mesmo o prólogo com a narração "Planeta Terra, cidade Tokio" está presente. Em suma, deviam ter isso em mente ao lançar o produto, pois definitivamente não é a mesma coisa sem esses elementos clássicos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Concordo. O seriado deveria ter sido lançado como chegou aqui em 1980 ! Isso mesmo. Sua primeira exibição se deu em 1980. Eu assisti a TODOS os episódios e não faltaram nenhum que não tenha sido dublado e exibido. Acontece que, as fitas U-Matic (formato este em que foram dubladas séries como Chaves, O Macaco Trapalhão, O Gigante e o Menino Selvagem entre outras) nos estúdios de dublagem da TVS, acabaram se deteriorando devido as constantes reprises além do que, a série viajava o país inteiro para ser exibida em diversas praças (A TVS ainda não trabalhava em Rede por satélite). Para transmitir alguns programas ao vivo eram necessário recorrer ao Link via microondas o que era caro na época, portanto para ser exibida por exemplo, em Brasília, as fitas tinham que viajar de avião mesmo, claro que esta ginástica toda acabou por danificar algumas fitas desta e de outras séries mas, mesmo assim, é um lançamento que merece destaque!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ponto positivo: apresenta aos fãs tanto a dublagem clássica quanto o idioma japonês original, mais as legendas, menus bonitos, encartes e mídias(4.7) bem impressas.
    Ponto negativo: continua com a mesma resolução de imagens encontradas na internet, talvez por ser muito difícil encontrar com uma boa qualidade, até mesmo no japão.
    Por apresentar idioma português restaurado mais o idioma original e legendas, fica um pouco à frente do que se já tem por aí.

    ResponderExcluir
  15. Sabe se ele vem com abertura americana ou Japonesa?

    ResponderExcluir
  16. Estranho! Procurei o nome dessa produtora no google e nem aparece.

    ResponderExcluir
  17. comprei o spectreman volume 2 e chegou com 2 discos numero 2 e nenhum 3. lamentavel.

    ResponderExcluir
  18. é uma porcaria , pirata sem noção quem lançou isso , se fosse pra fazer fizesse com as masters de dvds japoneses com qualidade excelente. Eu tenho aqui os 2 boxes com imagem de fita vhs , VAI BRASIL! A versão em 16 dvds que tenho aqui alternativa dá de mil nesse lixo!

    ResponderExcluir