terça-feira, 26 de janeiro de 2016

HELLBOY GANHA NOVA EDIÇÃO ENCADERNADA PELA MYTHOS



                Hellboy, o personagem criado por Mike Mignola, pode não ter uma publicação regular no Brasil, mas a Mythos Editora costuma apresentar boas edições especiais com o herói, e no início de fevereiro, estará lançando mais um volume, que já se encontra em pré-venda no site da editora (www.mythoseditora.com.br).
                HELLBOY - B.P.D.P. ORIGENS: 1946-1947, mostra os acontecimentos que levaram à criação do Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal, o setor onde Hellboy ingressou quando se tornou adulto e passou a ser um de seus principais agentes no combate às forças demoníacas e sobrenaturais que ameacem o mundo. A edição, em formato americano, e capa dura, terá preço de R$ 79,90, e 316 páginas, compilando as histórias BPDP: 1946 e BPDP: 1947, ambas inéditas no Brasil, com direito a reprodução das capas originais, coleção de esboços dos artistas, além de duas histórias curtas, também inéditas, para saciar os fãs.
                Com a 2ª Guerra Mundial se aproximando de seu inevitável fim, em uma desesperada tentativa de reverter a derrocada iminente de seu sonhado império nazista do Terceiro Reich, Adolf Hitler optou por recorrer ao sobrenatural. Combinando ciência e ocultismo, o insano ditador tentou criar um invencível exército sobre-humano. Mas os nazistas foram derrotados antes que o seu plano demoníaco obtivesse sucesso, mas não sem deixar para trás um macabro legado: em um laboratório secreto numa periferia de Berlim, as cobaias do secreto Projeto Vampir Sturm (Tempestade Vampiresca) ficaram hibernando em cápsulas criogênicas. Se, algum dia, fossem descongeladas, a humanidade estaria diante de um apocalíptico inimigo que faria os próprios nazistas parecerem dondocas inofensivas. Com o objetivo de investigar e combater essa e quaisquer outras ameaças até então inimagináveis que pudessem colocar novamente o mundo em perigo, Trevor Bruttenholm, especialista em ocultismo e "pai adotivo" do Hellboy, fundou a mais misteriosa das agências de inteligência e segurança que o mundo já viu: o Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal. E é chegado o momento de contar a história secreta desta inusitada organização, como ela surgiu, os desafios enfrentados, e como ela se tornaria tudo que é no futuro, quando Hellboy adentrou suas fileiras. E para dar cabo desta importante tarefa, o próprio Mike Mignola, o criador do Hellboy, montou a sua própria superequipe para levar adiante esta importante missão.
                Para tanto, ele arregimentou os esforços na concepção da história junto com o coescritor Joshua Dysart, além de três grandes artistas: enquanto Paul Azaceta retrata a devastada e aterradora Berlim pós-guerra na saga 1946, os gêmeos brasileiros Gabriel Bá e Fábio Moon, que entre outros prêmios em seus currículos está o de vencedores do prêmio Eisner, o "Oscar" dos quadrinhos, desfilam sua exuberante arte na sequência da história, em 1947. Mas os leitores mais desavisados que se preparem: a história não é para corações fracos, e a edição não é recomendada para menores de 16 anos.
                Criado em 1993 por Mike Mignola, Hellboy passou a ser publicado de forma regular pela Dark Horse Editora. Cerca de 5 anos depois de sua primeira aparição, o herói teve sua primeira publicação no Brasil pela Mythos Editora, em 1998, e de lá para cá, os leitores brasileiros tiveram a oportunidade de ler várias aventuras do personagem e sua rica mitologia, em edições especiais lançadas de tempos em tempos pela Mythos, além de algumas minisséries estreladas pelo herói. A fama do personagem levou à produção de dois filmes, produzidos em 2004 e 2008, estrelados por Ron Perlman no papel-título, além de dois longas animados. Tanto os filmes como as animações seguiram cronologias próprias, distintas dos quadrinhos. Para felicidade dos fãs nacionais, tanto os filmes como os longas animados já foram lançados no mercado de vídeo nacional.
                Os fãs nacionais de Hellboy não tem do que reclamar dos lançamentos da Mythos Editora nos últimos tempos. Só no ano passado, foram lançadas 4 edições especiais com o personagem nas gibiterias e livrarias nacionais: Hellboy - A Casa dos Mortos-Vivos e Outras Histórias; Hellboy - Edição Histórica (3ª Edição); Hellboy - Tormenta e Fúria; e Hellboy no Inferno. E o ano de 2016 já apresenta logo no seu início esta nova edição do universo do personagem, lembrando que existe ainda mais material a respeito do Bureau de Pesquisas e Defesa Paranormal, e que se as vendas das edições especiais continuarem boas, devem ser lançados novos volumes com mais histórias.
                O único ponto negativo são os altos preços que a Mythos cobra dos encadernados que publica, o que afasta parte do público leitor, que nos últimos tempos anda tendo de apertar o cinto mais do que nunca, o que é uma pena, pois a editora tem trazido excelentes materiais de quadrinhos para o mercado nacional, que mereciam ser mais acessíveis para uma gama maior de leitores amantes da arte sequencial. Mas não dá para ter tudo, e mesmo com as dificuldades, é preciso parabenizar a persistência da Mythos em continuar lançando este tipo de material por aqui, apesar de tudo. Que continue tendo êxito nestes lançamentos, oferecendo, ainda que a preços limitados a pouco leitores, séries opcionais de grande qualidade para o mercado nacional de quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário