segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

OS TRÊS PATETAS ESTÃO DE VOLTA NOS QUADRINHOS



                O mais famoso grupo de humoristas da história da TV e do cinema estará de volta em breve, em novas e inéditas aventuras, prontos para conquistar uma nova geração de admiradores, ao mesmo tempo em que tentará matar a saudade dos velhos fãs que tiveram a oportunidade de ver suas antigas aventuras. É com orgulho que a American Mythology Productions lançará agora em abril no mercado de quadrinhos dos Estados Unidos a nova série OS TRÊS PATETAS (Three Stooges, no original, em inglês). A série de quadrinhos terá periodicidade mensal, no tradicional formato americano, com 32 páginas, totalmente coloridas, ao preço de US$ 3,99, e pela primeira vez, Larry, Moe, e Curly serã retratados fielmente com suas feições reais, uma vez que as produções de quadrinhos anteriores feitas ao longo das décadas desde que ganharam a primeira quadrinização de suas histórias suas feições sempre foram caricatas, ou baseadas nos desenhos animados que foram lançados a longo do tempo.
                A nova série de quadrinhos também trará de volta a formação mais famosa do conhecido trio de humoristas: Larry, Moe, e Curly, que tiveram seus últimos curta-metragens produzidos em 1946, quando Curly sofreu um derrame (AVC), e nunca mais pôde atuar com seus parceiros, ou seja, há 70 anos atrás. Para produzir a série de quadrinhos, foram recrutados vários talentos variados, entre os quais podemos citar S.L. Gallant (G.I. Joe), Bill Galvan (Archie), Greg Larocque (The Flash), Mark Wheatley (Breathtaker), Brendon & Brian Fraim (Vampire PA), Andrew Pepoy (Archie), S.A. Check (Maxx Fragg), J.C. Vaughn (Stargate Atlantis), e Mark L. Haynes (Stargate Atlantis), entre muitos outros. Para a edição de estréia, teremos roteiros de S.A. Check, com arte de J. C. Vaughn, além de Brendon Fraim na produção das capas, que terão também opções variantes, incluídas versões fotográficas do trio de humoristas, portanto, preparem-se para muitos tropeções, tapas na cara, dedos nos olhos, e aquele humor pastelão que sempre caracterizou as histórias do hilariante trio, comandados pelo durão Moe, seguido pelo espevitado Larry, e o ingênuo e por vezes infantil Curly, sempre prontos para arrancar risadas do público com suas mais variadas confusões.
                Para Michael Bornstein, Publisher da American Mythology Productions, "Os Três Patetas têm uma longa história nos quadrinhos. Como você pode ter algo mais icônico do que 'Os Três Patetas'? Gerações de crianças cresceram e chegaram à idade adulta com memórias profundamente afetuosas de Larry, Moe, Curly, Shemp, e seus outros rapazes. O poder de permanência do seu humor é exatamente o que procuramos na American Mythology. Estamos determinados a criar novas e originais histórias baseadas no verdadeiro espírito destas lendas do mundo do entretenimento. Estamos muito honrados por conseguir trazer os garotos de volta à ativa, no mundo dos quadrinhos!", afirma, com grande entusiasmo pelo projeto.
                E ele não é o único empolgado com a perspectiva da nova série de quadrinhos que está sendo produzida: " Os comic books são a vanguarda da criatividade, e Os Três Patetas têm uma longa história nos quadrinhos. Estamos muito satisfeitos por tê-los associados com a American Mythology Productions", disse Ani Khachoian, Vice-Presidente Executivo de licenciamento, merchandising e distribuição da C3 Entertainment, que licenciou os direitos de produção de quadrinhos do famoso trio. "A nossa paixão por estes rapazes é igual à sua paixão por grandes histórias em quadrinhos, e nós achamos que é uma excelente oportunidade a ser explorada.", conclui. E no que depender do pessoal da American Mythology, eles pretendem explorar toda a essência original dos Três Patetas, e apresentá-los a toda uma nova geração de leitores de quadrinhos que só ouviram falar do famoso trio pelas histórias contadas por seus pais e avós.
                Como grupo, os Três Patetas começaram carreira solo em meados da década de 1930, após separaram-se do músico Ted Healey, com o qual iniciaram carreira artística na década de 1920, no show "Ted Healey e seus Patetas" (Ted Healey and His Stooges, no original, em inglês). O trio era formato por Moe Howard, seu irmão Shemp, e seu amigo Larry Fine. Desentendimentos da época em que estavam com Ted Healey provocaram a saída de Shemp, o que obrigou Moe a procurar um substituto, que acabou sendo seu irmão Jerome, que adotou o nome artístico "Curly", e com seu visual de cabeça raspada, conquistou o público, sempre sendo chamado nas piadas de "cabeça de pudim" por Moe, após cometer alguma confusão. Esta tornou-se a formação mais famosa e lembrada do público, mas em 1946, após ser acometido por um derrame (AVC), Curly nunca mais voltaria a atuar, tendo falecido pouco tempo depois, em 1952. Shemp Howard então, retornou ao grupo, a pedido do irmão Moe, e ficaram juntos até a morte deste, em 1955. No ano seguinte, Joe Besser passou a substituir Shemp, tornando-se o 5° integrante do grupo em sua história, mas sua participação durou até 1958. Até ali, os Três Patetas haviam participado de quase 200 produções curta-metragens para a Columbia Pictures, em pouco mais de 20 anos, de 1934 a 1958.
                Com o advento da televisão, cada vez mais popular, as aventuras dos Três Patetas passaram a ser exibidas regularmente no novo meio de comunicação, e a fama do grupo renasceu, promovendo a produção de novas aventuras, em desenho animado, e longa-metragens para o cinema. Para substituir Joe Besser, foi chamado o ator Joe De Rita, que por ser semelhante ao saudoso Curly, assumiu o nome artístico de "Curly Joe", no que seria a última formação dos Três Patetas. O grupo dublou seus desenhos animados, e seu último filme foi produzido em 1965, intitulado "The Outlaws Is Coming" (Os Três Patetas no Velho Oeste). Em 1970, um novo projeto começou a ser desenvolvido, mas Larry também teve um derrame (AVC) que encerraria sua carreira artística, e pouco tempo depois, o próprio Moe também teria problemas de saúde, em 1975, vindo a falecer, e com isso encerrando a história do famoso trio de comediantes, que embora tenha feito muito sucesso, passou por grandes dissabores e sofrimentos no trato com os profissionais dos estúdios que produziram suas aventuras ao longo dos mais de 30 anos de trabalhos conjuntos. Infelizmente, a alegria que demonstravam na tela não era reproduzida na vida real, onde passaram por muitas agruras e tristezas.
                Nos quadrinhos, os Três Patetas debutaram em 1949, com duas edições produzidas pela editora Jubilee Publications/St. John, sendo que esta última lançaria outras edições entre 1953 e 1954. A partir de 1959, a Western Publishing, em parceria com editoras como Gold key, Dell, e KK, lançaria várias edições em quadrinhos dos Três Patetas, inclusive fotolivros de alguns dos longa-metragens produzidos para o cinema, como por exemplo "Hércules e os Três Patetas", e "Os Três Patetas em órbita", entre outros. As publicações da Western tinham uma periodicidade irregular, e foram sendo lançadas até o início dos anos 1970, com a última edição sendo publicada em 1972, e mais algumas edições publicadas até 1974 com o título "The Little Stooges". Mais de uma década depois, o famoso trio voltaria aos quadrinhos, com algumas edições lançadas pela Eclipse Comics, que não duraram muito tempo, assim como a editora, que fecharia as portas algum tempo depois. No início da década de 1990, a Eternitiy Comics chegou a lançar algumas edições com histórias do trio, mas novamente, a empreitada teve vida curta. Depois disso, os Três Patetas só voltariam a estrelar uma publicação de quadrinhos em 2012, quando a editora Papercutz lançou alguns álbuns com novas aventuras, que duraram apenas 4 edições. E no início deste ano, ganharam uma Graphic Novem em formato videobook pela Comic Flix.
                E agora, o famoso trio voltará aos quadrinhos em grande estilo, segundo promete a direção da American Mythology Productions. E muitos torcem para que eles sejam bem-sucedidos neste projeto.
                Praticamente toda a produção dos Três Patetas, com exceção dos desenhos animados, foi exibida no Brasil, primeiro nos cinemas, e depois nas emissoras de TV, sendo reprisada por diversos canais. Há muitos anos, a Columbia lançou uma coletânea de vários DVDs com inúmeras aventuras do trio, que infelizmente está fora de catálogo, mas tinha a dublagem original dos episódios, realizada nos anos 1960. Mais recentemente, alguns novos DVDs foram lançados com algumas aventuras do trio de comediantes, redubladas. Em 1977, a Hanna-Barbera produziu um desenho animado onde os Três Patetas assumiam a identidade de super-heróis, intitulados "Os Robôbos" na versão nacional (The Robonic Stooges, no original), que faziam parte do show "Os Locomotivos" (The Skatebirds, no original), dividindo espaço com as aventuras da Super Motoca, cujos episódios foram totalmente exibidos em nosso país.
                A empreitada da American Mythology de trazer aos quadrinhos novas e inéditas aventuras dos Três Patetas é digna de elogios, e muitos esperam que a nova série mensal consiga cativar a nova geração de leitores para o famoso trio, que assim como vários outros personagens, merecem ter a chance de provar que ainda são carismáticos e cativantes como nos seus tempos de glória, e poderem oferecer histórias divertidas e entreterem o público leitor. E, sobretudo, ajudar a quebrar a chatice do politicamente correto dos dias atuais, que costumam implicar com assuntos que antigamente não era motivos de polêmica. Resta saber se os puritanos atuais não vão reclamar do humor pastelão e non-sense dos Patetas, que faziam uma violência caricata em todas as suas histórias, como quando Moe estapeava Larry e Curly quando estes aprontavam das suas. Manter o espírito original das histórias do grupo é essencial para preservar a essência dos personagens, que divertiram e ainda divertem fãs pelo mundo há décadas, num tempo em que a sociedade não era tão careta e imbecilmente "correta" e puritana dos dias de hoje. Os Três Patetas já passaram por muitas dificuldades, e mesmo assim conseguiram divertir a todos por onde foram exibidos. Que repitam isso mais uma vez, em pleno Século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário